sábado, 11 de janeiro de 2014

Ana Paula Polegatch vence a 3ª etapa e fica perto do título da Volta Feminina do Brasil 2014

Ciclista foi a mais rápida após o trecho entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha. André Gohr segue na frente na categoria Junior da Volta do Futuro.Ana Paula Polegatch ficou ainda mais próxima do bicampeonato na Volta Ciclística Feminina do Brasil 2014, competição válida pelo ranking nacional e que vem sendo realizada na cidade de São Carlos, no interior paulista. A atleta da equipe Memorial/P.M. Santos venceu, neste sábado, a terceira etapa da competição, um prova de estrada de 82,4 km, entre Água Vermelha/Santa Eudóxia/Água Vermelha, com o tempo de 2h34min29seg. Foram mais de dois minutos em relação à segunda colocada, Silvia Augusta da Silva, da Smel São José do Rio Preto, o que praticamente garantiu o segundo título consecutivo para a atleta na Volta Feminina.
Ana Paula venceu a terceira etapa (Foto: Ivan Storti)Ana Paula venceu a terceira etapa (Foto: Ivan Storti)
Já pela 8ª Volta Ciclística do Futuro, que acontece paralelamente ao evento feminino, a briga segue acirrada na categoria Junior. A vitória no dia foi de Lucas Ribeiro Motta, da Hidrorepell Tintas/FME/Bike Point, com 2h16min35seg292, apenas 13 milésimos à frente do líder geral André Gohr, da Brucicle/Latina Têxtil/FME Brusque, que fez o tempo de 2h16min35seg305.
Com diferença de apenas dez segundos entre ambos na classificação geral, a definição ficará para a quarta etapa.
André Gohr lidera (Foto: Ivan Storti)
André Gohr lidera (Foto: Ivan Storti)
Neste domingo, dia 12, acontece o último desafio das duas competições. Está programada uma nova prova de circuito, mais uma vez dentro das instalações do Parque Eco-Esportivo do Damha, com percurso de 8,5 km. Estão previstas de três a quatro voltas para o Infanto-Juvenil, de quatro a seis para Juvenil, e dez para Elite Feminino e Junior Masculino, esta totalizando 85 km. A programação terá início às 8h.
A terceira etapa levou a competição para os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. Os participantes enfrentaram a etapa de estrada, com quilometragem variando dependendo da categoria da Volta do Futuro e Volta Feminina. O calor forte foi a marca do dia, exigindo bastante dos ciclistas ao longo de todo o dia. Entre a mulheres, a atual campeã Ana Paula Polegatch sobrou mais uma vez.
Ela completou a primeira das duas voltas na frente e, mantendo um ritmo forte, venceu a etapa com boa vantagem para as demais colocadas. Agora, Ana precisa apenas terminar no primeiro pelotão para garantir o título. “Foi um dia importante, pois consegui abrir uma boa vantagem. Agora é administrar no domingo, concentrada para não cair ou quebrar, para conseguir o título”, destacou a atleta, de 25 anos, natural de Guarapuava, no Paraná.
Ana disse que fez uma preparação forte para a Volta do Brasil 2014. “Treinei desde o final de outubro para esse evento, com média de 100 km e neste mesmo horário. Quero ter um bom resultado para começar bem a temporada na nova equipe. Trata-se de um grupo muito forte e que pretende brigar pelos títulos em vários eventos, uma situação que me agrada muito”, finalizou.
Volta do Futuro
Reunindo mais de 200 atletas nas categorias Infanto-Juvenil, Juvenil e Junior, masculino e feminino, a competição tem sido bastante agitada. Na categoria Junior, que corre juntamente com o feminino, por exemplo, a etapa foi emocionante. A definição aconteceu no sprint, com vitória de Lucas Motta sobre André Gohr, dois destaques da nova geração do ciclismo nacional.
Para este domingo, os dois atletas devem brigar desde o início pela melhor colocação, que garantirá o título. André soma uma vitória, no contrarrelógio, um nono lugar no circuito e um vice na estrada, o que lhe garante a liderança com dez segundos de vantagem.
A 8ª Volta Ciclística do Futuro e 3ª Volta Ciclística Feminina do Brasil é uma realização do Governo do Estado São Paulo, através da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Federação Paulista de Ciclismo e Prefeitura Municipal de São Carlos, com apoio do Parque Eco-Esportivo do Damha.

Fonte: Site da Federação Paulista de Ciclismo