terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

12ª Romaria Ciclística Niterói-RJ/Aparecida-SP.

275 km de fé, superação e amizade...
Mesmo depois de 12 edições, ainda fico ansioso na véspera de nossa peregrinação.
Adrenalina não falta na noite que antecede nossa partida... Difícil dormir, aproveito então para colocar meus pensamentos em ordem, assim, fica mais fácil entregá-los à minha Mãezinha.
Sábado, 08 de fevereiro...
O dia amanheceu com temperatura elevada, céu claro, prenúncio de mais um dia quente no Rio.
O encontro foi às 06:30, na sede FECIERJ (Niterói), carregamos o caminhão, e seguimos para a Paróquia Santa Rosa de Lima, onde o Cardeal Dom Orani Tempesta, nos abençoou com a Santa Missa transmitida ao vivo pela Rede Vida.
Sorrisos estampados nos rostos de cada um dos 47 romeiros, nove apoios e cinco amigos da Polícia Rodoviária Federal, hora de iniciar nossa jornada.
Este ano, tivemos ainda, as presenças ilustres dos nossos patrocinadores Tulio (GU/MUC-OFF) e Sidney Luis (UFF), mais dois apaixonados pela Romaria que prometem estar ao nosso lado nas próximas edições.
Pegamos a Dutra às 10:25, com apoio total da PRF, e uma organização impecável, fomos alvo dos maiores elogios por parte destes romeiros incansáveis.
Depois de três paradas estratégicas para hidratação, suplementação e reabastecimento, chegamos no Scala Residence Hotel às 19:00hs, distribuímos nossos guerreiros nos quartos, e jantamos às 21:00.
Histórias divertidas e clima de confraternização no restaurante Dela Vecchia, o jantar estava delicioso, mas o cansaço falou mais alto e fomos dormir bem cedo.
Domingo 09 de fevereiro...
Acordei no susto! Nossa, 06:54... A saída estava programada para às oito, e ainda restava muito trabalho a ser feito. Municiei financeiramente nosso comissário Antônio Alexandre, para que o mesmo pudesse repor Coca-Cola, sanduíches e gelo, itens bastante solicitados no 1º dia, e que por este motivo, estavam em quantidade insuficiente para nova jornada.
Tomamos um rápido café da manhã e agilizamos tudo à tempo, o brefing com o Padre Cristóvão começou às 08:00 em ponto, organizamos o pelotão, a caravana de apoio, e partimos para os últimos 105 km, desta peregrinação abençoada.
Duas paradas estratégicas para reabastecimento e uma visita á Canção Nova também fizeram parte deste 2º dia de pedal, o dia estava lindo, mas o calor, foi um obstáculo a mais nesta cruzada dos romeiros de Nossa Senhora.
Este ano, fiz mais de 60 km à pé, somando os dois dias, sempre pedalando a 1ª metade, e completando o restante com revezamentos de corrida/caminhada.
Mochila Deuter nas costas, fui auto suficiente na alimentação e hidratação, durante boa parte de minha viajem, uma experiência única, onde conversar com Deus, revigorava e fortalecia minha determinação.
Cheguei á Basílica de Aparecida, às 15:00hs, emoção no abraço apertado de cada romeiro, cada apoio, amigos da PRF e patrocinadores.
Tomamos um banho rápido e nos vestimos para a Santa Missa das 16:00...
Nossa, a missa foi linda. Falamos sobre uma passagem da Bíblia, onde Jesus nos vê como o sal da terra e luz do mundo, e como devemos fazer a diferença para temperar e iluminar todas as ações que são propostas nesta vida.
Havíamos temperado mais uma romaria, levando luz à milhares de pessoas que estiveram torcendo pelo sucesso da mesma, amigos e desconhecidos que acenavam nas estradas a cada novo município conquistado.
Antes da Santa Missa, sentado no Altar Central aguardando o início da sua celebração, ouvi uma voz doce sussurrar o meu nome, olhei para trás e vi a Dona Edna, mãe do atleta Ivo, categoria Paradesportivo, que nos acompanha em todos os eventos e manifestações.
Dona Edna me presenteou com duas tábuas, ligadas por cordinhas nas extremidades. Nelas, uma mensagem para reflexão deste final de semana mágico...
Pegadas na Areia
“Sonhei que estava caminhando na praia juntamente com Deus. E revi, espelhado no céu, todos os dias da minha vida passada. Em cada dia vivido, apareciam na areia, duas pegadas: as minhas e as D’Ele, no entanto, de quando em quando, vi que haviam apenas as minhas pegadas, e isso precisamente nos dias mais difíceis da minha vida. Então perguntei à Deus. “Senhor eu quis viver contigo, e tu prometestes ficar comigo, porque me deixaste sozinho logo nos momentos mais difíceis?” Ao que Ele me respondeu: “Meu filho sabes que eu te amo e que nunca te abandonarei, o dia que vistes só suas pegadas na areia, são precisamente aqueles que Eu te levei em meus braços...”
Obrigado Senhor pela honra de compartilhar momentos inesquecíveis ao lado dos meus irmãos, e por ter nos levado em seus braços, com segurança, serenidade e paz... Amém!