segunda-feira, 23 de julho de 2018

Avancini e José Gabriel fazem dobradinha no Brasileiro de MTB, em São Paulo

Avancini (Luis Claudio Antunes / CBC)
O Shimano Sports Team foi mais uma vez destaque no mountain bike nacional neste fim de semana. Na disputa do Campeonato Brasileiro de MTB Cross Country Olímpico (XCO), no Lar Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo (SP), quatro atletas subiram ao pódio da principal categoria do esporte. Enquanto Henrique Avancini (Cannodale Factory Racing) conquistou o tetra na elite masculina, José Gabriel Marques (Team Groove XCO) levou a prata, em seu primeiro ano na elite. Em terceiro e quarto lugares estiveram Guilherme Muller e Rubinho Valeriano (ambos Sense Factory Racing), respectivamente.


Além de garantir o quarto título nacional na elite masculina, Henrique Avancini somou sua 13º conquista no Brasileiro de MTB, desde as categorias de base do esporte. "Cruzar a linha de chegada e poder comemorar com a torcida incrível que marcou presença na pista, além de amigos e família, é um sentimento indescritível. Foi o meu 13º título brasileiro e tenho muito orgulho desse resultado. A temporada tem sido fantástica, de muitas realizações. Eu trabalhei durante muitos anos e quando as coisas começam a acontecer com mais naturalidade é super especial.”, contou Avancini.

José Gabriel Marques também teve motivo para comemorar. Após ser campeão sub-23 em 2017, chegou à elite com tudo, completando a prova pouco mais de um minuto atrás do campeão Avancini. "Estar no pódio logo no meu primeiro ano de elite foi bom demais. É uma emoção muito grande. Foram meses de preparação focado no Brasileiro. Terminar a prova com a medalha de prata mostra que estou seguindo o caminho certo”, comentou.

Demais resultados  na elite - Outros dois ciclistas Shimano concluíram a prova da elite masculina no top 10: Lukas Kaufmann (Cannondale Brasil Racing) foi o sexto colocado, seguido de Kennedi Lago (Squadra Oggi), em sétimo. Ainda na categoria, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) foi o 11º.

Mario Couto campeão sub-23 - O jovem Mario Couto, em seu primeiro ano na sub-23, também fez bonito. O ciclista da Sense Factory Racing não deu chances para os adversários e subiu no lugar mais alto do pódio, que teve ainda Edson Rezende (Caloi Avancini Team) em quarto. Companheiro de equipe de Edson, Pedro Lage concluiu em sexto.

Brasil Ride 24 Horas de MTB - O goiano Mario Veríssimo (Squadra), atual campeão na disputa das Américas da ultramaratona Brasil Ride, fez bonito neste fim de semana, na disputa da Brasil Ride 24 Horas de MTB, em Costa Rica (MS). Veríssimo foi campeão da prova, um evento-teste para o Campeonato Mundial 24 Horas de MTB Solo 2019. O ciclista completou 12 voltas no circuito de cerca de 30 km e 500 metros de ascensão altimétrica, o que totalizou 360 km no período total de 23h39min19.

Sertão Diamante de MTB - O mineiro Hugo Prado Neto (Cannondale Brasil Racing) disputou neste sábado e domingo o Sertão Diamante de MTB. Hugo teve pela frente 92,3 km no primeiro dia, com 2.252 m de altimetria acumulada, e mais 60,2 km na decisão, com total de 1.765 m de ascensão. Após os mais de 150 km pedalados, o ciclista concluiu sua participação em terceiro lugar na geral, sendo vice-campeão da elite masculina, com 7h19min07. O vencedor foi Allyson Lucas, o Tigrinho (6h59min26). O segundo colocado geral foi Uira Ribeiro (7h13min04).

XTerra Lagoa dos Ingleses - O belo-horizontino Rafael Juriti (Sense Factory Racing) disputou neste fim de semana o XTerra Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). Após 1,5 km de natação na lagoa, 26 km de mountain bike e 10,5 km de corrida de montanha, a trail run, Juriti concluiu sua participação com o vice-campeonato, em 2h14min14. Diogo Malagon foi o campeão, com dois minutos a menos do que o triatleta do Shimano Sports Team.

Suporte Neutro Shimano - Provas de mountain bike de longa duração neste fim de semana, a Brasil Ride 24 Horas Series de MTB e a Sertão Diamante Ultra MTB tiveram algo em comum. Em ambas as disputas, os Anjos Azuis, responsáveis pelo Suporte Neutro da Shimano, estiveram presente para dar apoio técnico aos ciclistas inscritos, independente da marca da bicicleta, componentes e patrocinadores. O serviço, presente nas principais competições do país, é feito em parceria com a Blue Cycle Distribuidora (Distribuidor Exclusivo da Shimano no País) a partir deste ano.

Novidades Shimano - Em 2018, a Shimano fez o lançamento do tradicional grupo de ciclismo de estrada 105 R7000, totalmente remodelado: são novas tecnologias herdadas do Dura-Ace, alavancas de STI adequadas para mãos menores (de mulheres por exemplo) e freio a disco hidráulico - finalmente regulamentado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). Vale destacar que o ciclismo de estrada é uma modalidade bastante praticada por atletas de MTB, como complemento aos treinos.

Também neste ano, a marca lançou o XTR M9100 e atendeu o pedido dos fãs com a configuração de 12 velocidades, trazendo muitas outras inovações. O grupo apresenta um cassete totalmente inovador com pinhões de amplo alcance de 10-45D ou 10-51D, freios com 2 ou 4 pistões, e um novo cubo com a nova tecnologia Shimano Micro Spline. Um novo projeto de configuração de freios e alavancas, que permite ao ciclista posicionar seus comandos, incluindo a alavanca de canote retrátil de selim “dropper post” XTR, em uma situação otimizada para máximo conforto e acionamento rápido.

Mais informações no site: bike.shimano.com.br

Twitter:@shimanobrasil
Fanpages no Facebook: https://www.facebook.com/ShimanomtbBrasil/
https://www.facebook.com/ShimanoroadBrasil/