segunda-feira, 2 de março de 2015

Pedal da Paz mobiliza centenas de ciclistas em Copacabana, foram mais de 40 grupos nesta pedalada contra violência no trânsito, roubos e furtos de bicicletas...

Pedal da Paz mobiliza centenas de ciclistas em Copacabana, foram mais de 40 grupos nesta pedalada contra violência no trânsito, roubos e furtos de bicicletas...
Qual é a força de uma união?

Maior que o extenso pelotão formado na Zona Sul do Rio, foi relembrar como este movimento nasceu e se fortaleceu em tão pouco tempo.
Quando fui indagado pelo repórter do Jornal O Globo sobre o início, percebi que esta ação foi acontecendo, consequência lógica da união de todos que realmente lutam, pela paz e pela ordem no espaço público urbano. Pessoas comuns, ciclistas Urbanos, grupos de pedais que participaram de forma lúdica, mas com muita responsabilidade social.
Não foi por acaso que conheci o Paulo Pencak (Pedalando Tijuca), o Luiz Antônio e outros "pedaleiros" no Metrô-Rio, fomos todos convidados pelo Mauro Tavares para uma mobilização que comemorava mais uma importante conquista. Fizemos a viagem inaugural com nossas bikes no último vagão do metrô, na liberação deste importante transporte público de massa, que passou a fazer a integração com as nossas bikes durante a semana, após às 21:00hs.
Nosso encontro casual gerou frutos, além do início desta grande amizade, fui convidado pelo Paulo e por outros integrantes dos grupos, a fazer parte do 1º encontro, em dezembro de 2014, ao lado do MAM.
No encontro conheci uma galera super animada, tomamos café da manhã em clima de festa, energia pura e um astral contagiante.
Junto com o nosso novo diretor de grupos de pedal, Wilmann Gonzaga, decidimos convidar todos os grupos para uma reunião na FECIERJ, para ouvir todas as demandas e idéias desta trupe, que nos cativou desde o primeiro contato.
Sentamos todos no dia 10 de janeiro e o papo foi bastante prazeroso, como toda "grande família", havia divergências, mas muito diálogo e uma forma de conduzir bastante democrática. Apesar de algumas trocas no Face, tudo resolvido no final com um simples pedido de desculpas, estava formada ali uma nova família, que já mostra sua força nas pedaladas que nos remetem à momentos de alegria, prazer, saúde e amizade sincera.
Realizamos o 2º Encontro dos Grupos de Pedal no dia 11 de janeiro, com um mega café da manhã, apoio da Guarda Municipal e NITTRANS. O município escolhido desta vez foi Niterói, e pedalamos juntos da Concha Acústica à Fortaleza Santa Cruz, só visual em um dia de sol escaldante... Um domingo prá lá de inesquecível, com horas de bate papo na chegada ao cartão postal da cidade sorriso.
Foi então que o nosso diretor Wilmann, em um lampejo fulminante, nos enviou e-mail com a seguinte idéia... "... O que vocês acham de organizarmos um protesto pacífico, no dia 1º de março, aniversário do Rio de Janeiro, pela paz, segurança e direito de ir e vir sem que sejamos abordados por um assaltante?...".
A idéia foi abraçada de forma imediata por todos os grupos e instituições copiadas naquele e-mail. Marcamos uma nova reunião, definimos o grupo de trabalho e o que cabia a cada um de nós, uma verdadeira demonstração de que esta união vai transformar em pouco tempo, o cenário atual dos ciclistas urbanos na cidade maravilhosa.
Já que não fomos convidados pelo poder público para a festa de aniversário, entramos nele de "penetra", escolhemos uma pequena parte da cidade, para entrega deste precioso presente... Que visual! Um festival de cores em movimento, com a participação de aproximadamente 40 grupos de pedal.
Em troca, apenas o nosso direito de cidadão, mais segurança, menos roubos e furtos, mais firmeza no cumprimento do código de trânsito, menos violência, mais ciclovias, menos vítimas neste trânsito caótico...
Está lançada a primeira pedra, estaremos colhendo os frutos em curto espaço de tempo, eu acredito!
Finalizo agradecendo aos verdadeiros responsáveis por este movimento que vai conquista seu espaço, parabéns a cada um dos grupos que levantou esta bandeira da paz e amor à nossa causa.
Que venham outros manifestos, e que estes se espelhem na forma pacífica/tranquila de passar a verdadeira mensagem.
"Quando sonhamos sozinhos, é apenas mais um sonho, quando sonhamos juntos, é o início da realidade..."
Juntem-se ao nosso pelotão, todos unidos pela mesma corrente, porque somente juntos, podemos muito mais!