terça-feira, 6 de janeiro de 2026

Novo projeto Scott / Vultro / Free-Force Brasil Team MTB 2026 é anunciado com Gabi Ferolla, Nícolas Machado, Mário Couto, Vinícius da Costa e grandes marcas patrocinadoras

 No Brasil e no mundo, o nome Scott é sinônimo de bicicletas de altíssimo desempenho, com tecnologia de ponta e resultados inigualáveis nas pistas. Afinal, se lá fora nomes como Nino Schurter ajudaram a construir a história da marca, aqui no Brasil não foi diferente — lendas do esporte como Jaqueline Mourão, Odair Pereira e Márcio Ravelli já competiram com as cores da empresa, formando uma das equipes de mountain bike mais impressionantes de todos os tempos.

 

 

Agora, depois de alguns anos apoiando atletas de maneira individual, a Scott está de volta ao centro do cenário nacional com um novo projeto que promete recolocar a marca no topo do MTB brasileiro — apostando em nomes já consagrados e em talentos em plena ascensão, além de contar com uma estrutura de ponta e uma sólida lista de patrocinadores.

 

As principais estrelas do time são nomes experientes como Nicolas Machado, bicampeão brasileiro de XCM, e Mário Couto, campeão panamericano de MTB, ambos na categoria Elite. Eles se juntam a jovens talentos em destaque, como Gabriela Ferolla, atleta Sub-23 e medalhista de bronze no Campeonato Brasileiro de Maratona, e Vinicius Costa, piloto da categoria Juvenil, que atualmente ocupa o segundo lugar no ranking catarinense de MTB. Além disso, a Scott ainda vai apoiar Leonardo de Castro, atleta da júnior focado em disputar provas na alta temporada na Europa, e também as principais competições de XCO no Brasil. 

Um time de talentos em busca de grandes resultados

Com o nível de exigência cada vez mais alto, montar uma equipe competitiva de mountain bike no Brasil definitivamente não é uma tarefa simples — ainda mais em um mercado que, nos últimos cinco anos, tem enfrentado uma fase bastante desafiadora.

 

Para liderar essa missão, o time conta com Marlen Ferreira, experiente team manager que, ao longo dos últimos 20 anos, construiu uma trajetória de sucesso na formação de equipes profissionais de mountain bike. Sob sua gestão, atletas acumularam inúmeros resultados expressivos, passando por campeonatos mundiais, títulos brasileiros e pan-americanos, além de classificações olímpicas.

 

 

Um dos segredos para isso, segundo Marlen, é oferecer todo o suporte que o atleta precisa para performar:

“Teremos uma estrutura completa para os atletas, com tendas e suporte técnico e físico em todas as provas em que a equipe participar. Contaremos também com o acompanhamento do fisioterapeuta Wellington Martins e com o apoio mecânico em todas as etapas. Além disso, teremos à disposição os produtos fornecidos pelos nossos patrocinadores — desde suplementação até peças e materiais de reposição — que fazem toda a diferença no desempenho da equipe”, explica.

A ideia é focar nas principais provas do calendário nacional do MTB no ano de 2026, com a mesma energia que transformou a Scott em uma das marcas mais reconhecidas do mundo quando falamos em alto performance. 

“A gente se espelha nesse histórico e na tradição da Scott, uma marca que sempre investiu no esporte — não apenas no exterior, mas também aqui no Brasil, onde manteve, por muito tempo, uma das maiores equipes da história do mountain bike nacional, especialmente no final dos anos 1990 e início dos anos 2000. O plano é ter uma equipe que represente a Scott à altura de sua grandiosidade, tanto no mercado brasileiro quanto no cenário mundial. Nesse sentido, estamos muito felizes em poder resgatar e dar continuidade a essa tradição da marca ao longo dos anos”, revela Marlen.

Patrocinadores de peso

Por melhor que seja o projeto, um grande time de MTB não sai do papel sem o apoio de patrocinadores — e isso não é diferente no caso da Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB, desde a escolha dos equipamentos que serão utilizados até a alimentação dos ciclistas. Basta dizer que, para competir, a equipe utilizará bicicletas Scott Spark RC WC, com rodas Syncros Silverton 1.0S, equipadas com transmissão SRAM e suspensões RockShox - somente equipamentos topo de linha. 

 

 

“Estar envolvida diretamente com o esporte é algo que faz parte da Scott Brasil há 30 anos. Nos últimos anos, temos apoiado individualmente atletas importantes, mas a possibilidade de voltar a apoiar um projeto de equipe nos traz expectativas muito positivas. É um momento muito importante para iniciar um novo projeto e retomar a presença de um time Scott no cenário do MTB nacional”, afirmou Giancarlo Clini, Sócio Administrador da IGP, importadora oficial da Scott no Brasil. 

 

“O desempenho do atleta é fundamental em um esporte tão exigente como o XCO, mas o equipamento também tem papel essencial. Os circuitos evoluíram muito, tornando-se cada vez mais desafiadores e exigindo do conjunto. A Scott Spark, com todo o seu DNA de desenvolvimento ao longo de anos, aliando a experiência de Nino Schurter e do time Scott-SRAM, é a máquina ideal para oferecer ao atleta o que há de melhor em performance e desempenho”, complementa.

 

 

Além da Scott Brasil, principal apoiadora do projeto, o time ainda conta com a força de outras empresas de destaque como a Vultro, que entra no jogo oferecendo capacetes, selins, luvas, óculos e outros equipamentos.  

 

“Cada produto reflete o compromisso da Vultro com qualidade, inovação e confiança — valores alinhados à filosofia da Scottl / Vultro / Free Force Brasil Team MTB: buscar sempre o melhor desempenho, sem abrir mão da segurança e do estilo”, explica Ualison Dias, gerente de produtos do Grupo Joga, empresa responsável pela Vultro. 

 

“Apoiar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB é investir no desenvolvimento do ciclismo nacional e fortalecer o mountain bike, uma das modalidades esportivas que mais crescem no Brasil. A equipe reúne atletas de alto rendimento, reconhecidos nacionalmente, que levam o nome do país e de seus patrocinadores a competições de destaque no cenário esportivo”, complementa.

 

 

A Free Force, uma das marcas de uniformes mais reconhecidas da América Latina, também faz parte do projeto. Além das roupas utilizadas pelos atletas, a marca oferece algo difícil de ser reproduzido: a experiência de uma empresa com enorme tradição em apoiar o esporte e o ciclismo no Brasil.

“A Free Force, referência em vestuário para ciclismo, acredita que o novo projeto da equipe Scott tem tudo para se tornar uma grande referência no mercado brasileiro. Por isso, a marca não poderia deixar de apoiar essa iniciativa, que reúne grandes parceiros e patrocínios importantes”, afirma Alex Costa, CEO da Free Force.

“A equipe Scott Brasil nasce com o propósito de se tornar uma referência no mercado brasileiro e latino-americano. Com parceiros fortes e um investimento sólido já no primeiro ano, o projeto tem caráter de longo prazo e potencial para se tornar uma equipe oficial UCI e disputar Copas do Mundo. A Free Force, diante dessa ambição, não poderia ficar de fora dessa iniciativa”, complementa Alex.

Certamente, a nutrição também tem papel fundamental no desempenho de qualquer atleta, e é aí que entra o trabalho da FourLab Nutrition, marca nacional de suplementos alimentares.

“Como patrocinadora oficial de suplementação, a FourLab tem como principal papel otimizar a performance e a recuperação dos atletas, oferecendo produtos de alta qualidade e base científica. Além do fornecimento, atua como parceira ativa, colaborando com a equipe técnica e explorando oportunidades conjuntas de crescimento e visibilidade”, afirma Waldelys Werner, diretora de marketing da marca.

“Queremos que cada atleta tenha total confiança no que consome, elevando não apenas sua performance, mas também sua saúde a longo prazo. Nosso diferencial está em democratizar o acesso à suplementação de qualidade, levando o que há de melhor em nutrição esportiva a todos que buscam superar seus limites diariamente”, complementa.

Além deles, a Royal Pro, importadora oficial da Continental no Brasil também entrou no jogo, oferecendo novidades como os pneus Dubnital, Trinotal e Magnotal, modelos que oferecem para os atletas alternativas para todos os tipos de terreno.

“A Royal Pro entende essa parceria como a continuidade do trabalho que as marcas do seu portfólio já realizam globalmente. Fortalecer a presença dessas marcas em equipes estratégicas e eventos de alto impacto faz parte do nosso compromisso de contribuir para o desenvolvimento do ciclismo no Brasil, levando ao atleta brasileiro o mesmo nível de tecnologia e performance que guia as iniciativas internacionais”, explica Ramiro Cabrera, Gerente Comercial Royal Pro Division.

“A parceria com a Equipe Scott Brasil consolida mais uma frente relevante de atuação, por se tratar de uma equipe com trajetória emblemática no esporte e com contribuição para o MTB nacional”, complementa. 

Reforçando a presença da indústria nacional da Bike, o novo time da Scott também contará com o apoio da Ictus, fornecedora de coroas, cassetes e roldanas, que promete oferecer uma linha direta de suporte para os atletas. 

“A Ictus se compromete a apoiar a equipe oferecendo um fornecimento contínuo e programado de componentes, garantindo que todos os atletas tenham acesso às peças mais atualizadas do nosso portfólio. Trabalhamos com rigorosos padrões de qualidade e realizamos testes de resistência e durabilidade para assegurar que cada componente ofereça o máximo desempenho mesmo nas condições mais exigentes.”, afirma Everton Vallascky, Gerente Comercial da marca.

Por último, mas não menos importante, o time também contará com o apoio da Solifes, que entrará como fornecedora de lubrificantes, selantes de pneus, além de produtos para cuidados com as bikes e os atletas. 

“A Solifes vem, desde 2017, trabalhando e evoluindo seus produtos e todo o seu portfólio para, cada vez mais, se tornar uma empresa completa no fornecimento de insumos para o corpo e o equipamento do atleta. Estarmos juntos com equipes profissionais de MTB, em especial com a Scott, uma marca global, é mais um selo de aprovação, uma validação do nosso trabalho e dos nossos produtos escolhidos pelos melhores atletas do esporte nacional”, revela Fellipe Netto Cancellier, Diretor Comercial da marca. 

Nicolas Machado - Em nova fase

Com oito anos de carreira profissional no ciclismo, o atleta celebra uma nova fase ao integrar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB. “Correr com uma bike internacional significa muito para mim”, afirma.

“Essa será a primeira vez que vou competir com um equipamento internacional, e isso me deixa muito motivado. Saber que agora tenho alguns dos melhores produtos do mercado mundial, tanto na bicicleta quanto nos componentes, é algo que me inspira ainda mais.”

Após um breve período de descanso, o atleta iniciou sua preparação para a temporada 2026 em novembro, com foco em uma base sólida. “Nesta fase, fazemos grandes volumes de treinamento na bike, pegamos firme na academia e seguimos um plano nutricional bem rigoroso, cuidando dos mínimos detalhes”, explica.

Esse novo projeto marca um momento especial em sua carreira. “Eu sei que estou entrando em uma estrutura totalmente profissional, com pessoas que já têm tradição e experiência com atletas de alto rendimento”, afirma.

Entre os principais objetivos para 2026, o atleta busca voltar ao topo do pelotão brasileiro, disputar títulos nacionais e conquistar vitórias em provas importantes, como o Brasil Ride, o Iron Biker e o Oz Brasil. “Competir com uma marca de tanta tradição como a Scott é uma honra. Espero retribuir essa confiança com grandes resultados e muita entrega dentro e fora das pistas”, finaliza.

Mário Couto - Realizando um sonho

Mário Couto, 27 anos, é natural de Divinópolis (MG) e acumula conquistas importantes no mountain bike: campeão mineiro, bicampeão brasileiro de XCO e campeão pan-americano, além de diversos pódios e vitórias na Copa Internacional. Com uma trajetória que começou em 2016, o atleta celebra um novo capítulo em sua carreira ao integrar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB.

 

 

“Desde pequeno eu sempre tive o desejo de integrar uma grande marca, uma empresa lá de fora, e a Scott sempre foi uma referência pra mim”, conta. “Quando surgiu a oportunidade de fazer parte do time, eu fiquei muito feliz. Isso mostrou que todo o trabalho a longo prazo valeu a pena. É o reconhecimento de uma trajetória construída com muito esforço.”

 

“O que mais me motiva nesse projeto é ver que se trata de uma equipe nova, um projeto que começa do zero, assim como eu comecei. Eu não tive grandes oportunidades no início, precisei cavar fundo pra conquistar cada coisa. Então me identifico muito com esse processo de construir algo novo e conquistar espaço no mercado, que a gente sabe o quanto é difícil”, explica.

 

Mário também destaca o clima de união da equipe como um dos fatores que mais o empolgam para a temporada de 2026. “A equipe está muito entrosada, com um clima de família entre todos. Isso me motiva muito, porque sei que quando o ambiente é bom, o resultado vem naturalmente.”

 

Representar a Scott é, para ele, a concretização de um sonho de infância. “Desde que comecei a pedalar com meu pai, lá em 2008, 2009, sempre imaginei o dia em que competiria com o nome Scott no peito. Hoje, posso dizer que esse sonho se tornou realidade”, finaliza.

Gabriela Ferolla - Força em ascensão

Gabriela Pereira Ferolla, de 20 anos, está em seu segundo ano na categoria Sub-23 e já coleciona resultados expressivos no mountain bike. Em 2025, foi campeã do Iron Biker na elite, vice-campeã brasileira de XCO Sub-23, e conquistou o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Maratona (elite) e na Copa Internacional em Carandaí (Super Elite). Também se destacou na Internacional Estrada Real, liderando a prova por duas voltas e terminando em quarto lugar na Super Elite. “Esses foram os resultados mais marcantes pra mim, especialmente porque mostram minha evolução no cross-country”, comenta.

Integrar a Equipe Scott Brasil representa um marco importante na carreira da jovem atleta. “É uma conquista muito grande e estou muito feliz de fazer parte dessa equipe. Vai ser uma oportunidade incrível para evoluir, estar junto com outros atletas super fortes e dedicados”, afirma. “Pelo que já conheci do time, é sinônimo de família, e tenho certeza de que isso vai contribuir muito para minha evolução.”

Gabriela iniciou sua preparação para a temporada de 2026, após um breve período de descanso. “Agora estou retomando os treinos, focada em evoluir nas habilidades e na explosão para o cross-country, que é o meu principal objetivo”, explica. Entre as metas do ano, estão o Campeonato Brasileiro e o Pan-Americano de XCO, além de um bloco de competições no exterior e a participação no Cape Epic, ao lado do pai, na categoria dupla mista.

Representar uma marca de tanta tradição no ciclismo é motivo de orgulho. “É muito significativo pra mim. O melhor de todos os tempos, o Nino Schurter, foi atleta da Scott durante toda a carreira, e isso me inspira demais. Me sinto muito grata e animada com essa oportunidade”, diz. 

Para ela, o crescimento do mountain bike no país é visível - e o aumento da presença feminina é inspirador. “Cada vez mais mulheres estão se mostrando capazes e inspirando outras a entrarem no esporte. As equipes profissionais têm um papel essencial nisso, porque são elas que elevam e investem no mountain bike brasileiro.

Vinicius Costa - Jovem revelação

Vinicius da Costa, de 16 anos, é um dos jovens talentos do mountain bike nacional e já mostra resultados promissores: vice-campeão do True X (ranking catarinense) e 2º lugar em Concórdia MTB XCO, também válido pelo ranking estadual. Agora, ele dá um passo importante em sua carreira ao integrar a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB.

 

 

“Pra mim, significa uma grande responsabilidade”, afirma. “Empresas como a Scott, Free Force, Vultro, SRAM e outras apostaram fichas de grande valor em mim — e eu quero fazer com que essa confiança valha a pena.”

 

Sobre a preparação para a próxima temporada, Vinicius é direto. “2025 não foi um ano que eu me preparei para um projeto desse tamanho, mas acredito que é o suficiente pra dar dor de cabeça no pelotão”, diz, com bom humor e confiança.

 

O jovem atleta destaca que o que mais o motiva é fazer parte de uma estrutura profissional de alto nível. “Saber que estou entrando em uma equipe com os melhores patrocinadores do Brasil e do mundo, e que eles acreditam em mim, é o que mais me motiva.”

 

Com foco em subir ao pódio no Campeonato Brasileiro de XCO e em etapas da CIMTB, Vinicius reforça que representar marcas de tanta tradição vai além das conquistas pessoais. “É sentir a vontade de ganhar grandes conquistas não só por mim, mas também por elas.”, finalizou. 

 

Léo de Castro com apoio para correr na Europa

Além de ser o principal pilar da equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB, a IGP também vai apoiar o atleta Leonardo de Castro, que firmou contrato com a equipe suíça 1050 Bike Team. O foco do jovem talento será disputar a alta temporada do MTB XCO na Europa, além das principais competições da modalidade no Brasil.

 

 

Com apenas 17 anos, Leozinho, que passa a competir na categoria júnior, já construiu uma trajetória extremamente vencedora. O atleta soma em seu currículo um título pan-americano, dois campeonatos brasileiros e diversas outras vitórias no XCO.

 

“Estou com ótimas expectativas para este ano e muito animado para a temporada de 2026. Vou viver uma grande fase da alta temporada do mountain bike na Europa, defendendo a equipe 1050 Bike Team, o que representa uma oportunidade enorme para mim”, explica Leozinho de Castro.

 

“No Brasil, fico muito feliz em contar com o apoio da Scott. A ideia é disputar provas importantes, como o Campeonato Brasileiro, o Campeonato Pan-Americano e também as principais etapas do calendário mundial, que acontecem na Europa”, complementa o atleta.

 

A Equipe Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB conta com os patrocínios da Continental, SRAM, Fourlab, Ictus, Solifes e Navihood.

 

Acompanhe a Scott / Vultro / Free Force Brasil Team MTB no Instagram e no TikTok:

Nenhum comentário: