terça-feira, 5 de junho de 2018

Hugo Prado Neto vence etapa decisiva e conquista o tricampeonato do Festival Brasil Ride

Hugo comemora o título com a medalha (Fabio Piva / Brasil Ride)
Botucatu (SP) - O público da Cuesta Paulista assistiu neste sábado (2) uma dobradinha de belo-horizontinos no Warm Up Pro do Festival Brasil Ride Botucatu. Vencedor da terceira e última etapa da principal disputa de MTB do evento, Hugo Prado Neto conseguiu superar os dois rivais que estavam à sua frente antes da decisão, o paulista Cristian Egídio e o o goiano Mario Veríssimo, quarto e sexto colocados do dia, respectivamente. Na elite feminina, a vitória foi da paulista Eliana Pinheiro, enquanto Isabella Ribeiro ficou com o troféu de campeã, após ter vencido o prólogo na quinta-feira (31), e terminar apenas em oitavo lugar na corrida intermediária de sexta-feira (1º).


O terceiro título de Hugo Prado Neto (2013, 2015 e 2018), no entanto, não foi nada fácil. Se no prólogo foi o terceiro colocado e na segunda etapa ficou em quarto, Hugo chegou à decisão em terceiro na geral, e precisava superar Mario e Cristian, que estavam quase cinco minutos à sua frente. Na etapa final, teve de encarar 106 km e um pneu furado logo nos quilômetros iniciais. Mesmo assim, conseguiu chegar nos adversários e liderou sozinho os últimos 20 km, após deixar para trás o segundo colocado do dia, Uira Ribeiro de Castro, atleta da máster A2.

"Sabia da importância desta última etapa, a Rainha, e tinha consciência de que nada estava perdido. A minha parte era vencer e tentar abrir o máximo de tempo. Ainda tive um furo no pneu logo na primeira descida e mesmo assim acreditei em mim. Fiz uma preparação mental muito grande, para encaixar este ano e ter bons resultados. Estou feliz demais com essa vitória e me sinto realmente merecedor deste tricampeonato no Warm Up Pro", comemorou Hugo. "Acredito que esta decisão foi a maior corrida que fiz em 20 anos de carreira no mountain bike", ressaltou o ciclista mineiro de 39 anos.

A surpresa entre os primeiros colocados na classificação do dia foi o também mineiro Uira Ribeiro, de Varginha. O experiente ciclista esteve o tempo todo ao lado dos ponteiros da prova e teve bastante protagonismo. "Estou muito satisfeito. Decidi participar da prova nesta semana e fui crescendo no decorrer das etapas. Me senti bem melhor e estou feliz pelo resultado, de ser campeão na máster A2. Consegui fazer algumas fugas e me destaquei nas trilhas de downhill. No final, ser o segundo no geral desta etapa Rainha é gratificante", comentou Uira.

Na elite masculina, o top 5 do dia teve ainda Renan Cesar da Silva, em segundo lugar, João Paulo Firmino, em terceiro, e Cristian Egídio da Rosa e Rodrigo Ribeiro, na quarta e quinta colocações, respectivamente. Na classificacão geral, Cristian Egídio foi o vice-campeão, enquanto Renan, João Paulo e Mario Veríssimo completaram os cinco primeiros do pódio final.

Elite feminina - Na disputa pelo título feminino do Warm Up Pro do Festival Brasil Ride, a liderança após as três provas voltou às mãos de Isabella Ribeiro, campeã de forma inédita do evento, em seu primeiro ano com foco maior nas provas de mountain bike. Atleta formada no triathlon off-road, Isabella se emocionou bastante com a conquista. "A disputa decisiva foi bem diferente da etapa intermediária, que teve 90% de estradão e isso não era favorável para mim, que não tenho costume de pedalar em pelotão", contou Isabella.

