terça-feira, 23 de julho de 2013

Campeonato Brasileiro MTB XCO bate recorde em Juiz de Fora

Cerca de 500 atletas inscritos nas categorias Estreantes e Oficial deixaram legado para o esporte da Cidade.
Conhecida como a Califórnia do Mountain Bike, Juiz de Fora ganhou outro status este final de semana: o de capital nacional do Mountain Bike, pois recebeu pela primeira vez, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross Country (XCO). Status à altura de um recorde: foi a edição com o maior número de atletas inscritos. E o evento ainda teve uma novidade este ano: as categorias Estreantes, cujos bikers dominaram a pista na manhã de sábado (20). No domingo o destaque foi para os atletas de alta performance da categoria Oficial, que levantaram a poeira da pista do Hotel Green Hill.

Nem mesmo a chuva, que caiu na madrugada de sexta (19) desanimou os atletas da categoria Estreantes. Com a pista molhada, o circuito que já era considerado difícil, ganhou um desafio a mais: o barro. Os atletas procuravam soluções para superar esse novo obstáculo. Na linha de chegada, era unânime ouvi-los comentando dessa dificuldade: “Acho que 30% do percurso tive que empurrar, então desgasta bastante o físico, falou o campeão da categoria Master A,  Wladimir Ferreira.
Já no primeiro dia de competição, o evento já mostrava sinais de que seria um sucesso. “Acho que chegou a superar as expectativas. Compareceram dois atletas PNE [portadores de necessidades especiais] e três ou quatro meninas. É a primeira vez que a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) abre para categoria Estreantes. Isso é um diferencial importante para Juiz de Fora e para Minas Gerais, só vem agregar valor ao evento”, confirma o presidente da Federação Mineira de Ciclismo (FMC), Paulo Aquino.
Oficial
Enquanto o barro do primeiro dia aumentava a dificuldade do percurso, no segundo o sol apareceu para torná-lo poeira. O domingo prometia ainda mais emoção com os atletas da categoria Oficial. Grandes bikers disputaram na raça os resultados e cada minuto seria decisivo na conquista do título. “A prova foi muito dura, sabia que o Rubinho (Donizete) ia fazer de tudo para defender o título, mas eu sabia que eu tinha um trunfo. Não é todo mundo que tem um companheiro de equipe como o Sherman, e hoje nossa estratégia de equipe saiu perfeita”, explicou o campeão da Elite Masculina, Henrique Avancini.  
O Campeonato Brasileiro é a maior pontuação nacional para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), sendo assim tão importante para os atletas que nele competem. “Capricharam bastante no percurso, foi uma prova difícil. De todas as provas que eu corri este ano foi uma das mais difíceis”, avalia a pentacampeã da Elite feminina Erika Gramscelli. 
Mesmo assim, fica satisfeita em conquistar esse título em Juiz de Fora: “Tenho um carinho enorme pelas pessoas daqui, é uma cidade que já tive o prazer de conquistar outros resultados muito positivos também. Tudo aqui favorece, é uma topografia boa”, completa. 
O Campeonato Brasileiro é sempre um evento assediado pelos grandes campeões, de acordo com o presidente da (CBC), José Luiz Vasconcellos. “Então a gente tem uma preocupação para que eles possam realmente estar fazendo o seu melhor e com isso a organização é fundamental”, explica. Ele diz ainda que este ano o Campeonato bateu o recorde de atletas inscritos. “Está superando realmente [as expectativas], o grupo envolvido, a federação a organização em si, se empenharam muito nesses últimos dias”, revela.
Esporte é superação
Se os atletas tiveram que superar os desafios dentro da pista, uma categoria em especial já é uma superação em si.  A categoria paraciclista da Estreantes confirma a lição de que o esporte é para todos e que não há limites. 
João Maria Rosa, com o tempo de 56minutos e 37 segundos e Walmir Fonseca, com 46:20 superaram os seus problemas físicos e  completaram em duas voltas os 2,5 km da pista.  Walmir, conhecido carinhosamente no circuito como “Vovô”, ao fim da prova, comentou com um grande sorriso estampado no rosto: “Circuito de puro Mountain Bike, aqui não tem tempo para chorar não”. 
Sobre a prova, ele comentou: “A prova nesta categoria já é em si uma superação de cada atleta. Cada um na sua dificuldade física supera ela dentro da pista. O competidor  vem aqui para vencer ele mesmo, e não o adversário”. 
Para ver os resultados de todas as categorias acesse o link: http://moveitsports.com.br/portal/resultados