quarta-feira, 3 de agosto de 2016

LAURO CHAMAN VENCE EM JARDINÓPOLIS E CONFIRMA EXCELENTE FORMA ÀS VÉSPERAS DA PARAOLIMPÍADA DO RIO

Foto crédito: Arquivo CSPC/ FPC. 
O último domingo 31 de Julho foi marcado por grandes disputas no ciclismo paulista no Município de Jardinópolis-SP (20 Km de Ribeirão Preto), a cidade sediou a 9ª Etapa da Copa São Paulo de Ciclismo, evento que reuniu ciclistas e suas equipes de todas as regiões do Estado de São Paulo e também ciclistas de Minas Gerais, na Avenida Newton Reis, mesmo local onde ocorreu a etapa de abertura da CSPC no dia 06 de Março. Ao todo, cerca de 150 ciclistas e 27 equipes, além de ciclistas avulsos estiveram presentes, disputando 12 categorias oficiais, que contemplam desde as categorias de base, como os Infanto Juvenis até os Masters B - para ciclistas com mais de 60 anos - passando pelas categorias principais Elite Masculino e Feminino e Sêniors.


                O evento integrou as comemorações de aniversário de 118 anos do Município, comemorados em Julho, cidade essa que foi um dos pontos do desenvolvimento econômico da região no séc. XX, através da Cia. Estrada de Ferro da Mogiana, conhecida também como a “capital nacional da manga”, tendo sido a maior produtora e exportadora da fruta por muitos anos no país, além da tradicional festa religiosa do Senhor Bom Jesus da Lapa, que atrai milhares de fiéis de todo o país, todos os anos. A realização da Prova foi da Prefeitura Municipal de Jardinópolis, através da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoios das Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Serviços Públicos e contou com o apoio também da Câmara Municipal. A organização foi da GT Eventos Esportivos com a supervisão da Federação Paulista de Ciclismo, com sua equipe de árbitros e comissários. Os apoios gerais da Copa São Paulo de Ciclismo 2016 são da Água Mineral H2Ótima e da Independência Bike Shop, de Ribeirão Preto.

                 E por falar em grandes disputas, na categoria Elite Masculina a Prova teve a presença do ciclista da Seleção Brasileira de Paraciclismo Lauro César de Mouro Chaman (equipe Memorial/Fupes/ Santos-SP), que estará representando o Brasil nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em Setembro, com enormes chances de medalha. Lauro é um dos grandes nomes do paraciclismo mundial, e compete igualmente entre os ciclistas da categoria Elite, sendo o atual campeão dos Jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá em 2015, conseguindo duas medalhas de Ouro e uma de Prata, em três Provas distintas do paraciclismo. Lauro, que na Etapa de abertura em Março havia conquistado a vitória, venceu novamente em Jardinópolis essa 9ª Etapa, após obter uma fuga na metade da Prova com Tiago Alberto dos Santos (equipe Prefeitura Municipal/ Unimed, de Ibitinga-SP), completando a Prova em 1h07m32s e com 52,6Km percorridos. Na terceira colocação chegou Luís Augusto Gagliardi Machioli, da equipe Fundesport/ Araraquara, superando os demais adversários no sprint final.

                O circuito plano e com excelente asfalto proporcionou várias chegadas em sprint em Jardinópolis, como o caso da categoria Sênior B (40 a 49 anos), que teve a vitória de Dogmar Lopes Cavalcanti (equipe Team Barra Bonita de Ciclismo), seguido de Carlos Henrique Takimoto (equipe Academia Estação Boa Forma/ Edleo Caça e Pesca/ SME, de Serrana-SP) e de José Carlos Fonseca Júnior (Team Barra Bonita), numa prova de 43m16s e 32,6 Km percorridos. Dogmar segue líder absoluto dessa categoria. Assim como na categoria Sênior B, também na categoria Júnior Masculina (17 e 18 anos), a prova foi definida no sprint com a vitória do líder João Pedro Rossi, da equipe São Francisco Saúde/ Powerade/ SME, de Ribeirão Preto, seguido dos seus companheiros de equipe Lucas Brandão Silva e Renan Izzo, ambos da equipe ribeirão-pretana. Entre as mulheres, na categoria Elite Feminino, vitória de Leandra Marques Ribeiro da Silva, da equipe Associação Batataense de Ciclismo José Reginaldo Cardoso, da cidade de Batatais-SP, seguida de Mariana de Freitas Camargo (Prefeitura Municipal/ Unimed, de Ibitinga-SP) e Rafaela de Fátima Cardoso, também da equipe batataense, em uma Prova mais curta e bastante rápida.Outro líder de categoria que venceu em Jardinópolis foi Sidnei da Silva, da equipe SEME/ Santa Bárbara D´Oeste-SP, na categoria Master A (50 a 59 anos), seguido de Antônio de Almeida Conceição (Team Barra Bonita de Ciclismo) e Isaac Rodrigues de Oliveira Filho, terceiro colocado, da equipe Prefeitura Municipal/ Unimed, de Ibitinga-SP.

                Para ver todos os demais resultados, de todas as categorias e os detalhes da Prova, confira o boletim de resultados da etapa, que segue anexo.

                 Na classificação por equipes da etapa, a grande campeã foi a São Francisco Saúde/ Powerade/ SME, de Ribeirão Preto, com 134 pontos conquistados, a vice-campeã foi a equipe Team Barra Bonita de Ciclismo, de Barra Bonita, com 98 pontos e a terceira colocada foi a Associação Batataense de Ciclismo José Reginaldo Cardoso, de Batatais, com 74 pontos conquistados.

                 A próxima etapa da Copa São Paulo de Ciclismo 2016 será realizada no dia 28 de Agosto, na cidade de Brodowski-SP, também vizinha à Ribeirão Preto.



Fonte: Assessoria de Imprensa - CSPC/FPC