segunda-feira, 1 de junho de 2009

Banco do Brasil e CBC fecham parceria


Contrato não tem valor divulgado e tem, a princípio, uma duração de 18 meses.

Na tarde desta quinta-feira, no prédio do Banco do Brasil, no centro da cidade de São Paulo, o presidente da Condederação Brasileira de Ciclismo, José Luís Vasconcellos, anunciou, ao lado do Diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil Dan Conrado e do representante do Comitê Olímpico Brasileiro, o ex-jogador de basquete Paulo Villas Boas, a parceria de, por enquanto, 18 meses de patrocínio do Banco para a Confederação.

No encontro, foram debatidos diversos temas importantes para o andamento dos novos projetos da Confederação, como quais são os objetivos em termos de resultados do ciclismo nacional para o próximo ciclo olímpico, os planos para as categorias de base, a importância da bicicleta como meio de transporte nas cidades brasileiras e muitos outros itens interessantes dentro do ciclismo nacional.

A coletiva convocada pela Confederação teve início com um vídeo de cerca de 5 minutos falando do lançamento do programa Ciclo Brasil que terá nove objetivos diretos para melhorias do mundo da bicicleta no país, com ímpeto de promover o ciclismo com o foco social, de lazer, de desporto, educacional e de participação.

1-)Circuito Nacional de Ciclismo
2-) Esporte de rendimento
3-) Esporte educacional
4-) Esporte de participação
5-) Esporte no meio rural
6-) Saúde e lazer
7-) Transporte escolar
8-) Transporte do trabalhador
9-) Campanhas educativas

Na olimpíada, são entregues 54 medalhas e o Brasil jamais conquistou uma, tão pouco subiu ao lugar mais alto do pódio em Jogos Pan-americanos. "Vamos transformar o Brasil numa potência do ciclismo mundial" finalizava o vídeo após explicar os resultados ainda não tão fortes dos brasileiros com relação ao ciclismo mundial.

"Nosso objetivo não é só melhorar o lazer de andar de bicicleta e sim, nosso grande objetivo, é formar atletas" garantiu o Diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil, ainda em sua apresentação.

Vasconcellos, também nos minutos que teve direito para abrir a mesa, se mostrou muito satisfeito com o contrato de patrocínio, principalmente pela dificuldade de se achar parceiros se tratando de esportes olímpicos: " Nós estamos falando de 28 confederações olímpicas e, dentro delas, somente seis tem patrocínio, e vamos fazer de tudo para honrar o compromisso e que nosso contrato possa aumentar de 18 para 36 meses e depois aumentar mais ainda."

Porém, o atual presidente sabe que, independente do número de patrocinadores, o apoio está longe do ideal: " O que se investe, somente no ciclismo britânico, é quase o dobro do que se investe em todo esporte olímpico nacional".

Pista é o que mais precisa de melhoras

O atual presidente da CBC comentou sobre o panorama atual das modalidades de ciclismo: "O ciclo de desenvolvimento será sempre com o objetivo de participar da olimpíada de Londres. Na estrada, a medalha é sempre sonhada com grandes atletas que temos, o bicicross nós temos grandes perspectivas e estamos trabalhando para isso e no Mountain Bike estamos com bastantes provas"

"Na pista, começamos esse novo desenvolvimento e vamos fazer o treinamento com os específicos- provas de velocidades e keirin- sejam pessoas confinadas somente para essas disputas enquanto os meio fundo - Prova por pontos e medison- nós vamos trabalhar com o pessoal de estrada" comentou o presidente, mostrando que um dos principais objetivos realmente é a massificação do ciclismo pista, modalidade que dá 10 medalhas de ouro em olimpíadas e o Brasil esteve ausente nos últimos Jogos. Lembrando que o Brasil será representado nas etapas da Copa do Mundo da modalidade em agosto, começando a tragetória rumo a conquista de uma vaga para Londres-2012.

Trabalhos de base

Todos sabem da importância do ciclismo de base. O futuro do esporte no Brasil está, atualmente, nos atletas que estão fazendo bonito nas categorias menores, em que o país vem conquistando resultados importantes. O presidente da CBC comentou o assunto: " No trabalho de base, nós estamos monitorando um módulo de desenvolvimento com que as células sejam espalhadas pelos estados onde são feitos trabalhos de formação das escolhinhas. Temos que fazer com que mais células sejam espalhadas pelo Brasil, tanto na pista quanto na estrada".


Rapidinhas da coletiva

Quanto de investimento?:Ao ser perguntado sobre o valor real do investimento feito pelo banco no ciclismo brasileiro, Dan se esquivou: "Na verdade, investimos anos passado R$ 60 milhões em marketing esportivo e, para esse ano, apesar da crise, iremos manter essa quantia. Por uma questão de estratégia e merdalógica nós não divulgamos o valor de cada modalidade". Lembrando que o Banco patrocina, além do ciclismo, o vôlei de quadra e de praia, o iatismo, o futsal e o tênis.

Tempo de investimento :O contrato foi assinado por apenas 18 meses, mas os dois lados já pensam na renovação. "Precisávamos começar de algum modo, e não conseguiríamos começar a parceria logo a longo prazo. A partir dos resultados, poderemos imaginar a renovação" comentou o membro do Banco do Brasil.

Bom humor: :A entrevista coletiva foi feita em clima bem harmonioso, com um tom de humor, principalmente nas perguntas da jornalista Renata Falzoni, que com seu costumeiro tom de crítica, fez observações muito interessantes sobre a importância da bicicleta como meio de transporte.

Equipe olímpica: Ao ser perguntado sobre a possibilidade de uma formação de uma equipe olímpica treinando junto, assim como aconteceu na ginástica no último ciclo olímpico, ele negou somente quando o assunto é ciclismo estrada : " Esse modelo de desenvolvimento das outras modalidades não serve para o ciclismo estrada. O mountain Bike e o BMX, na formação de novos técnicos, podem ser que tenha um centro de treinamento desta forma. Na pista, na área de velocidade, aí sim é um lance bacana de concentrar, fazendo com que os velocistas fiquem concentrados, como fazem os outros países"

Ciclismo nos Jogos escolares : Como parte do programa de desenvolvimento do ciclismo, o COB está planejando a inclusão do esporte das bicicletas nas olimpíadas escolares, organizadas pelo Ministério do esporte e pelo COB. Isso foi o que Paulo Vilas Boas falou na coletiva.

FONTE : AMIGOS DA BIKE

Nenhum comentário: