Competição chancelada
pela CBC e pela UCI consagrará os campeões brasileiros de cross country
olímpico, maratona, downhill e o inédito E-Mountain Bike
Uma
competição que vai reunir os melhores mountain bikers do Brasil em
quatro modalidades diferentes, em um espaço com 1.300.000 m² e
entretenimento completo. Assim será o Cannondale MTB Festival, que vai
acontecer entre os dias 19 e 21 de julho em Mairiporã-SP, na Grande São
Paulo.
Contando
as disputas no Masculino e no Feminino serão nada menos do que 8
títulos brasileiros, todos chancelados pela CBC (Confederação Brasileira
de Ciclismo) e pela UCI (União Ciclística Internacional): XCO (cross
country olímpico), XCM (maratona), DH (downhill) e a inédita disputa no
E-Mountain Bike, com bicicletas elétricas.
Ao
todo são esperados 1.000 atletas divididos entre todas as categorias e
modalidades. Mas será mais do que isso: o objetivo da organização é
fazer um evento que valorize não só os atletas, mas todos os apaixonados
por bicicleta.
“Para
nós, um evento de bicicleta não pode ser apenas uma pista boa, ele
precisa ir muito além disso. Nossa ideia é tratar bem o atleta, mas
também todos os espectadores”, explica Renato Rennó, um dos
organizadores do evento.
Dentro
das pistas, as disputas do Cannondale MTB Festival começam dia 19,
sexta-feira, com o Brasileiro de E-Mountain Bike – competição nacional
que será disputada pela primeira vez na América Latina. No sábado será a
vez do XCO com mais uma novidade: transmissão ao vivo pelo Bandsports.
No domingo as disputas se encerram com o Brasileiro de Maratona e o DH,
que também será transmitido ao vivo pelo canal.
Todos os circuitos foram desenvolvidos por alguns dos melhores track builders do
país e com acompanhamento de atletas renomados – inclusive campeões
mundiais como Henrique Avancini, na Maratona, e Bernardo Cruz, no DH.
Por dentro do Festival
Para
ir além das competições esportivas, a organização do Cannondale MTB
Festival investiu pesado em estrutura. Somando o aporte dos sócios
Renato Rennó e Fabio Caldeo às ativações de patrocinadores, o
investimento total do evento gira em torno de R$ 2 milhões.
“Acreditamos
no ciclismo, acreditamos no esporte e temos certeza de que todos que
estiverem presentes terão uma experiência única. Ao lado de parceiros e
patrocinadores que têm o mesmo ideal: ir além de uma corrida de bike e
fazer um Festival completo, tendo a bicicleta como eixo”, complementa
Renato.
Confira abaixo alguns números do evento:
- 1 mil atletas
- 15 mil de público estimado
- 50 lojas do universo ciclístico na Vila da Bike
- 15 food trucks
- 1.200 vagas de estacionamento
- 420 profissionais de staff
- 4 títulos brasileiros em disputa
Os ingressos
A
entrada no Cannondale MTB Festival não terá custo em dinheiro: o valor
do ingresso é um agasalho, que será doado para entidades de Mairiporã.
Outro diferencial é que, na entrada, será obrigatório o credenciamento.
Portanto, é fundamental que competidores e espectadores estejam portando
documento de identidade.
As
compras feitas na Vila da Bike e nos food trucks não serão feitas em
dinheiro. Inspirado em grandes festivais pelo mundo, como o
Lollapalooza, os frequentadores do evento colocarão créditos em um
cartão exclusivo do Cannondale MTB Festival; todas as compras nas lojas e
na praça de alimentação serão feitas com este cartão.
Test Ride
Quem
for ao evento terá a oportunidade de testar não só bicicletas, mas
também carros. A Jeep é uma das patrocinadoras do Festival e estará
disponibilizando no local a Jeep Experience, com 12 carros à disposição
para serem testados pelo público.
Além disso, a Cannondale também irá colocar diversas bikes da marca no test bike dentro da estrutura montada para o Festival.
O Cannondale MTB Festival tem patrocínio de Jeep, Monster Energy, Coca-Cola, Barbedo, Cannondale, Shimano e Vittoria.