segunda-feira, 14 de março de 2016

Copa SP: Lauro Chamam vence etapa de abertura Etapa aconteceu em Jardinópolis, no último Domingo, dia 6.

Lauro Chaman vence etapa de abertura (Foto: Divulgação / CSPC)
Localizada no coração da região conhecida como a “Califórnia Brasileira”, a cidade de Jardinópolis-SP, região nordeste do Estado de São Paulo, a 22 Km de Ribeirão Preto, foi a sede da Etapa de Abertura da Copa São Paulo de Ciclismo 2016, que teve a presença de atletas de altíssimo nível como o campeão da categoria Elite Masculino, Lauro César de Mouro Chaman (equipe Memorial/Fupes/Santos), atleta da seleção brasileira de ciclismo paralímpico, mas que compete com os atletas da Elite.
Lauro trouxe duas medalhas de ouro e uma de prata dos Jogos Panamericanos de 2015 disputados em Winnipeg no Canadá, e encontra-se em plena preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, sendo um dos maiores atletas do mundo nas provas que disputa. O atleta aliás é o atual tri-campeão das etapas de abertura da CSPC, tendo vencido por três vezes consecutivas. Lauro viaja no dia 14 de Março para Montechieri, na Itália, onde disputará o campeonato mundial de paraciclismo de pista (Provas de velódromo).

Conhecida como a “capital nacional da manga”, a cidade foi a principal produtora e exportadora da fruta por várias décadas, sendo lembrada como um dos principais polos do desenvolvimento econômico da região da Mogiana, através da Cia. Estrada de Ferro Mogiana em meados do século XX, com intensa atividade agroindustrial e também conhecida pela festa religiosa do Senhor Bom Jesus da Lapa, que atrai milhares de pessoas de todas as partes do país, em peregrinação ao Santuário.
Além de Lauro Chamam, atletas como Elivelton Pedro, de Ibitinga, Antoelson Dornelles, de Batatais, Julio César Franco, de Brasília, Luan da Matta, de Taubaté, Luís Augusto Machioli, de Araraquara, Igor Teodoro Molina, de São José dos Campos (Categoria Junior), dentre outros, foram alguns dos destaques presentes em Jardinópolis, todos atletas de renome nacional e que não mediram esforços para apresentar um ciclismo de elevado nível técnico, num circuito predominantemente plano de 3,8 Km por volta, na Avenida Prefeito Newton Reis, onde o público que compareceu pôde presenciar um belo espetáculo esportivo num domingo de sol e tempo aberto, em que ao todo quase 170 ciclistas distribuídos em 12 categorias oficiais, divididos por idade e critério técnico, além dos iniciantes da cidade de Jardinópolis, tiveram suas largadas e chegadas (concentração da Prova) em frente à Praça Olavo Bilac, com disputas acirradas em todas as categorias, desde os mais jovens (Infanto Juvenil, para ciclistas de até 13 anos) até os Masters-B (para ciclistas com 60 anos de idade em diante), passando também pelas categorias feminino, que invadiram a avenida principal da cidade com o colorido característico do ciclismo.
De acordo com Wéder Teixeira e Alessandro Giannini, diretores da Copa, a etapa de abertura da Copa São Paulo de Ciclismo em Jardinópolis contou com a aprovação de todos os participantes, e rendeu elogios dos organizadores. “Um excelente circuito para os atletas testarem todas as potencialidades, com a maioria das provas sendo decididas no Sprint, com elevadas médias horárias e um esforço muito grande da Prefeitura, Secretaria de Esportes e todos os envolvidos no evento para que tudo saísse da melhor maneira possível. Mesmo sendo a primeira etapa da Copa realizada na cidade, podemos dizer sem sombra de dúvidas que foi excelente, com o empenho de todos visando um objetivo comum, que foi a realização de um ótimo evento. Com certeza os visitantes saíram com uma imagem muito positiva da cidade”, comentam os diretores, que revelam que no mês de Julho a cidade sediará mais uma etapa do campeonato.
Confira os demais campeões da Etapa de Abertura da Copa São Paulo de Ciclismo 2016 em Jardinópolis, que vestirão a camisa de líder quadriculada vermelha e branca na segunda etapa:
– Categoria Sênior-A (30 a 39 anos): Aurélio Bueno Moreira (SMEL/Boi Gordo/Agua Doce/Multibike/ASC/ Sertãozinho-SP);
– Categoria Sub-30 (19 a 29 anos): Rafael Souza dos Santos (SME/ Barretos-SP);
– Categoria Elite Feminino (19 anos em diante): Lusuelem Domingues dos Santos (Avulsa-SP);
– Categoria Sênior-B (40 a 49 anos): Dogmar Lopes Cavalcanti (Team Barra Bonita de Ciclismo);
– Categoria Junior Masculino (17 e 18 anos): Igor Teodoro Molina (Clube de Ciclismo/ São José dos Campos);
– Categoria Junior Feminino (Até 18 anos): Perola Carolina Moreira (SMEL/Boi Gordo/Agua Doce/Multibike/ASC/ Sertãozinho-SP);
– Categoria Juvenil Masculino (15 e 16 anos): Matheus Máximo dos Reis (SME/ Matão);
– Categoria Master-A (50 a 59 anos): Sidnei da Silva (SEME/ Santa Bárbara D´Oeste);
– Categoria Master-B (60 anos em diante): João Batista Maglio (Odontologia Maglio, Implantes e Laserterapia/ Araraquara);
– Categoria Infanto Juvenil (Até 13 anos): João Vitor Rossi Alvarenga (São Francisco Saúde/ Powerade/ SME/ Ribeirão Preto);
– Categoria Mountain Bike (Única e livre idade): Lucas Brandão (São Francisco Saúde/ Powerade/ SME/ Ribeirão Preto).
A equipe campeã geral da etapa foi a São Francisco Saúde/ Powerade/ SME, de Ribeirão Preto, uma das principais equipes do país, que somou 136 pontos, mais que o dobro da segunda colocada, SMEL/Boi Gordo/Agua Doce/Multibike/ASC, de Sertãozinho com 61 pontos e a Team Barra Bonita de Ciclismo, de Barra Bonita, terceira colocada com 51 pontos conquistados na etapa. A Equipe de Barra Bonita é a atual bicampeã da Copa São Paulo de Ciclismo por equipes.
A Etapa de Abertura da Copa São Paulo de Ciclismo em Jardinópolis teve a realização da Prefeitura do Município de Jardinópolis, através da Secretaria Municipal de Esportes, com apoio da Câmara Municipal de várias secretarias municipais/departamentos envolvidos, como saúde, obras e infraestrutura, trânsito, etc, além do apoio da Polícia Militar. A organização foi da GT Eventos Esportivos, organizadora da Copa São Paulo de Ciclismo e supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com os apoios gerais de Copa de Água Mineral H2Ótima e Silk Sert Estamparia e Uniformes Profissionais.
A segunda etapa da CSPC 2016 será realizada na cidade de Ipuã-SP, também região nordeste do Estado, no dia 27 de Março.