terça-feira, 30 de junho de 2009

Campeonato Brasileiro Ciclismo 2009:Alex Arseno Vence na Elite,Cristinan Rosa Na Sub23 e Janildes Na Feminino.


Alex Arseno Campeão Brasileiro 2009


A equipe de ciclismo de Cordeirópolis (DataRo/Sel Cordeirópolis) fez a festa no Campeonato Brasileiro de Estrada, realizado neste domingo, no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos. A equipe conquistou os dois títulos que estavam em disputa no masculino. Na Elite, Alex Arseno subiu ao lugar mais alto do pódio, enquanto na Sub-23 o campeão foi Cristian Egídio da Rosa.

Na categoria Elite Masculino, Alex Arseno conquistou a vitória, após escapar de uma fuga que tinha outros três atletas, na metade da última volta. Ele completou o percurso de 178,2 quilômetros, em 4h28min41s. O vice-campeão da prova foi Flávio Cardoso, de Pindamonhangaba (Sejelp/Fapi/Sundown/JKS/Pindamonhangaba), seguido de Maurício Morandi, da equipe de São José dos Campos (Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos).

“É uma emoção muito grande ser campeão do Campeonato Brasileiro. Tenho que agradecer a minha equipe por esse título. A equipe me ajudou muito e, por isso, todos estão de parabéns”, disse o ciclista Alex Arseno, que após cruzar a linha de chegada, abraçou todos os integrantes da equipe e, muito emocionado, começou a chorar. “Estou perseguindo essa camisa há quatro anos”, declarou ele, que foi quinto colocado na competição em 2006 e quarto em 2008.

O ciclista afirmou que teve a certeza de que venceria a prova na penúltima volta. “Todos que estavam na fuga comigo (Maurício Morandi, Fabrício Morandi e Flávio Cardoso) tinham condições de vencer. Tive a certeza que ia ganhar na penúltima volta, já que eu estava me sentindo muito bem. Na metade da última volta, ataquei e consegui vencer”, contou o atleta. “Foi uma prova muito desgastante, cansativa desde o início. É uma recompensa muito grande quando você cruza a linha de chegada em primeiro lugar”, comentou Arseno, que neste ano já tinha vencido a 71ª Prova Ciclística 9 de Julho/GP Ayrton Senna, que é realizada pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

Alex Arseno comentou também que pensou em abandonar a carreira no final de 2007, quando encontrou muitas dificuldades para obter patrocínio. “Achei que não valia mais a pena competir, já que o ciclismo atravessa um momento muito difícil. Porém, essa situação mudou e a modalidade está passando por uma nova fase. Além disso, os títulos me deram um novo ânimo”, completou ele, que ficou em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Contra-Relógio, realizado no sábado.
Categoria Sub-23

Quem também esbanjava felicidade era Cristian Egídio da Rosa, que sagrou-se campeão da categoria Sub-23. Ele completou o percurso de 178,2 quilômetros em 4h31min39s. O segundo colocado foi Flávio Reblin, de Florianópolis (Avaí/Florianópolis/Senac/APGF). Já na terceira posição ficou o ciclista Thiago Nardin, de São Caetano do Sul (Cesc/Sundown/Nossa Caixa/Calypso/Maxxis).

“Entrei com o objetivo de ganhar na minha categoria, mas realmente não esperava essa vitória, já que eu não era considerado um dos favoritos”, disse Cristian, que foi décimo colocado na geral. “Estou muito feliz com o meu resultado. Agora, sou campeão do Brasileiro Sub-23”, afirmou o ciclista.


Com um sprint sensacional nos últimos 250 metros, a ciclista Janildes Fernandes, da equipe de São José dos Campos (Scott/Marcondes César/Fadenp/ São José dos Campos), conquistou o título do Campeonato Brasileiro de Estrada, realizado neste domingo, no Parque Ecoesportivo Damha, em São Carlos. Campeã da competição em 99, 2000 e 2001, a atleta completou os 91 quilômetros em 2h53min06s635, contra 2h53min06s825 da sua irmã e segunda colocada na prova, Clemilda Fernandes, que era a atual campeã. Na terceira posição chegou Débora Gerhard, também da equipe do Vale do Paraíba.

“Foi uma corrida muito difícil. Tentei vários ataques durante a prova, mas não consegui escapar. Com isso, me desgastei um pouco e achei que meu rendimento seria prejudicado na hora da chegada. Porém, quando faltavam 250 metros, ataquei forte e conquistei a vitória”, contou Janildes, de 28 anos. “Resolvi atacar porque naquela parte tinha uma pequena subida e vi que as minhas adversárias diminuíram o ritmo. Arrisquei e fui feliz. Estou muito contente”, comentou a tetracampeã.

Janildes espera que essa vitória “abra novos caminhos para a equipe”, que perdeu o principal patrocinador, a Petrobras, no início do ano. “Estamos passando por um momento muito difícil e esse título pode ser importante para a equipe. Estamos sem receber desde janeiro e isso prejudica muito o rendimento dos atletas, já que interfere nos treinamentos”, declarou a atleta, que durante nove anos correu na Europa. “Felizmente tive a ajuda de alguns amigos, o que foi muito importante para eu tentar manter o foco. Hoje, estou muito feliz com esse título, que era o meu objetivo”, completou a atleta, que neste ano também foi campeã da 71ª Prova Ciclística 1º de Maio/GP Ayrton Senna, que é promovida pela Federação Paulista de Ciclismo (FPC).

Campeã em 2008, Clemilda Fernandes, que compete pela equipe italiana USC Chirio Forno D’Assolo, afirmou que o título ficou em boas mãos. “O título ficou com a família. Queria muito vencer, mas estou feliz com o meu resultado e da minha irmã”, disse Clemilda, que é bicampeã da corrida. “Agora é pensar no Giro d’ Itália, que começa no dia 3”, completou.

Fonte:
fpciclismo.org.br

Nenhum comentário: