Ciclista da equipe Ironage Colner, de Sorocaba, chegou em primeiro lugar na etapa com uma diferença significativa de 5min31s sobre o segundo colocado Cristian Clavero
Quem esperava uma supremacia colombiana nas montanhas da quarta etapa do Tour do Rio desta sexta-feira, dia 29, ficou surpreso. Foi com um resultado inesperado que o brasileiro José Rodrigues (Ironage Colner) venceu os 120,3km de percurso entre as cidades de Três Rios e Teresópolis.
Com o tempo total de 2h58min54s, o ciclista imprimiu uma boa distância ao segundo colocado, o companheiro de equipe Cristian Clavero, vencedor da etapa anterior, com a distância de 5min31s. De quebra a dupla ainda levou a equipe de Sorocaba a liderança provisória da classificação geral por equipes.
Outro brasileiro que também brilhou foi Gregorly Panizo (Clube Dataro de Ciclismo) ao ficar com a terceira posição e ajudar a colocar o time de Cascavel no segundo lugar geral por equipes. O líder geral (camisa amarela) do Tour do Rio é o ciclista espanhol Oscar Sevilla (EPM UNE), que chegou na sexta posição na etapa desta sexta-feira.
A largada da quinta e penúltima das seis etapas será neste sábado, dia 30, Av. Feliciano Sodré, nº. 675 (Estacionamento da Câmara e Prefeitura Municipal de Teresópolis), Várzea, Teresópolis, às 7h. A chegada da última etapa acontecerá neste domingo, dia 31, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro.
A quarta etapa da 5ª edição do Tour do Rio foi um exemplo de como funciona o jogo tático das equipes no ciclismo. De um lado, a equipe colombiana EPM UNE, atual campeã da Volta da Colômbia, acostumada a treinar na altitude de Medellín e com o líder atual da competição (Oscar Sevilla). Do outro, o time sorocabano Ironage Colner, quinto colocado no ranking nacional, com atletas fortes no Sprint, acostumados a participar de provas de ponta e treinados pelo argentino Edgardo Simon: ex-profissional e medalhista duas vezes do Mundial de ciclismo de pista, além de vencedor de duas etapas do Tour do Rio, em 2012.
Logo no início da prova, dois atletas da Ironage (Cristian Clavero e José Rodrigues) arriscaram a fuga e deixaram seus companheiros para trás, juntos com o grupo da EPM UNE. A tática era impor a maior distância possível até a subida das montanhas. A equipe brasileira realizou um bom trabalho, segurando os ciclistas da Colômbia antes de chegar à primeira subida. Por volta do quilômetro 82, a diferença de Clavero e Rodrigues, que se revezavam na ponta, chegou a ser de 9 minutos e 45 segundos para o segundo pelotão. Uma fuga inédita na história do Tour.
“Estou muito feliz com o resultado de hoje (sexta-feira). Nossa estratégia de equipe era garantir a camisa verde ao Cristian (Clavero) e por isso imprimimos um ritmo forte desde o início. Na primeira meta de montanha imprimimos um minuto de distância do pelotão e na segunda, três minutos. Restando quarenta quilômetros para o final da prova, conseguimos segurar bem a distância, que chegou a ser de quase dez minutos. O trabalho da equipe foi perfeito”, vibrou José Rodrigues.
Com o título da etapa alcançado, camisa verde conquistada pelo hermano da Ironage Colner e liderança geral provisória do Tour, o técnico Edgardo Simon não escondeu a felicidade e comemorou muito com seus atletas na chegada. “Foi uma prova taticamente perfeita. Estou muito feliz e orgulhoso deles. Vamos seguir assim para chegar ao final da competição no topo do pódio”, declarou.
Quem também usou uma boa tática foram os paranaenses do Clube de Ciclismo Dataro, de Gregory Panizo. Nos metros finais da prova, o atleta aplicou um forte sprint, ultrapassou o líder de montanha (camisa branca com bolas vermelhas) Kleber Ramos “Bozó” e celebrou bastante a terceira colocação. “Foi uma etapa com muitos desafios no percurso. Conseguimos nos manter juntos com o pelotão e a partir da descida começamos a atacar a mais de 90 km/h. Estou feliz com o meu resultado e da equipe”, concluiu Gregorly, que ajudou a equipe a subir um degrau na classificação geral por equipe, ocupando agora a vice-liderança.
Na categoria sub-23, quem ficou com a camisa branca foi Peterson Neves (Ironage Colner). Mas o líder geral ainda é Mektel Eyob (World Cycling Centre Africa), da Eritreia.
Classificação Individual na Etapa:
1) José Rodrigues (Ironage Colner) – 2h58min54s
2) Cristian Clavero (Ironage Colner) – a 5min31s
3) Gregolry Panizo (Clube Dataro de Ciclismo) – a 5min35s
4) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – mesmo tempo
5) Murilo Affonso (Ironage Colner) – a 5min37s
Classificação por Equipe na Etapa:
1) Ironage Colner (Sorocaba) – 9h07min50s
2) Clube Dataro de Ciclismo (Cascavel) – 9h14min19s
3) EPM UNE (Colômbia) – 9h18min08s
4) OFM/Quinta da Lixa (Portugal) – mesmo tempo
5) Funvic Brasilinvest (São José dos Campos) – a 9h19min15s
Classificação Individual Geral
1) Oscar Sevilla (EPM UNE – Colômbia) – 15h07min22s
2) Gustavo Veloso (OFM / Quinta da Lixa – Portugal) – a 05s
3) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – a 1min20s
4) Gregolry Panizo (Clube Dataro de Ciclismo) – a 1min24s
5) Wilian Chiarelo (Clube Dataro de Ciclismo) – a 1min36s
Classificação Geral – Equipes
1) Ironage Colner (Sorocaba) – 45h24min46s
2) Clube Dataro de Ciclismo (Sorocaba) – a 2min36s
3) EPM UNE (Colômbia) – a 5min06s
4) OFM Quinta da Lixa (Portugal) – mesmo tempo
5) Funvic Brasilinvest (São José dos Campos) – a 8min43s
Pontos na Etapa
1) José Rodrigues (Ironage Colner) – 10 pontos
2) Cristian Clavero (Ironage Colner) – 7 pontos
3) Gregolry Panizo (Clube Dataro de Ciclismo) – 5 pontos
4) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 3 pontos
5) Murilo Affonso (Ironage Colner) – 2 pontos
Geral Pontos (camisa verde)
1) Cristian Clavero (Ironage Colner) –36 pontos
2) Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 20 pontos
3) José Rodrigues (Ironage Colner) – 16 pontos
4) Oscar Sevilla (EPM UNE) – 14 pontos
5) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 13 pontos
Geral Montanhas (camisa branca com bolas vermelhas)
1) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 30 pontos
2) Magno Nazaret (Funvic Brasilinvest) – 28 pontos
3) Joel Zangerle (Leopard Development Team) –20 pontos
Geral Juventude (Sub-23)
1) Metkel Eyob (World Cycling Centre Africa) – 15h20min35s
2) Peterson Neves (Ironage Colner) – 15min24s27
3) Patrick Olesen (Leopard Development Team) – 15h37min40s