MENU LAPA BIKE

Páginas

domingo, 12 de outubro de 2025

Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 tem como grande campeão Diego Camargo, da Colômbia

 




Ciclista da equipe Team Medellin EPM (foto - camiseta amarela) termina em primeiro a edição que marca a retomada do tradicional evento do ciclismo brasileiro e sul-americano, com grande festa em Florianópolis no encerramento, neste domingo (12) - Fotos: Lucas Hahn/Volta Ciclística SC

Florianópolis - 12 de outubro de 2025 - A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 tem como grande campeão o colombiano Diego Camargo. Após cinco etapas, entre quarta-feira (8) até este domingo (12), o ciclista da equipe Team Medellin EPM terminou na liderança da classificação geral, com a somatória dos tempos da competição. A 26ª edição de uma das mais tradicionais competições da história do ciclismo brasileiro e sul-americano terminou neste domingo com uma grande festa do ciclismo, em Florianópolis, que fechou com chave de ouro a edição de retomada do evento, após quase uma década fora do calendário.  

 


>> Informações sobre a etapa 5 da Volta Ciclística de Santa Catarina 2025

>> Fotos da etapa 5. Créditos: Lucas Hahn/Volta Ciclística SC


A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 começou na última quarta-feira (8), com a largada da etapa 1 em Nova Veneza, no sul do estado, e subiu o Planalto Serrano, com passagem pela icônica Serra do Rio do Rastro. Na quinta (9) e sexta-feira (10) as etapas foram realizadas na Serra Catarinense, com largadas em Lages e Urubici, e chegaram até a cidade mais alta do estado, Urupema. No sábado (11), a caravana foi do litoral, em Balneário Camboriú, até o coração do turismo religioso catarinense, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento. Neste domingo (12), foram 60 km na capital catarinense. A largada aconteceu na Ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais de Santa Catarina, e os ciclistas protagonizaram a última disputa na Beira-Mar Norte de Florianópolis. A etapa 5 teve como vencedor o uruguaio Leonel Rodríguez (Club Náutico Boca de Cufre), que venceu no sprint e marcou o tempo de 1h10m29 nos 60 km por Floripa. A etapa final ratificou Diego Camargo (Team Medellin EPM) como campeão na classificação geral do evento, acumulando 15h52m52 nos 584 quilômetros e 14 mil metros de altimetria acumulada nos cinco dias.  


“Foi uma competição muito bonita todos os dias, com muitas paisagens. Dei o melhor que podia para vencê-la. A sensação de ser campeão é especial para mim, por conta do meu bom ano, com presença no pódio em diferentes competições. É muito satisfatório ser o campeão deste evento. Como equipe tivemos um balanço muito positivo, com presença nos pódios e vitórias em etapas”, disse Diego Camargo, da Team Medellin EPM, também campeã por equipes. 


Camargo foi coroado neste domingo (12) na arena montada na Beira-Mar Norte. O local sediou espaços de convivência e bem-estar, atividades esportivas para toda a família, clínicas de ciclismo infantil e ações de sustentabilidade e inclusão. Além disso, foram realizadas provas amadoras. A prova para adultos abriu a programação do dia em Florianópolis. Depois da vitória de Leonel Rodríguez (Club Náutico Boca de Cufre), na etapa 5, foi a vez das crianças. A cerimônia de premiação, ao final da manhã dominical, encerrou a programação do evento. Além de ter Diego Camargo (Team Medellin EPM) no lugar mais alto do pódio, foram reconhecidos outros ciclistas destaques da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina. 


A classificação por pontos (velocistas) terminou com a liderança do chileno Tomás Quiroz (Plus Performance Zeo Sport), que ficou com a camisa verde do evento. A camisa de bolinhas, da pontuação de montanhas, foi confirmada pelo colombiano Victor Ocampo (Team Medellin EPM). Na classificação dos ciclistas mais jovens, para atletas de até 23 anos, a ponta foi de Vinícius Santos (São José Ciclismo), que conquistou a camiseta branca do evento. O melhor catarinense foi Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax). Entre os destaques da Volta Ciclística de Santa Catarina, ele teve o desempenho premiado com a camiseta de líder da classificação dos ciclistas nascidos no estado. Gabriel ficou contente não apenas com sua participação, mas também com a retomada de uma das mais tradicionais competições da história do ciclismo brasileiro e sul-americano. 


“A Volta Ciclística de Santa Catarina é uma prova de muita tradição. Ficou quase dez anos sem acontecer, e foi retomada quando eu estava competindo. Estou muito feliz de participar dela e, ainda, de coroar meu desempenho com a camisa de melhor catarinense. O evento teve uma organização impecável, ao nível dos grandes eventos de ciclismo mundial. Por isso, eu acredito que veio para ficar”, disse Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax).


Sobre a Volta Ciclística de Santa Catarina

Com a edição deste ano, a Volta Ciclística de Santa Catarina retomou seu brilho no calendário nacional e internacional. A 26ª edição do evento ratificou o status de uma das provas mais importantes do ciclismo brasileiro e sul-americano. Santa Catarina foi o centro das atenções do ciclismo mundial ao reunir 21 equipes de sete países. A competição teve cinco etapas, totalizando 584 quilômetros e 14 mil metros de altimetria acumulada. Com chancela da UCI America Tour, na categoria 2.2 internacional, o evento somou pontos para o ranking das Américas e confirmou o retorno do estado ao circuito global do ciclismo de estrada. 


A edição 2025 contou com equipes de ponta da América do Sul e da Europa. Da Bolívia, participou o Pio Rico Cycling Team; do Chile, o Plus Performance Zeo Sport; da Colômbia, o prestigiado Team Medellín EPM; da França, o Eurocyclingtrips – CCN; do Paraguai, a Selección Nacional de Paraguay; e do Uruguai, o tradicional Club Náutico Boca de Cufré. O Brasil foi representado por equipes de todas as regiões, com Avaí F.C. – FME Florianópolis – APGF, Associação Pedala Itapema, Indaiatuba Cycling Team, Pindamonhangaba Cycling Team, Taubaté Cycling Team/Tarumã/Araújo Simão, Soul Extreme Racing, Swift Pro Cycling, ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, AGI Cycling Team, São José Ciclismo, Secel Jaraguá do Sul, além das seleções Catarinense, Gaúcha e Paranaense.


O público acompanhou toda a emoção da competição ao vivo, com transmissões diárias e bastidores disponíveis em múltiplas plataformas. As provas tiveram cobertura em tempo real pelos canais oficiais: pelo site www.voltasc.com.br, pelo Instagram @voltaciclisticasc e pelo canal do YouTube youtube.com/@VoltaCiclisticaSC, que transmitiu todas as etapas, com conteúdo especializado.


A 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina foi uma realização da AACESC, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com o apoio da Fesporte e do Governo do Estado de Santa Catarina, e integração direta com o calendário da UCI America Tour. Mais do que o retorno de uma competição histórica, o evento representou o reencontro de Santa Catarina com sua vocação para o esporte, o turismo e a hospitalidade.


A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 foi uma realização da AACESC, Grupo Corre Brasil, Fesporte, Governo de Santa Catarina, UCI America Tour, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Catarinense de Ciclismo. O evento contou com o patrocínio da Soul Cycles, RVB, Disauto, Garmin, AUNNA, Free Force, Shimano, Nathor Bicicletas, Powerade, Água Crystal, Monster Energy, Shokz, Mormaii, Santuá Cycling e VZAN. 


Classificação final da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina


Classificação geral

1. Diego Camargo (Team Medellin EPM), 15:52:52

2. Walter Vargas (Team Medellin EPM), +1:16

3. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), +7:36


Classificação por pontos (velocistas) 

1. Tomás Quiroz (Plus Performance Zeo Sport), 21 pts

2. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), 15 pts

3. Stefan Bennett (Eurocyclingtrips - CCN), 13 pts


Classificação de montanha

1. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), 25 pts

2. Diego Camargo (Team Medellin EPM), 24 pts

3. Stefan Bennett (Eurocyclingtrips - CCN), 23 pts


Classificação por equipes

1. Team Medellin EPM, 47:47:20

2. São José Ciclismo, 48:22:47

3. Swift Pro Cycling, 48:33:19


Classificação sub-23

1. Vinícius Santos (São José Ciclismo), 16:04:01

2. Werik Kauã (Seleção Paranaense), 16:06:01

3. Gabriel Sousa (Swift Pro Cycling), 16:13:31


Classificação catarinense

1. Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax), 16:05:40

2. Fernando Nunes (Associação Pedala Itapema de Ciclismo), 16:10:15

3. Ricardo Pscheidt (Associação Pedala Itapema de Ciclismo), 16:18:40

Nenhum comentário:

Postar um comentário