quinta-feira, 16 de junho de 2016

Desafio 24 Horas Cidade Administrativa de Belo Horizonte.

Foto da Largada - FMC
Sede do Governo de Minas Gerais, a Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, recebeu o Desafio 24 Horas de Ciclismo de Belo Horizonte neste final de semana, com largada às 10 horas da manhã de sábado – 04 de junho – e término às 10 horas da manhã do domingo dia 05.
Prova inédita de ultra ciclismo - o Desafio 24 de Ciclismo BH resgata esta prova de longa distância extinta a oito anos no Brasil sendo a maior prova de longa duração tanto no Brasil quanto na América Latina.


Em circuito de 2,7 quilômetros praticamente plano com um cenário deslumbrante os atletas das várias categorias Solo, Duplas, Quartetos Team e Estreantes e Quinteto Turismo se aventuraram e se superaram nas 12 ou 24 horas pedalando.

O Desafio 24h é uma competição num formato no qual revezamento é um diferencial para quem está competindo em equipes, pois elas se organizam em estratégias e entrosamento para superarem as equipes adversárias e no momento de transição segundos fazem diferença.

Na categoria 12 horas os atletas solo e dupla fizeram pegas alucinantes, destaque para o atleta Wagner Alves (Clube Lapa Bike) da solo que fechou a prova com 405 km e velocidade média de 34km/h, seguido de Cristiano Mota (Clube Lapa Bike) e Adney Rocha. A dupla Humberto Higino e Rafael Braga, mineiros que correm pelas equipes Pro Cycling Team ADF de Guarulhos - SP e Memorial de Santos – SP, respectivamente. Pensando nos treinos para o Campeonato Brasileiro, fizeram 486 km e velocidade média de 41km/h nas 12 horas, seguidos por Gilvan Francisco e Maykom Rodrigues e Anderson Clayton e Frederico Goulart na terceira colocação. Na Categoria Solo Feminino 12h, destaque para a campeã Ana Claudia de Varginha - MG que declarou ser seu maior desafio até hoje, que acreditou e fez bonito atingindo a marca de 295 km, seguida de Samirian V. Grimberg, atleta Paraolímpica e atual campeã na sua classe. Considerada o xodó do desafio pela simpatia e exemplo de superação, na qual limitações são apenas criações da mente, pois esta Baiana de ITABUNA é força de vontade de fazer aquilo que para muitos parece impossível, mas para Samirian é simples: levantar a cabeça e fazer aquilo que ela mais gosta que é pedalar.


Terminada a prova de 12h lá estavam os guerreiros das 24h apenas na metade do desafio, e mesmo com o frio da madrugada o clima era quente nas disputas dos atletas dos quartetos, quintetos e mountain bike.
As equipes se organizavam em suas estratégias, se viram obrigados a alterá-las para se adaptarem às circunstâncias e assim executaram o que julgaram ser melhor.
Destaque para a equipe estreante “Quarteto Perigoso”, formada por Gabriel Borges, Sérgio Durans, Jonatas Lima e Antônio Neto que se sangrou campeã geral com 840 km percorridos em 24h, foram perseguidos pouco atrás por mais de 12 horas de prova pelo time de Guilherme Garóforo, Márcio Costa, Bruno Bragança e Gilberto Martelo com os nervos à flor da pele fazendo pegas alucinantes brigando por segundos a cada volta, mas no decorrer da madrugada foram superados pela estratégia do time de Gabriel e fecharam com 822km. Na terceira posição ficou o time de Breno Brito, Eduardo, Bruno e Fernando, com 755km.
Campeã da categoria Quarteto Team e terceira geral a equipe de Petterson, Marcos de Souza, Eurico Assis e Igor Rodrigues atingiram a marca de 810 km, seguidos pelo time de KIWI SUCOS com Danielle Ferreira, Carlaile de Almeida, Vitor Luiz e Bruno Bones e na terceira colocação o quarteto de Marcelo Murrer, Robson França, André Luiz e Flávio Cásar.
Na categoria quinteto turismo os bravos e esforçados apaixonados pelo esporte encararam este desafio não somente pensando em vencer, mas superar todas as dificuldades porque eles nem sempre conseguem ter uma rotina de treinos, mas com muita força de vontade deixaram todas as dificuldades de lado e partiram pra cima tendo a melhor experiência de suas vidas sobre duas rodas, provando aos "treinados" que basta ter força de vontade pra participar de uma prova de 24 h como o Desafio, e declararam que estão ansiosos para o próximo.



Estrutura do evento


A categoria Quinteto Turismo não teria pódio, mas surpreendentemente os participantes desta categoria fizeram uma reunião entre eles e levaram para a comissão técnica da prova uma proposta de pódio, pois gostariam de disputar para terem mais emoção, que foi aceita. No final venceu o quinteto Marangon com os integrantes Warley Marangon, Solange Busek, Aquila Prata, Roberta Rodrigues, Wallace Brasil com a incrível marca de 760 km, seguido da equipe “01” formada por Misael Brito, Roberto Leite, Altamir de Azevedo, Luiz Otávio e Wagner Cesar e em terceiro lugar o time de Rodrigo Araújo, Maurílio Duarte, Paulo Marcio, Renzo Radicchi, Gustavo Resende. Esta última completou bravamente às 24 horas mesmo com alguns integrantes a muito tempo sem pedalar, montaram a equipe de última hora para não ficarem de fora da “festa”, como foi considerado por quem participou.
Na categoria Mountain Bike, os bravos do OFF ROAD Diocleciano Tomé, Clayson Eustáquio, Matheuws R. Pereira, Tiago Nascimento (Clube Lapa Bike) deram show na pista e não se intimidaram com as speeds e fizeram quilometragem de super campeões 725 km, sendo a única equipe inscrita nesta categoria, mas que competiram de igual com os speedeiros dentro da distância percorrida.
Já os atletas na categoria solo tinham o árduo compromisso de pedalarem sem revezamento por 24h, os "bravos", por assim dizer, passaram dia e noite com raça e determinação, que faz destes os destaques do desafio.
Na largada, Rogerio Pacheco, considerado melhor atleta do Brasil em provas de 24h, salta à frente com desafio de bater seu próprio recorde de 2008 em Fortaleza, sua última participação em provas de 24h, na qual deixou a marca de maior distância percorrida por um latino americano em 24h: 663km. Este fenômeno brasileiro do ultraciclismo. Concentração e determinação são características fundamentais deste vencedor, acompanhado de perto e lembrado por quem conhece sua trajetória, sendo impulsionado pelos amigos e público presente e teve um desempenho impecável. Sua organização antes e durante a prova, sua estrutura, estratégia, determinação e a parte psicológica impressionaram a todos presentes. Com esta receita infalível Rogerio Pacheco não só venceu o Desafio 24h de BH como bateu sua marca de 663km para 701km com média de 30 km/h, seguido por Caio Melo (METAL BIKE) de Bom Despacho MG, atleta de renome no mountain bike que veio prestigiar o evento e pela primeira vez enfrentou um desafio tão árduo em que perseverou com experiência administrando suas condições físicas e psicológicas para se manter bem durante todo o dia e a noite e atingiu excelente marca de 594 km percorridos. Em terceiro lugar Marcelo Leandro de Varginha mineiro que também teve sua primeira experiência em provas de 24 horas, e se manteve na pista pedalando por praticamente o tempo todo do Desafio. 


Rogerio Pacheco campeão 24 horas solo - Foto Max Perdigão


Uma reflexão: qual o preço da emoção de conquistar ou até mesmo chegar ao final de uma prova de 24h como aconteceu neste final de semana e relatado acima que mostrou parte desta aventura carregada de superação, adrenalina e claro muita emoção por quem esteve dentro e fora deste megaevento?

Com trabalho sério dos organizadores Rogerio Pacheco, Afranio Pacheco e participação direta e fundamental de Demerson (Frango), Vívian, Maik, Gabriel (LOC), André, Roberto (Sidnelson) fotógrafo e Athos na locução o evento foi um sucesso. O Desafio 24 Horas de Ciclismo teve mudanças em sua organização na reta final, mas a união, força de vontade e respeito à responsabilidade por todo este projeto desde sua base e, claro os atletas que merecem todo respeito, possibilitaram esta festa. As dificuldades existem, mas o resultado foi este mar de satisfação visto nas redes sociais e diretamente por quem presenciou nesta que foi sua primeira edição.

Apoio: Governo de Minas, Secretaria de Esportes de Minas Gerais e Federação Mineira de Ciclismo - FMC.

Com apoio de: Academia Pratique Fitness, MM Efeitos, OGGI Bicicletas e Frimas Hotel.

Apoio de Mídia: TV Record e Lapa Bike.


Resultados Completos Clique Aqui