terça-feira, 2 de julho de 2013

Rodrigo do Nascimento vence o Campeonato Brasileiro de Ciclismo

Prova feminina foi conquistada por Luciene Ferreira que garantiu o bicampeonato da competição
Rodrigo venceu isolado
Crédito: CBC/Divulgação
Os melhores ciclistas do Brasil estiveram reunidos neste domingo (30), na cidade de São Carlos (SP), para disputarem as provas de resistência do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada Elite/Sub-23.  A competição além de definir os melhores do país, ainda distribuiu pontos para o ranking internacional (UCI) para os primeiros colocados. Rodrigo do Nascimento e Luciene Ferreira foram os mais rápidos e garantiram a vitória da competição na categoria Elite.


Os atletas testaram os seus limites em um percurso altamente seletivo que acabou sendo um dos principais adversários. As provas foram verdadeiras maratonas e durante as disputas do masculino, os atletas pedalaram por 178 km distribuídos em um grande circuito de 8,5 km de extensão, montado dentro do Parque Eco-Esportivo Damha. A estrada tinha vários trechos técnicos, com subidas que desgastaram muito os competidores. Dos mais de 100 atletas que largaram na prova masculina, apenas 20 conseguiram cruzar a linha de chegada.

Largando apenas como um coadjuvante, Rodrigo do Nascimento, que defende a equipe paulista São Francisco Saúde/Ribeirão Preto, acabou mudando toda a história da competição e se tornou o grande protagonista do dia. O atleta acabou crescendo no decorrer da competição e quando faltavam poucos metros para a grande chegada, conseguiu se desgarrar dos seus adversários e seguiu isolado para conquistar a vitória mais importante da sua carreira, completando o percurso em 4h36min49s.   

O técnico da equipe de Ribeirão Preto, Marcelo Donnabella, foi o grande responsável pela descoberta do ciclista Rodrigo do Nascimento e se sente orgulhoso de hoje poderem comemorar juntos essa grande vitória. “O Rodrigo foi uma descoberta que eu fiz há alguns anos atrás e tinha certeza que ele se tornaria um grande ciclista. Ele sempre foi muito dedicado, segue a risca tudo o que é necessário para a vida de um atleta. Ele mereceu essa vitória”, declarou Marcelo Donnabella.

“Hoje, fizemos um bom trabalho em equipe. Em nenhum momento deixamos de acreditar na vitória. Foi uma prova duríssima, mas mesmo nos momentos mais difíceis, onde tudo parecia estar perdido, nossos atletas continuaram acreditando, até os últimos metros. Toda essa união e persistência do nosso grupo foram fundamentais para o resultado final. Essa conquista vai ser muito importante para a equipe, e acredito que possa abrir várias outras portas”, afirmou o técnico.

Após 20 segundos, o grupo intermediário, formado por seis ciclistas, disputou o sprint final. Alex Diniz (Brasilinvest/São José dos Campos), que havia liderado boa parte da prova e acabou sendo alcançado na última volta, venceu a disputa e conquistou a medalha de prata, seguido por Alan Maniezzo (São Lucas/Americana) com o bronze. O campeão da Sub-23 foi João Marcelo Gaspar (Ironage), seguido por Andre Almeida (Barueri) e Carlos Henrique dos Santos (Barueri), segundo e terceiro, respectivamente.

Feminino

A disputa pelo título feminino também foi emocionante. Durante todo o percurso, várias atletas tentaram se desgarrar do grupo principal, mas a prova acabou sendo decidida apenas nos metros finais. Luciene Ferreira (Brasilinvest/São José dos Campos), campeã em 2012, pedalou 68 km em 2h02min38s e acabou mais uma vez subindo ao lugar mais alto do pódio, conquistando o bicampeonato da prova.



“Já larguei a prova sabendo que iria ser um dia bastante difícil. A prova estava reunindo as melhores atletas do Brasil e todas tinha o mesmo objetivo, que era vencer ou vencer. Acabei adotando a tática de tentar sair sozinha ou levar a prova para o sprint final. Como o nível estava alto, acabei não conseguindo me desgarrar das adversárias e decidi realmente tentar a vitória nos últimos metros. Após um belo trabalho em equipe, tudo acabou dando certo e estou muito feliz. Quero agradecer toda a minha equipe pela confiança e pelo apoio incondicional de toda a minha família por estarem sempre ao meu lado”, declarou a campeã.

Clemilda Fernandes (Clube Fernandes de Ciclismo), que venceu a prova Contra-Relógio no sábado (29), levou a medalha de prata, enquanto Flávia Oliveira (DNA/Plan7) completou o pódio faturando o bronze.

Entre as revelações da Sub-23, Márcia Fernandes, do Clube Fernandes de Ciclismo, mais uma vez foi a mais rápida, vencendo a prova com mais de nove minutos de diferença para a segunda colocada, Nayara Ramos, que representa a equipe de Araçatuba. A medalha de bronze ficou com Viviane Santos, também de Araçatuba.  

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2013 foi uma realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), em parceria com a Federação Paulista de Ciclismo (FPC).



Resultados completos da prova de resistência

Elite masculina: [Link]

Elite feminina: [Link]



Resultados do Contra-Relógio

Elite masculina: [Link]

Elite feminina: [Link]

Fonte:CBC