sexta-feira, 18 de julho de 2014

Alimentação de um ciclista no Tour de France

food_2266128a O Tour de France é um dos eventos mais difíceis e desafiadores de endurance do mundo. Este ano, são 3664 quilômetros no “gás” durante três semanas! A nutrição desempenha um papel fundamental no sucesso de corrida dos ciclistas pelas seguintes razões: permite que os pilotos mantenham seu nível de desempenho durante toda a prova; promove a recuperação; evita a perda de peso, massa magra especialmente como pilotos não querem perder músculo; e ajuda a manter a saúde e bem-estar
Muitas equipes trabalham com uma nutricionistas de performance e tem o seu próprio chef que viaja com eles. Isso garante que o alimento consumido pelos pilotos atenda a todos os requisitos.
Os chefes de equipe precisam certificar-se de que a comida é nutritiva e variada, para evitar a repetição excessiva durante as três semanas.
A ingestão diária recomendada de calorias para os ciclistas varia de 4.000 a 9.000calorias diárias, enquanto a ingestão de líquidos pode chegar a 10 litros. A quantidade de carboidrato diário fica entre 500 e 700 gramas, com aproximadamente dois terços sendo consumido depois de cada etapa. A fisiologia de cada um, as condições meteorológicas, o terreno e a altitude desempenham um papel importante em determinar as necessidades nutricionais do piloto.
Dia típico no Tour de France
Ao acordar, os atletas muitas vezes consomem um copo de suco. Isto ajuda a dar o “pontapé inicial” na hidratação para o dia e proporciona-lhes uma série de nutrientes e energia, sem a necessidade de comer grandes quantidades já ao acordar.
O café da manhã não é muito diferente do que você come provavelmente antes de um dia longo: mingau de aveia, ovos, iogurte, pão, geléia, tudo está na mesa do café. No entanto, haverá também opções de massas e arroz. Bebidas probióticas também são usadas para ajudar o sistema imunológico, já que o corpo do ciclista será naturalmente submetido a muito estresse.
No caminho para a largada: transferências de hotéis para o início da corrida são muitas vezes longas, além de etapas no Tour de France normalmente começarem em torno de meio-dia. Portanto, é importante que os atletas lembrem-se de comer durante esse tempo. Nos ônibus da equipe há barras energéticas, panquecas e garrafas de bebidas com eletrólitos e carboidratos.
fletcha-musette-customDurante a corrida: nos primeiros dois terços da maioria das etapas, os ciclistas tendem a comer sólidos e, em seguida, à medida que a intensidade aumenta, recorrem aos suplementos nutricionais, como géis. Em termos de alimentos sólidos, começam as etapas com comida e géis em seus bolsos e pegam os suprimentos adicionais e garrafas no carro da equipe. Como alternativa, podem pegar um musette (pequeno farnel) com um assistente da equipe – incluem barras energéticas, géis de energia, pequenos sanduíches, bolinhos de arroz e às vezes até pequenos pedaços de bolo. Os géis consumidos são de energia normal e com cafeína. Também precisam se lembrar de manterem-se hidratados, com água e bebidas energéticas e repositoras de eletrólitos. Via de regra, os atletas são encorajados a consumir dois ou três porções de comida de corrida (bebida energética incluída) e 500 mililitros de água a cada hora.
Pós-prova: tão logo os atletas retornem ao ônibus, é essencial que o processo de recuperação comece. Shakes são fornecidos junto com alimentos como arroz, batatas cozidas e atum. Há uma ingestão de 20-25g de proteína para ressíntese rápida. No entanto, é a co-ingestão de carboidratos que irá otimizar a recuperação.
Jantar: muda todas as noites, para que ciclistas não enjoem e, consequentemente, minimizar barreiras para reabastecimento. Cada refeição tipicamente começa com uma salada, o prato principal será composto de carne e uma porção de carboidrato (arroz, massa ou batata) e alguns legumes. Os ciclistas terão ainda um iogurte ou pudim de frutas para sobremesa.
team_sky_eating 
Antes de dormir: cereais e leite, iogurte e mel ou shakes protéicos são consumidos antes dos ciclistas irem para a cama. O sono é a grande arma para recuperação, quando a reparação e adaptação muscular podem ocorrer. Portanto, a ingestão de 20 a 25 gramas de proteína antes de dormir pode ser crucial para otimizar a recuperação, especialmente após um dia longo e difícil – e à véspera de outro dia tão duro quanto o anterior.
Fonte: Road CC