Brasileiro de Estrada 2025
(Allan Modesto/CBC)
Disputa da prova de resistência feminina foi marcada por pelotão cheio e final emocionante em São Paulo.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23 2025 foi encerrado neste domingo (6), em São Paulo, com a disputa da prova de resistência feminina. O percurso de 73,4 km, realizado na Rodovia Anchieta, foi marcado por um ritmo forte e constante, com o pelotão numeroso e bastante competitivo. Sem grandes fugas ao longo da corrida, a definição ficou para o sprint final, e quem acelerou forte foi Talita da Luz de Oliveira (ABEC Rio Claro), que venceu na Elite e conquistou o título nacional com o tempo de 1h53min27s, enquanto Luiza Cocuzzi comemorou a vitória na Sub23 com 1h53min30s.
Vice-campeã, Livia Leozzi (ABEC Rio Claro) completou a prova em 1h53min28s, seguida por Carolina Barbosa (Indaiatuba Cycling Team), com 1h53min29s. As três primeiras colocadas cruzaram a linha de chegada praticamente juntas, em uma chegada emocionante que consagrou o excelente trabalho da equipe ABEC Rio Claro. Ao longo de toda a prova, a equipe se destacou por controlar o ritmo e colocar atletas em tentativas estratégicas de fuga. Nos quilômetros finais, o grupo fez um trabalho dedicado para posicionar Talita, que soube aproveitar a oportunidade e venceu no sprint.
“Foi uma corrida intensa do começo ao fim. Eu continuo sem acreditar e muito emocionada. A equipe trabalhou com muita inteligência, sempre nos mantendo bem colocadas. Esse título é resultado de uma construção coletiva. Estou muito feliz por vestir a camisa de campeã brasileira”, comemorou Talita após a vitória.
Na Sub-23, a grande surpresa do dia veio com Luiza Cocuzzi (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax). Campeã brasileira de mountain bike na semana passada, Luiza disputou neste domingo sua primeira prova oficial de ciclismo de estrada, e já estreou com ouro. Ela cruzou a linha de chegada com 1h53min30s, superando atletas experientes da modalidade e mostrando que tem talento de sobra também no asfalto.
“Foi uma experiência incrível. Eu vim sem querer criar grandes expectativas, porque é tudo novo para mim, mas consegui acompanhar o ritmo, me posicionar bem e sprintar no final. Ganhar o Brasileiro logo na estreia é algo que nem consigo explicar, estou muito emocionada”, declarou Luiza, que agora ostenta títulos nacionais em duas disciplinas diferentes.
O pelotão da Sub-23 largou com a Elite e manteve ritmo elevado, com poucas tentativas de fuga. A prata ficou com Maria Julia (S2 Team/Altino Osasco), com o tempo de 1h53min33s, e o bronze com Emanuelle Viximiczen (Liga de Ciclismo Campos Gerais), que completou o percurso em 1h53min34s.
O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite e Sub-23 2025 é uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura Municipal de São Paulo, da Prefeitura Municipal de Mairiporã e da marca Free Force.
Resultados oficiais
Prova de Resistência – 6 de julho
Elite Feminino
1) Talita da Luz de Oliveira (ABEC Rio Claro) – 1h53min27s;
2) Livia Leozzi (ABEC Rio Claro) – 1h53min28s;
3) Carolina Barbosa Alves do Nascimento (Indaiatuba Cycling Team) – 1h53min29s;
4) Nicolle Wendy Borges (ABEC Rio Claro) – 1h53min30s;
5) Tamires Fanny Radatz (Avaí F.C. / FME Florianópolis / APGF) – 1h53min31s.
Sub-23 Feminino
1) Luiza Cocuzzi (ACRS Cycling Team / Royal Ciclo / Audax) – 1h53min30s;
2) Maria Julia Vieira (S2 Team / Altino Osasco) – 1h53min33s;
3) Emanuelle Viximiczen (Liga de Ciclismo Campos Gerais) – 1h53min34s;
4) Luana Domingos (Associação Joinvillense de Ciclismo – AJOCICLO) – 1h53min34s;
5) Fabiane Baggio de Meira (Avaí F.C. / FME Florianópolis / APGF) – 1h53min34s.
Os resultados completos podem ser acessados no link: http://www.cbc.esp.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário