A vitória na sexta e última etapa, com chegada na Quinta da Boa Vista neste domingo, dia 31, ficou com o brasileiro Rafael Andriato (Neri Sottoli Yellow Fluo Pro)
Foi com muito sol e a Quinta da Boa Vista lotada que Oscar Sevilla (EPM UNE) vestiu em definitivo a camisa amarela e pode comemorar o bicampeonato individual geral do Tour do Rio neste domingo, dia 31. O ciclista espanhol, 16º lugar na sexta e última etapa, percorreu os 997km ao longo da semana com o tempo total de 23h15min13s, dez segundos à frente do segundo colocado, o compatriota Gustavo Veloso (OFM Quinta da Lixa).
O Brasil teve lugar no pódio, com a terceira colocação de Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest), que levou para casa a camisa branca com bolas vermelhas, de melhor montanhista da competição. O prêmio de melhor atleta Sub-23 (camisa branca) foi para Mektel Eyob (World Cycling Centre), da Eritreia. A equipe campeã foi a brasileira Ironage Colner, com 69h48min52s.
O vencedor da etapa deste domingo, entre Rio das Ostras e Rio de Janeiro (180,7km), foi o brasileiro Rafael Andriato (Neri Sottoli / Yellow Fluo Pro), que arrancou nos metros finais para marcar 3h37min22s. Na segunda posição ficou o cubano Michel Garcia (São Francisco Saúde/ Açúcar Caravelas / Gold Meat), seguido do argentino Cristian Clavero (Ironage Colner), o melhor velocista do Tour e detentor da camisa verde.
Camisa amarela desde o final da primeira etapa, Oscar Sevilla conseguiu administrar a vantagem desde o início. O bicampeão lembrou das pessoas que o ajudaram nesses seis dias de competição. “Foram dias muito duros, intensos e de muito cansaço físico e psicológico. Nessas horas o trabalho em equipe dos meus companheiros foi essencial. Algumas vezes pensamos que não iremos conseguir segurar tanto desgaste, mas aí eles vêm e te ajudam, te carregam e isso fez a diferença. Agradeço muito também ao meu treinador (Gabriel Mesa) e aos meus familiares. Dedico o título a todos eles”, comemorou Sevilla.
A última etapa
Caracterizada pelo fim das montanhas, a sexta e última etapa do Tour do Rio foi marcada pela forte movimentação, constantes ataques de fugas e pela velocidade média de quase 50km/h no plano. As equipes se atacaram bastante por todo o percurso e a expectativa era grande para saber se Oscar Sevilla (EPM UNE) ia conseguir segurar a vantagem de dez segundos sobre o segundo colocado geral Gustavo Veloso (OFM Quinta da Lixa). A emoção maior ficaria nos últimos dez quilômetros. A velocidade média do pelotão chegou a 52 km/h, com alternância de ataques e fugas e com até cinco líderes naquele momento. No último quilômetro, com todo pelotão compacto, Rafael Andriato e Michel Garcia travaram uma grande disputa pela primeira colocação, levando a torcida ao delírio. No final, melhor para o brasileiro.
“Nossa! Foi incrível! Sem palavras para explicar essa vitória, talvez por conta da exaustão (risos). Estou muito feliz de conseguir ganhar três etapas duríssimas do Tour do Rio. É muito bom chegar aqui e receber o carinho da torcida. Ganhar em casa tem um gosto especial. A competição é muito difícil, na Europa, por exemplo, as etapas são bem definidas, um dia você só tem montanha, no outro você só tem pista plana. Aqui você tem todos os dias, tudo misturado. É um grande teste físico e psicológico. Sem contar o visual que é lindo demais. Agora é só descansar e celebrar com a minha família esse título”, explicou Rafael Andriato.
Brasileiro mais bem colocado na classificação individual geral, Kleber Ramos fez uma análise do seu desempenho e da equipe ao longo do Tour. “Entramos no Tour do Rio pensando no pódio na classificação individual e na conquista da camisa de montanha. Conseguimos conquistar ambos. Hoje (domingo) a equipe fez um belo trabalho neutralizando as fugas. Ainda tentei um sprint no final e garanti o quarto lugar nessa etapa. Estou muito feliz pelo que fizemos ao longo da semana”, contou o atleta.
Diretora Geral do Tour do Rio, Maria Luisa Jucá adiantou que haverá mudança de percurso para a edição de 2015, com etapas em outras cidades. A única já garantida é Três Rios. Além disso, há a expectativa de que o evento suba na escala técnica da União Ciclística Internacional. “Vamos aguardar a avaliação da UCI para sabermos se o Tour do Rio passará a ser um evento 2.1 na escala internacional. Isso nos permitirá aumentar ainda mais o nível técnico. Nesta edição tivemos duas equipes brasileiras ocupando o lugar mais alto do pódio e isso comprova a evolução do ciclismo nacional ao longo desses últimos cinco anos. Posso dizer que elas estão prontas para competir com as equipes internacionais”, garantiu.
Paulo Vieira, presidente da Comissão Técnica da Lei de Incentivo ao Esporte, também prestigiou a chegada da 5ª edição do Tour do Rio. “Este é o quinto ano que a Lei incentiva o evento. Desde 2007 foram mais de R$ 1 bilhão investidos no esporte. O Instituto Faça (realizador do Tour do Rio) está de parabéns não só pela competição mas por todas as outras atividades relacionadas ao fomento do ciclismo”, disse.
Classificação Individual na Etapa:
1) Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 3h37min22s
2) Michel Garcia (São Francisco Saúde) – mesmo tempo
3) Cristian Clavero (Ironage Colner) – mesmo tempo
4) Kleber Ramos (Funivc Brasilinvest) – mesmo tempo
5) Jaime Castañeda (EPM UNE) – mesmo tempo
Classificação Individual Geral
1) Oscar Sevilla (EPM UNE – Colômbia) – 23h15min13s
2) Gustavo Veloso (OFM / Quinta da Lixa – Portugal) – a 10s
3) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – a 1min21s
4) Gregolry Panizo (Clube Dataro de Ciclismo) – a 1min29s
5) Wilian Chiarello (Clube Dataro de Ciclismo) – a 1min52s
Classificação por Equipe na Etapa:
1) EPM UNE (Colômbia) – 10h52min06s
2) OFM/Quinta da Lixa (Portugal) – mesmo tempo
3) São Francisco Saúde (Ribeirão Preto) – mesmo tempo
4) Leopard Development Team (Luxemburgo) – a 09 segundos
5) Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro (Itália) – a 11 segundos
6) Clube Dataro de Ciclismo (Cascavel) – mesmo tempo
7) Ironage Colner (Sorocaba) – mesmo tempo
8) World Cycling Centre (Africa) – mesmo tempo
9) Equipe UFF de Ciclismo (Rio de Janeiro) – mesmo tempo
10)Funvic Brasilinvest (São José dos Campos) – a 17 segundos
Classificação Geral – Equipes
1) Ironage Colner (Sorocaba) – 69h48min52s
2) Clube Dataro de Ciclismo (Sorocaba) – a 2min29s
3) EPM UNE (Colômbia) – a 4min48s
4) OFM Quinta da Lixa (Portugal) – mesmo tempo
5) São Francisco Saúde (Ribeirão Preto) – a 19min37s
6) Funvic Brasilinvest (São José dos Campos) – a 29min21s
7) Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro (Itália) – a 30min42s
8) Leopard Development Team (Luxemburgo) – a 1h18min51s
9) World Cycling Centre (Africa) – a 1h35min12s
10) Equipe UFF de Ciclismo (Rio de Janeiro) – a 2h33min15s
Pontos na Etapa
1) Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 10 pontos
2) Michel Garcia (São Francisco Saúde) – 7 pontos
3) Cristian Clavero (Ironage Colner) – 5 pontos
4) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 3 pontos
5) Jaime Castañeda (EPM UNE) – 2 pontos
Geral Pontos
1) Cristian Clavero (Ironage Colner) – 56 pontos
2) Rafael Andriato (Neri Sottoli/Yellow Fluo Pro) – 40 pontos
3) Oscar Sevilla (EPM UNE) – 22 pontos
4) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 21 pontos
5) José Rodrigues (Ironage Colner) – 16 pontos
Geral Montanhas
1) Kleber Ramos (Funvic Brasilinvest) – 46 pontos
2) José Rodrigues (Ironage Colner) – 28 pontos
3) Alan Maniezzo (São Francisco Saúde) – 21 pontos
Geral Juventude (Sub-23)
1) Metkel Eyob (World Cycling Centre Africa)
2) Peterson Neves (Ironage Colner)
3) Marco König (Leopard Development Team)