terça-feira, 28 de maio de 2013

O novo Shimano Ultegra 6800 chega com 11 Velocidades

Shimano lança o Ultegra 6800 mecânico de 11 Velocidades e dá mais um passo em direção ao futuro do ciclismo. O modelo 2014 vem com boas e refinadas modificações em sua tecnologia, herdadas do Dura Ace 9000, com opção de cor cinza claro.
O novo Ultegra tem alguns pontos conceituais de destaque:
• Tecnologia testada no Pro Tour
• Um grupo para andar o dia todo confortavelmente e com maior controle
• Mudanças de marcha mais rápidas e precisas com menor esforço
• 11 velocidades e combinações para rodar em qualquer lugar e situação
• Eficiência na transferência de potência


Pedivela FC-6800
O novo pedivela do 6800 vem com o design de 4 braços do Dura Ace: é mais leve, porém com a mesma resistência de antes. As opções oferecidas são: 53x39D, 52x36D, 50x34D ou 46x36D, com disponibilidade de movimento central press-fit e Hollowtech II.

Alavancas STI ST-6800
As novas alavancas ST-6800 apresentam uma ergonomia refinada que oferecem maior controle e conforto, especialmente no local de pegada: a borracha do STI, onde o ciclista apoia as mãos. Agora os STI’s do Ultegra tem a mesma forma e pegada dos STI do Dura Ace atual.

Os STI 6800 também ganharam uma alavanca com fibra de carbono, e cabos com revestimento em polímero de baixa fricção. Dessa forma, ele apresenta uma ação de mudança bastante positiva, mais leve e curta, já familiar a quem usa o DA 9000.

Câmbio Traseiro RD-6800
O câmbio traseiro RD-6800 do Ultegra passou por uma repaginação completa. Agora ele é mais compacto e leve, com um novo mecanismo de molas que garante mudanças de igual performance em todas as engrenagens do cassete.

Melhorias também foram feitas para garantir precisão nas mudanças de marcha mesmo com o uso e o passar do tempo. Os câmbios estão disponíveis tanto em SS (haste curta) e GS (haste longa), sendo o GS compatível com cassete de 32D.

Câmbio dianteiro FD-6800
Esse câmbio dianteiro (FD) ganhou uma relação mais atualizada, para garantir mudanças mais curtas e fáceis no trocador.

Os novos cabos de polímero revestidos ajudam nessa maciez das trocas de marcha, enquanto ganham em estabilidade com um novo parafuso de apoio para câmbios do tipo Brazed On, derivado do DA 9000, seu irmão maior.

Cassete CS-6800
O cassete do Ultegra agora possui 11 velocidades e terá cinco opções disponíveis: de 11-23D até 11-32D. (11-23D, 11-25D, 12-25D, 11-28D,11-32D)

Corrente CN-6800
A corrente do Ultegra, também direcional, ganhou a tecnologia Sil-Tec: uma cobertura em PTFE que melhora a durabilidade e protege contra corrosão: outra melhoria herdada do Dura Ace 9000.

Freios BR-6800
O freio do Ultegra mudou para um design de pivô duplo simétrico com aumento de 10% no poder de frenagem (em comparação com o Ultegra anterior).
O BR-6800 também utiliza os novos cabos BC-R680 com cobertura de polímero garantindo menor fricção e frenagem mais modulada. Versões aerodinâmicas para montagem direta (Direct Mount) também foram desenvolvidas para a frente e para a traseira (BR-6800).

Rodas Tubeless WH-6800

O sistema de rodas do Ultegra 6800 vem com projeto de aros offset Tubeless e utiliza um cubo de flange mais larga que mantém a rigidez e controle. As rodas da Shimano utilizam sistema de rolamentos de copo e cone que permitem ajuste fácil sem necessidade de ferramentas específicas.

Pedais PD-6800 SPD-SL

Pouca coisa mudou neste pedal, desde a versão anterior: em time que está ganhando, não se mexe! Apenas pequena mudança estética e na cor, para combinar com o novo esquema de cores do 6800.

O novo Ultegra é um grupo para várias situações de ciclismo: Racing / Granfondo / Touring Sports/ Cyclocross. E com 11 velocidades, será uma grande opção para novos ciclistas entusiastas.


Fonte: Shimano