Esta será a primeira vez na história que Ouro Preto – que também é muito conhecida por suas ladeiras – receberá uma competição de grande porte da modalidade. Para recepcionar alguns dos principais nomes do esporte, será montada uma pista de 600 metros com largada na igreja São Francisco de Paula e chegada na Igreja Matriz da Nossa Senhora do Pilar, ambas no centro histórico de Ouro Preto.
Entre os competidores, estará Bernardo Cruz, atual campeão brasileiro da modalidade e natural da cidade. “Estou muito feliz que, finalmente, vamos ter um evento aqui na cidade. É a primeira vez que teremos uma competição de downhill de alto nível em Ouro Preto e sei que vai ter muita gente torcendo por mim”, aposta.
Mas a vantagem de correr em casa também é uma preocupação para o mineiro. Bernardo acredita que será ainda mais visado pelos adversários. “Com certeza, todo mundo vai querer ganhar de mim aqui”.
Entre os principais concorrentes do “anfitrião” estão o peruano Sebastian Alfaro, atual campeão Pan-Americano na categoria juvenil, o norte-americano Sean McClendon e o catarinense Markolf Berchtold, um dos mais experientes atletas do país.
A competição reunirá 16 competidores, que se enfrentarão em disputas mano a mano em oitavas, quartas, semi-final, até a decisão.
Lembra da última prova de MTB downhill organizada pela Red Bull no Brasil? Foi o Red Bull Desafio no Morro. Se não lembra, clique aqui