domingo, 22 de julho de 2012

Com super arrancada no fim, Mark Cavendish vence a última etapa do Tour de France

O britânico Mark Cavendish mostrou novamente porque é o maior sprinter da história do Tour de France. Com uma arrancada fantástica em Paris, ele venceu a última etapa da competição ao terminar em primeiro o trecho de 120 quilômetros entre Rambouillet e a capital francesa, na famosa avenida Champs-Élysées. Cavendish chegou à 23ª vitória de etapa do Tour em sua carreira. O britânico Bradley Wiggins, já consagrado campeão no sábado, apenas desfilou neste domingo, foi aplaudido durante o percurso e tomou o tradicional champagne do vencedor.
Cavendish, da Sky Procycling, fechou a etapa com 03h08min07s. E com a 23ª vitória no Tour, todas em etapas de decididas no sprint, ele ultrapassou a lenda das arrancadas finais, o francês André Darrigade (22 triunfos), ciclista profissional entre 1951 e 1966, e Lance Armstrong, heptacampeão da prova e que, ao todo, levou 22 etapas do Tour, mesclando estágios de montanha e de velocidade. Ele também se igualou a Eddy Merckx em número de vitórias em Paris, com quatro.
Wiggins, também da Sky, que havia confirmado o título no sábado, fechou o Tour com o tempo total de 87h34min47s, seguido pelo compatriota e companheiro de equipe Christopher Froome, três minutos atrás do campeão. Entre as equipes, a melhor foi a Rasdioshack-Nissan, com o tempo de 263h12min01s, 5min54s à frente da Sky, vice-campeã.


O dono da camisa verde, que indica o líder por pontos, foi o eslovaco Peter Sagan, da Liquigas-Cannondale, com 421 pontos. Segundo colocado, o alemão André Greipel, da Lotto-Belisol, ficou muito atrás, com 280. Sagan foi a sensação do Tour, tendo ganho três etapas.


Thomas Voeckler, ciclista francês da Europcar, foi o melhor montanhista, indicado pela camisa branca com bolinhas vermelhas. Ele somou 135 pontos contra 123 do sueco Fredrik Kessiakoff, da Astana, segundo colocado nesta categoria.
Reuters
Bradley Wiggins havia confirmado o título no sábado e foi o primeiro britânico a vencer o Tour
Bradley Wiggins
Bradley Wiggins havia confirmado o título no sábado e foi o primeiro britânico a vencer o Tour
O norte-americano Tejay van Garderen, da BMC, é o dono final da camisa branca, de melhor jovem (ter ou completar 25 anos de idade até o dia 31 de dezembro). Ele somou um tempo total de 87h45min46s, com 6min13s de vantagem para o francês Thibau Pinot, da FDJ, segundo. O atleta mais combativo foi o dinamarquês Chris Ankern Sorensen, da Saxo Bank.

Fonte:
Por ESPN.com.br

Nenhum comentário: