sábado, 3 de fevereiro de 2024

Recall SRAM

 


SRAM LLC está conduzindo uma ação de segurança para os parafusos de fixação em todas as alavancas de câmbio e freio 12 velocidades eTAP AXS Red, Force, Rival e Apex produzidas antes de 1º de julho de 2023, que foram vendidas como conjuntos de pós-venda (aftermarket, que são peças adquiridas como reposição ou upgrade, não oriundas do equipamento original das bicicletas novas).


A SRAM determinou que algumas dessas alavancas podem escorregar ou girar mesmo após apertar o parafuso de fixação do corpo da alavanca. Se o parafuso de fixação não estiver segurando adequadamente a alavanca no guidão, pode resultar em uma alavanca solta, o que, por sua vez, pode causar um acidente.

PRODUTOS ENVOLVIDOS:

As alavancas de câmbio e freio SRAM eTap AXS RED, Force, Rival e Apex de 12 velocidades oriundas do pós-venda (aftermarket) podem estar envolvidas neste aviso de segurança. Se suas alavancas estavam originalmente em uma bicicleta nova comprada em um revendedor autorizado, nenhuma ação é necessária.

ATENÇÃO:

A alavanca de câmbio é um ponto de controle principal ao andar de bicicleta de estrada com guidão curvado. Se a alavanca de câmbio não estiver devidamente apertada no guidão, pode escorregar ou mover-se ao tentar virar a bicicleta ou ao passar por um solavanco; isso pode levar à perda de controle e/ou acidente resultando em lesões.

AÇÃO DO CLIENTE:

Você deve verificar a firmeza da instalação da alavanca de câmbio e freio aplicando leve pressão ao corpo da alavanca, empurrando em direção ao centro do guidão da sua bicicleta. Não gire o corpo da alavanca à força, pois isso pode danificar o guidão. Se a alavanca de câmbio e freio girar ou escorregar quando você aplicar a leve pressão, pare de andar de bicicleta.

Você pode apertar o parafuso de fixação do corpo da alavanca usando uma chave de torque para 6 Newton-metros usando uma chave hexagonal de 5 mm.

Ambas as alavancas devem ser reapertadas usando o seguinte procedimento:

1. Role a capa de borracha para trás para expor a porca de fixação do corpo da alavanca, conforme mostrado no desenho abaixo. A porca é destacada em vermelho no diagrama.

Porca de fixação do corpo da alavanca mostrada em vermelho.

2. Usando uma chave hexagonal de 5 mm ou soquete, afrouxe a porca de fixação 2 voltas completas. Para alcançar a porca, talvez seja necessário puxar a frente da capa de borracha para trás para inserir a chave por baixo da capa.

3. Usando uma chave de torque, aperte a porca de fixação para 6N·m.

4. Repita os passos 2 e 3 mais duas vezes adicionais para remover o excesso de adesivo azul do parafuso de fixação do corpo da alavanca.

5. Afrouxe a porca de fixação 3 voltas completas e ajuste a alavanca para a posição desejada no guidão e depois aperte a porca de fixação para 6N·m. Reposicione a capa na alavanca.

6. Se a alavanca de câmbio e freio não estiver segura após o procedimento acima, por favor, visite um revendedor autorizado da SRAM para uma avaliação adicional.

Assista aqui ao vídeo mostrando como realizar o processo de inspeção e reaperto.

Se você não se sentir confortável em realizar esse trabalho ou se não tiver as ferramentas corretas, leve sua bicicleta a um revendedor autorizado da SRAM para que o parafuso de fixação seja apertado ou substituído sem custo para você. Você pode encontrar um revendedor autorizado local da SRAM aqui: https://www.sram.com/en/dealer-locator. No Brasil, ENCONTRE UMA LOJA mais próxima de você.

Se sua alavanca de câmbio e freio não girar ou escorregar quando você aplicar leve pressão, nenhuma ação adicional é necessária. No entanto, sempre verifique os componentes de freio antes de cada pedalada e certifique-se de que estão instalados corretamente.

A SRAM agradece o apoio de nossos ciclistas para esta ação e lamenta qualquer inconveniente.

Obrigado,

SRAM LLC


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