| Pelotão recheado de campeões gerais em 2015 (Crédito: Bruno Fernandes/Noispedala) |
CiMTB homenageará os campeões gerais da elite nos 30 anos de história do evento
Ação acontecerá na etapa de Araxá, a mais tradicional do mountain bike na América Latina, no último final de semana do mês de maio de 2026
Foi em 1996, na Fazenda Sossego, em Carandaí (MG), que a Copa Internacional de Mountain Bike nasceu. De lá para cá, dezenas de cidades tiveram a honra de sediar uma ou mais etapas da competição, passando pelas pistas do evento vários milhares de atletas, vindo de mais de 40 países do mundo. Para celebrar os 30 anos do evento em 2026, a organização da CiMTB promete muitas novidades. Uma delas será homenagear todos os ciclistas que foram campeões gerais três décadas nas elites. E será em Araxá (MG), a etapa mais longeva do Cross Country Olímpico (XCO) latino-americano, que mais um bonito capítulo do MTB será escrito, durante a etapa marcada para 29 a 31 de maio, no Grande Hotel Termas.
"Esses atletas que ganharam o título de campeão geral da CiMTB, representam um pouco da grandiosa história do nosso evento. Gostaríamos de homenageá-los lá em Araxá, local que receberá a CiMTB pelo 23º ano consecutivo. Em 2026 vamos comemorando 30 anos do nosso evento e por isso queremos fazer com que seja um ano bastante especial para todos que fazem parte da nossa história", enaltece Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional.
Entre as mulheres, estão no hall da fama de campeãs da CiMTB as ciclistas Erika Gramiscelli, Isabella Lacerda, Jaqueline Mourão, Karen Olimpio, Letícia Cândido, Adriana Nascimento, Noelia Rodriguez (ARG), Julyana Machado, Roberta Stopa e Raiza Goulão. Já entre os homens, figuram na história como campeões das elites os ciclistas Rubinho Valeriano, Henrique Avancini, José Gabriel Marques, Edivando Souza Cruz, Ulan Galinski, Daivyson Alves, Robson Ferreira, Márcio Ravelli, Odair Pereira, Abraão Azevedo, Thiago Aroeira, Ricardo Pscheidt, Luiz Cocuzzi e Alex Malacarne.
"Teremos ainda outras novidades com respeito a programação, categorias, estrutura dentro e fora das pistas, que promoveremos para engrandecer esses 30 anos de história. Em breve, iremos divulgar para que todos possam estar presentes conosco nas três etapas de 2026", explica Rogério Bernardes. "Vamos seguir mostrando a força do mountain bike brasileiro para o mundo inteiro", finaliza.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário