quarta-feira, 1 de abril de 2015

Pedaladas Flutuantes - Arquiteto Cria Bicicleta Anfíbia

O arquiteto Argus Caruso lança um projeto inovador: a bicicletovela anfíbia, que une uma vela acoplada à bicicleta para fazê-la andar tanto na terra quanto na água. Após duas travessias do Atlântico velejando e uma volta ao mundo de bicicleta, Argus resolveu unir o conhecimento dos dois meios de transporte e inventou uma bicicleta a vela.
Com ela, viajou pelo litoral do Nordeste e Norte do Brasil. Foi pela areia da praia e, para atravessar os rios do percurso, pegava carona nas canoas. Enquanto aguardava a carona, começou a projetar uma forma da bicicleta flutuar. A bicicleta anfíbia está nos acabamentos finais e sua execução pode ser acompanhada pelo site arguscaruso.com.br 

Segundo Caruso, já foram realizados diversos testes. - Os primeiros testes foram feitos no projeto Grael, na Baía da Guanabara, onde consegui flutuar pela primeira vez. Parti para a execução definitiva dos flutuadores usando compensado naval e resina epóxi. Fiz alguns testes em piscina e vi que, além de flutuar, a bike também poderá ter uma boa navegação.  O teste principal será feito em breve, na lagoa Rodrigo de Freitas e, se tudo der certo, pretendo atravessar do Rio para Niterói.

 - Será uma forma de entender a utilidade desse veículo na área urbana. Acredito que conseguirei cortar caminhos por lagoas e, muitas vezes, ser mais eficiente que os demais meios de transporte. Tenho interesse especial na travessia da Baía pois fui coordenador do programa Niterói de Bicicleta. Morava em Botafogo e ia de bicicleta todos os dias para a barca. Com um bom vento, acredito que o percurso completo poderá ser realizado com a bike anfíbia.




Transporte com energia limpa

Argus aprendeu, na volta ao mundo de bicicleta, a sobreviver apenas com o essencial. A bagagem continha poucas roupas, um laptop e a máquina fotográfica. No total, menos de 40 quilos. Seu consumismo foi a zero e a simplicidade tornou-se filosofia de vida.

- O que preciso para viver cabe em uma bicicleta - afirma. 

Com a bicicleta anfíbia, um de seus objetivos é inspirar pessoas a pensarem novas formas de transporte utilizando energia limpa. 

- O objetivo é usar elementos da natureza a favor de um meio de transporte mais sustentável e eficiente.


Aventura e educação
Nos seus projetos, Argus sempre une aventura e educação, visitando escolas e realizando oficinas. O arquiteto contabiliza mais de 400 visitas a escolas em dezenas de países. Na viagem com a bicicleta a vela, fazia regatas onde ensinava as crianças a fazerem suas próprias bicicletas a vela. Pela Editora SESC SP, lançou o livro "Caminhos - Volta ao mundo de bicicleta" com fotos e relatos da sua volta ao mundo.
Contato:
21-982089270