segunda-feira, 14 de março de 2016

Raiza Goulão é campeã da Copa Lippi de MTB no Chile

Raiza Goulão na Copa Lippi (Luiz Barra / Divulgação)
Os atletas do Shimano Sports Team destacaram-se nas competições de ciclismo realizadas no Brasil e no exterior neste fim de semana. Enquanto a goiana Raiza Goulão (Specialized Racing BR) somou mais 60 pontos nos rankings internacionais de mountain bike, na busca por uma vaga na Rio 2016, ao vencer a Copa Lippi de MTB, em Santiago (Chile), no Brasil os patrocinados pela marca também fizeram bonito. Na Copa Rio de Janeiro de Ciclismo, o argentino Francisco Chamorro (Funvic Soul Cycles & Carrefour) foi o campeão da abertura da competição na capital fluminense. No Rio Grande do Sul, Bruna Elias (Specialized Racing BR) foi vice do Gaúcho de MTB, e em Itanhandu (MG) a paulista Sofia Subtil (Audax/Shimano) completou a primeira etapa do Big Biker na terceira colação.


A poucos meses dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a Copa Lippi de MTB foi marcada pela forte presença de estrangeiros, com representantes de Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador e EUA, além dos ciclistas do Chile. Raiza Goulão subiu no lugar mais alto do pódio no feminino e entre os homens a vitória foi do argentino Catriel Soto. Também do Shimano Sports Team, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) foi o quinto colocado e Érick Bruske, companheiro de equipe de Raiza, acabou não completando a prova.

Raiza comemorou a vitória e relatou as dificuldades da prova no Parque Metropolitano de Santiago."A disputa da Copa Lippi este ano foi muito difícil. O calor estava muito forte e sofri com isso, apesar de estar acostumada com esse tipo de condição climática, por morar em lugar quente", destacou a atleta de Pirenópolis, em Goiás. "Na terceira volta consegui abrir alguns segundos da norte-americana Mary McConneloug, que estava muito forte. Eu já estava andando no meu limite e tive de me esforçar ainda mais para me manter na ponta e vencer. Estou muito feliz com o resultado e com mais 60 pontos nos rankings olímpico e mundial", completou Raiza.

Copa Rio de Janeiro de Ciclismo - A equipe Funvic Soul Cycles & Carrefour, patrocinada pela Shimano, dominou o pódio da abertura da Copa Rio de Ciclismo realizada na Enseada de Botafogo, neste domingo (13). Em um trabalho de equipe bem feito nos instantes finais, Roberto Silva embalou Francisco Chamorro e o argentino arrancou forte, a cerca de 200 metros, e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, depois de pedalar os 61 km da etapa em 1h26m03. Roberto completou a prova na terceira colocação.
"Foi um bom trabalho de equipe durante toda a prova. No final, meus companheiros assumiram a ponta do pelotão e me trouxeram para a chegada. Foi aí que consegui um bom sprint nesta competição que favorecia minhas características, por ser rápida, sem subidas e com final de explosão", relatou Chamorro. O próximo compromisso da equipe de São José dos Campos (SP) será neste fim de semana, quando será disputada a 1ª edição da Volta Ciclística Internacional de Guarulhos. A competição contará com o Suporte Neutro Shimano, presente com seus já famosos carros azuis.

Campeonato Gaúcho de MTB - A gaúcha Bruna Elias também esteve em ação representando a Shimano. Em prova realizada na cidade de Camaquã, Bruna encerrou a terceira etapa do Campeonato Gaúcho de MTB com o vice-campeonato. "Me sentia muito bem na disputa e vinha junto com a campeã por mais da metade da competição. Porém, depois de 35 de um total de 56 km, comecei a me sentir muito cansada, e diminuí o ritmo, para conseguir completar sem problemas. Agora, é focar na recuperação para estar 100% no Pan-Americano de MTB, no fim deste mês, quando representarei minha equipe e o Brasil na disputa realizada na Argentina", avaliou Bruna.
Big Biker - A ciclista Sofia Sutbil competiu na abertura do Big Biker, realizada em Itanhandu, no Sul de Minas Gerais. Após estar no pelotão principal entre os km 17 e 54, ao lado da campeã Viviane Favery e da suíça Nathalie Schneitter, vice, a paulista sofreu uma queda e acabou encerrando na terceira colocação. "A prova foi dura, como eu imaginava, porque o nível estava bem forte. Por volta do km 70 de 94 pedalados, sofri uma queda e tive uma pequena fratura na mão. Espero que não seja tão grave", contou Sofia. "Estou satisfeita com o resultado, porque andei bem e senti cansaço apenas nos quilômetros finais", concluiu.
Taça Portugal de XCO - A ciclista Isabella Lacerda (LM/Sense de MTB) está na Europa, onde disputou neste fim de semana a etapa de Viana do Castelo da Taça Portugal de XCO. Uma prova classe 2 no calendário UCI, ofertando 30 pontos aos campeões. Após ter um pneu furado na segunda volta, quando estava em segundo lugar, Isabella não conseguiu vedar o furo e não terminou a competição. "Tinha acabado de passar em um dos apoios e o seguinte estava muito longe, em uma distância que eu teria de finalizar a volta e andar mais um pouco. Continuei competindo, mas infelizmente não foi possível concluir a disputa", relatou a mineira de Itaúna.
Campeonato Argentino de Estrada - As ciclistas Fernanda Yapura e Maribel Aguirre, da equipe Weber Shimano Ladies Power, também conquistaram bons resultados na Argentina. A dupla disputou o Campeonato Argentino de Estrada para menores e juvenis, em San Juan. Se na sexta-feira (11) elas fizeram a dobradinha, com ouro de Fernanda Yapura e prata de Maribel Aguirre, no domingo foi a vez de Maribel repetir o feito, com outro vice-campeonato, desta vez na prova de 65 km.
Sobre a Shimano - Empresa líder de mercado em componentes e acessórios para bicicleta e pesca, a Shimano foi criada em 1921 e possui sede em Sakai, no Japão. O escritório da Shimano Latin America (SLA) foi fundado em 2007.
A Shimano desenvolveu as exclusivas tecnologias STI (Shimano Total Integration - alavanca de marchas e freio integrados), SPD (Shimano Pedaling Dynamics - para sapatilhas e pedais) e SIS (Shimano IndexSystem), reconhecidos e referência no mundo todo. Possui entre suas marcas nomes que são sinônimos de qualidade e performance no universo ciclístico: XTR, Dura Ace, Ultegra, DI2.

Mais informações no site: http://bike.shimano.com.br
Twitter:@shimanobrasil
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/shimanobrasil