"Esperava a cada momento as trilhas e as partes técnicas, que era onde eu tinha condições de tirar tempo das minhas adversárias e lutar pelo título. Foi emocionante, porque durante o percurso fui ultrapassando uma, depois outra. E isso faz você crescer na corrida. Me senti bem o tempo todo e nas partes técnicas, que estavam alucinantes, me diverti muito. Foi a maior quilometragem que pedalei em minha carreira, quebrando dois recordes de acordo com meu aparelho de GPS. O pedal mais longo, com 106 km, e a maior ascensão acumulada até hoje, com cerca de 2.600 m", completou a campeã geral feminina.

A vitória na última etapa foi bastante comemorada por Eliane Pinheiro, que subiu de nono lugar para ser vice-campeã do Warm Up Pro. "Tive um desempenho incrível. Por ser a etapa mais difícil, jamais passava na minha cabeça ser a campeã. Tive problemas no prólogo com minha bike e melhorei na segunda etapa. Porém, por ter feito muita força ontem (sexta), achei que não conseguiria ter uma boa performance", disse Eliane. "Me sinto como se eu fosse a campeã, só de ter vencido uma das três etapas no meio dessas meninas, que são feras do mountain bike", concluiu.

Categoria sport - Enquanto os atletas da Pro iniciaram a decisão às 8h da manhã deste sábado, os inscritos na Sport tiveram o início duas horas mais tarde. No entanto, a ansiedade era tanta, que às 8h15 já havia uma boa quantidade de ciclistas aguardando no bolsão de largada. Com cerca de 70 km a serem pedalados, Lucas Esteves, em 2h19min05, e Adeilsa Nascimento, em 2h43min03, foram os vencedores gerais do Warm Up Sport do Festival Brasil Ride.

Festa da garotada no Bike Kids - Outro destaque deste terceiro dia de Festival Brasil Ride Botucatu foi a realização da corrida Bike Kids, logo após a largada do Warm Up Sport. A partir das 10h30, foi a vez dos pequenos fazerem a festa em um mini-circuito montado na arena do maior festival de esportes outdoor do País.

O Festival segue neste domingo (3) com a Trail Run de Outono. Será a vez das largadas da corrida de montanha, às 8h30 (21 km), 9h (16 km), 9h40 (6 km) e às 11h30 a prova Kids.

Transmissão ao vivo - Assim como ocorreu desde o primeiro dia do Festival Brasil Ride, a Trail Run terá transmissão ao vivo pela fan page do evento - www.facebook.com/BRASILRIDE

Resultados do Warm Up do Festival Brasil Ride Botucatu:

Top 5 da elite masculina - Etapa 3
1 - Hugo Prado Neto - 4h46min32
2 - Renan Cesar da Silva - 4h55min21
3 - João Paulo Firmino - 4h57min15
4 - Cristian Egídio da Rosa - 4h58min58
5 - Rodrigo Ribeiro - 5h04min06

Top 5 da elite masculina, classificação final após três etapas1 - Hugo Prado Neto - 7h57min03
2 - Cristian Egídio - 8h04min42
3 - Renan Cesar - 8h06min50
4 - João Paulo Firmino - 8h12min33
5 - Mario Veríssimo - 8h16min31

Top 5 da elite feminina - Etapa 31 - Eliana Pinheiro - 6h21min06
2 - Isabella Ribeiro - 6h24min19
3 - Paula Gallan - 6h31min10
4 - Lais Saes - 6h35min42
5 - Franciele Almeida - 6h45min21

Top 5 da elite feminina, classificação final após três etapas1 - Isabella Ribeiro - 10h30min05
2 - Eliana Pinheiro - 10h34min06
3 - Lais Saes - 10h40min08
4 - Paula Gallan - 10h40min16
5 - Franciele Almeida - 10h48min55

O Festival Brasil Ride está reunindo 4.000 ciclistas e corredores desde o dia 26 de maio, quando foi realizada a Road Brasil Ride, em Pardinho. O evento segue até este domingo com os os patrocínios de Specialized, Shimano, Unidas Aluguel de Carros e Prefeitura Municipal de Botucatu. A organização é da Roma Comunicação.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.
Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BRFacebook: www.facebook.com/BRASILRIDETwitter: @brasil_rideInstagram: @brasilride