segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Iron Biker 2013 - Relato Robson Ferreira

Podium dos Campeões
Sexta Feira - (Desafio Monster) - Foi um circuito de 2 kilometros nas ruas de pedra no Centro Histórico da cidade de Mariana-MG. A largada foi dada após a bateria da categoria feminino. Foram 4 voltas, eu larguei bem, estava entre os 5 primeiros, mas na passagem pela praça e com uma escada de 4 degraus para subir furei o pneu, o liquido vedou mas ele ficou muito vazio. Decidi poupar a bike para o dia seguinte e completar a prova para garantir 1 ponto. Fiquei um pouco decepcionado, mas a prova iria começar pra valer somente no dia seguinte.
Sábado - 82 km - Largada as 9 hrs da manha, sob um forte sol, na primeira serra ja selecionou um forte grupo de uns 10 ciclistas, fiquei nele e fortes ataques no decorrer da prova se sucederam. O grupo foi diminuindo a cada quilometragem, no final restou somente o suiço e eu. Quando faltavam 8 kilometros eu ja conhecia o local e sabia que era somente plano ate a chegada, tentei me concentrar para tentar ganhar no sprint final, mesmo sabendo que o suiço era muito forte em sprints. Fui pra cima quando faltava 500mts, consegui entrar na ultima curva em primeiro, a 50mts da chegada, onde os batedores mandaram diminuir por causa de um caminhao que estava parado a frente, diminui e o suiço passou batido, tive que reduzir marcha e arrancar novamente, mas nao deu, fiquei a 5 segundos do meu adversario.
Domingo - 52km - Ja pela manha avisei a minha esposa e meu amigo Mark que a bike estava melhor que na sexta e sábado assim como eu. Estava em mente que iria para o tudo ou nada. Era ganhar e o resto deixar na sorte. Porque eu tinha que ganhar e o suíço fazer terceiro para que eu levasse o titulo. Bom, nao precisei tomar a iniciativa, porque 3 atletas na primeira serra atacaram tambem, tudo que eu queria escapar com mais atletas que nao fossem o lider. Estavamos em um ritmo alucinante, onde com uns 18km de prova ao atravessar um rio meu pneu dianteir começa a esvaziar, parei pra colocar o furo pra baixo pra deixar o liquido selante vedar, mas perdi uns 2 minutos na tarefa. Tive que inflar o pneu, o liquido vedou e parti para recuperaçao. Foi um longo caminho porque voltei na prova em decimo e fui recuperando, assim que encostei no quinto e quarto meu pneu novamente furou, mas agora foi o traseiro... Dessa vez o liquido selante nao vedou, porque era um furo na lateral, tive que colocar a camara de ar. Voltei a prova novamente, consegui alcançar mais 3 atletas e terminar o dia em nono. Agora era fazer contas e ver se iria subir ao podio. 



Bom, com a soma de pontos consegui a quarta colocação na classificação geral. Estou feliz pela performance, triste pelos furos que foram 3 e muito feliz por ter tentado o titulo, fui para o Iron com isso na cabeça, nao consegui, mas mais oportunidades viram.

Agradeço a minha esposa, amigos, ao compadre Mark que cuidou da bike, pais do Mark Helison, patrocinadores e apoiadores.