quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ciclovia em Belo Horizonte é desrespeitada e subutilizada

Danilo Emerich - Do Hoje em Dia

Pista exclusiva será expandida, mas ainda é preciso pedalar muito para bicicleta se consolidar como meio de transporte
Na rua Professor Morais, na Savassi, caminhão estacionado impede a passagem de ciclistas

Até o final de 2013, Belo Horizonte terá mais 42 quilômetros de ciclovias. A licitação para a expansão das vias exclusivas para as bicicletas foi aberta na última segunda-feira (21) e os trajetos serão definidos até o próximo mês. No entanto, o desafio será acabar com o desrespeito aos ciclistas e convencer o motorista a deixar o carro em casa para usar as “magrelas”.

 

Cerca de um ano após sua inauguração, a ciclovia que liga a região da Savassi até a avenida dos Andradas, na região Leste de BH, ainda não caiu nas graças dos ciclistas. Segundo o presidente da Associação Mountain Bike BH, Lucas Moreira, o uso do trecho é uma questão de tempo e cultura. “Ainda é subutilizado, mas não foi um investimento perdido. Além da pista em si, é preciso criar outros aspectos, como locais seguros para deixar as bicicletas”, avalia.

O desrespeito também dificulta a vida de quem pedala. Diariamente, o universitário Phelippe Costa, de 22 anos, vai de bicicleta do bairro São Pedro, na região Centro-Sul, até a área hospitalar. Ele reclama dos veículos estacionados nas pistas exclusivas e das pessoas que trocam as calçadas pela ciclovia. “São necessárias mais campanhas educativas e a divulgação desses espaços”, afirma.

Na última segunda-feira (21), o Hoje em Dia flagrou um desses episódios de desrespeito. Um caminhão estacionava sobre a ciclovia, em frente a uma construção, na rua Professor Morais, na região da Savassi. O motorista do veículo alegou que a BHTrans havia autorizado a carga e descarga no local, em função da obra.

Para o presidente da Associação Mountain Bike BH, as novas ciclovias são bem-vindas. Hoje, são 25 quilômetros de vias exclusivas. “As pistas nas regiões Norte e Noroeste são bem utilizadas, principalmente nos horários de pico”, disse Lucas Moreira.

Segundo a BHTrans, a licitação contratará uma empresa que, durante o prazo de um ano, irá implantar os novos 42 quilômetros de pistas e realizar a manutenção dos existentes. A entrega das propostas vai até 21 de junho. As ciclovias estão incluídas no programa Pedala BH, que promove o uso da bicicleta na capital. A ideia é estender as vias para a região do Barreiro e na avenida dos Andradas, entre Contorno e Silviano Brandão.

A expansão das ciclovias também é comemorada pela radialista e atriz Benvinda D’Angelo, de 41 anos, que pedala diariamente entre os bairros Sagrada Família, na região Leste de BH, e Sion, na região Centro-Sul. Ela afirma que a opção alia a prática de exercícios físicos e a agilidade no trânsito. “Perde-se muito tempo no carro, então optei pela bicicleta, que é mais rápida”, reforça.

Em nota, a BHTrans informou que durante e após a implantação das ciclovias, realiza campanhas para os ciclistas, motoristas e pedestres. “São distribuídos materiais educativos e as pessoas são orientadas sobre a importância do respeito às ciclovias e os cuidados para garantir a segurança de todos”.

FONTE: HOJE EM DIA

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