segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Este dispositivo transforma sua mountain bike em uma bicicleta elétrica em segundos

 


O Bimotal Elevate é um dispositivo útil capaz de converter bicicletas de montanha em elétricas, simplesmente instalando-as no disco traseiro destas.

Cada vez mais os espanhóis optam por veículos movidos a eletricidade devido às suas vantagens. Uma tendência que também está se popularizando no mundo das bicicletas .

Apesar disso, há muitos que investiram muito dinheiro em scooters de bicicletas tradicionais e não cogitam trocá-las por modelos elétricos. Nestes casos, kits capazes de converter bicicletas convencionais em elétricas são extremamente interessantes .



Porém, o principal problema é que esses kits costumam exigir a troca de uma das rodas por outra motorizada e outras modificações. E é aí que  entra o Elevate , um dispositivo que só precisa ser instalado sobre o freio a disco traseiro para realizar essa eletrificação.
Mountain bikes eletrizantes

A Bimotal , uma startup americana, é a responsável por esse dispositivo peculiar que eles apelidaram de Elevate e que foi desenvolvido especificamente para a eletrificação de bicicletas de montanha. Toby Ricco, o fundador da empresa, decidiu inventá-lo depois de sofrer uma lesão de esqui que dificultou a subida de ladeiras íngremes.

Elevate incorpora um motor de 750 watts que permite ir até cerca de 45 quilômetros por hora , uma bateria de lítio de 250 Wh que alcança entre 24 e 48 quilômetros de autonomia, um rotor de freio que substitui o da bicicleta e um controle remoto que é passeio no guiador.
Como funciona?

Ao acionar esse controle remoto , uma engrenagem no motor aciona o rotor do freio, conseguindo girar a roda e atingir velocidades de até 45 quilômetros por hora. Sem dúvida, é uma característica que pode ser atrativa para quem quer começar no mundo do BTT ou para quem sofre de problemas de saúde que os impedem de dar aquele esforço extra.

 

Deve-se notar que hoje o Elevate está conectado e só funciona com aceleração, embora Ricco tenha dito à New Atlas que eles já estão trabalhando para oferecer conectividade Bluetooth e uma função de assistência ao pedalar.

Se o ciclista não quiser continuar usando o sistema, basta retirar a bateria e o motor , tarefa que levará apenas alguns segundos, como pode ser visto no vídeo. Elevate pesa apenas 2,7 quilos, então os pilotos não notarão muito da mudança uma vez na moto.

Apesar de ainda não ter sido lançado comercialmente, já é possível reservar o Bimotal Elevate pelo preço de 1.950 dólares (cerca de 1.647 euros ). As primeiras entregas estão previstas para o início de 2021.




Nenhum comentário: