terça-feira, 23 de outubro de 2018

Brasil Ride: Nova vitória de Fini e Blums embola a disputa pelo título

Tiago Ferreira e Hans Becking (Fabio Piva / Brasil Ride)
Nona edição da ultramaratona tem agora três duplas separadas por pouco mais 1 minuto, com Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (NED) na liderança e Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (GER) em segundo lugar
Guaratinga (BA) - Donos da Camisa Amarela após o prólogo de abertura da Brasil Ride, o dinamarquês Sebastian Fini e o letão Martins Blums, CST Sandd American Eagle Racing Team, voltaram a vencer uma etapa da prova, nesta terça-feira (23). Com o tempo de 2h29min25 na disputa que contou com duas voltas em um circuito de 36,5 km na região de Guaratinga, Fini e Blums terminaram 2min53seg à frente do pelotão perseguidor. O segundo colocado pelo terceiro dia seguido foi o brasileiro Henrique Avancini e o alemão Manuel Fumic, Cannondale Factory Racing, em 2h32min18seg. O russo Alexey Medvedev e o italiano Francesco Failli completaram o pódio, em 2h32min19seg.


"No início do dia não tínhamos esperança de conseguir vencer com tanta folga. Depois do primeiro single trail (trilha estreita) tivemos uma pequena diferença para os rivais e decidimos tentar a vitória porque o outro grupo talvez tivesse se distanciado ou poderiam se dividir para nos buscar. Quando iniciamos a segunda volta, nos informaram que eram mais de dois minutos e fomos com força total", disse Martins Blums. "Estamos mais próximos dos líderes, mas acho que devemos comemorar também a vitória. Vamos ver, faltam alguns dias pela frente e faremos nosso melhor", completou Blums.

"É incrível vencer outra etapa da Brasil Ride. Vencemos duas das três provas. É algo inacreditável. É apenas a estreia do Martins, enquanto estou apenas na minha segunda participação e somos muito jovens. Fizemos um ataque muito bom hoje, talvez um pouco corajoso, mas funcionou e fomos na velocidade máxima o tempo todo. Aprendi bastante com o Hans ano passado, sobre atacar após o km 15 da etapa e desta vez deu certo", comemorou Sebastian Fini.

Líderes da elite masculina, o português Tiago Ferreira e o holandês Hans Becking, da DMT Racing Team, chegaram juntos com o pelotão de perseguição aos líderes, porém na sexta posição, em 2h32min24seg, atrás dos brasileiros Lukas Kaufmann e Sherman Trezza, da Cannondale Brasil Racing, em quarto lugar, e do holandês David Nodermann e do inglês Grant Ferguson, CST Sandd American Eagle Racing Team. Ferreira e Hans tem agora 1min17seg para os segundos colocados, Avancini e Fumic, que estão apenas um segundo à frente de Fini e Blums.

"Estamos felizes por manter a liderança, mas entendo que faltou objetividade hoje. Fini e Blums atacaram e ninguém quis fazer nada. Foi uma corrida tática e o Tiago e eu não quisemos forçar sem apoio dos demais", disse Hans. "Para nós continua tudo igual. Foi uma etapa diferente, mas não entendemos porque nenhuma dupla quis trabalhar. Nem Hans e eu iríamos ajudar outra dupla e fizemos o que era para ser feito. Sabíamos que a tática do Avancini e Fumic era atacar no primeiro single track e optei por passá-los nesse momento e entrei na frente deles. Me resguardei de possíveis ataques e aí acabamos chegando todos juntos", comentou Tiago.

Elite feminina - Nesta terça-feira, as líderes da disputa feminina, Jaqueline Mourão e Cindy Mountambault, Jacky & Cindy, mostraram que são realmente as principais favoritas ao título. Conseguiram a terceira vitória em três provas, desta vez com o maior diferença pra as rivais até o momento: 8min10 para as segundas colocadas do dia, as espanholas Sandra Santaynes e Anna Ramirez, da Olympia/Esteve Team. O pódio foi completado pelas líderes das Américas, Viviane Favery e Marcella Toldi, da Cannondale Brasil Women.

"Corri com raiva, porque cheguei ao meu limite no km 100 da etapa desta segunda-feira (22). A Cindy me ajudou demais e eu sei que sou mais forte do que isso. Demos azar na etapa anterior, com muito trânsito e bastante tempo pedalando sozinhas, de cara para o vento. Larguei querendo fazer força e, quando chegamos na trilha, sabia que estava no meu habitat e a confiança aumentou. O percurso favoreceu minha característica de cross country e pude fazer o que eu gosto, que é pedalar em trilhas", disse Jaqueline Mourão.

Superação dos PNE's na Brasil Ride - Competição de ciclismo no País que mais incentiva a participação dos atletas PNE - Portadores de Necessidade Especiais - a Brasil Ride mostra que nada é impossível quando se tem força de vontade. Este é o caso da dupla formada por Bruno Paim, de 19 anos, ciclista que não possui os dois braços, e de Everson Batista, de 35 anos, que tem uma prótese na perna esquerda. "É sensacional competir na Brasil Ride, o sentimento de completar uma etapa é inexplicável. As duas primeiras etapas tiveram chuva e maltrataram demais", disse Paim.

"Agora é continuar com foco, para conseguir a camisa de finisher após sete dias. Treinei com cargas bem mais pesadas que o normal, para me acostumar com a quilometragem em cima da bike. Como a chuva castigou bastante nos primeiros dias, não foi nada fácil", complementou Paim. "Foi um prazer imenso aceitar o convite de competir com o Bruninho. Me emocionei muito. Não o conhecia, mas imaginei que na parte técnica eu esperaria ele, enquanto nos estradões ele iria bem. Porém, nós dois nos superamos e vi que ele é mais rápido do que eu. Os dois se completam. Quando preciso de perna, peço para ele segurar o ritmo. Quando precisa de uma mão, eu o ajudo", relatou Everson.

Quarta etapa - A mais dura de todas etapas, porque tem mais altimetria. São 100 km e 2.600 m acumulados, com três serras bastante íngremes. Cada uma com cerca de 2 km, mas bem difíceis. Uma delas é a Pedra Da Batalha, que assusta pelo tamanho. Mais perto do final tem a Subida das 7 Voltas, onde ocorrerá o Desafio Rebull Zera o Pico, com os atletas que subirem mais rápido sem colocar o pé no chão. Tem grau de dificuldade altíssimo e menos de 4% dos participantes conseguem zerar. A etapa mistura áreas de terra e trilhas, uma das mais elogiadas na temporada passada. Single tracks limpos, passando por fazendas de cacau.

Top 5 após três etapas:

Masculino:
1-Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (NED) - 8h04min10seg
2-Henrique Silva (NED) / Manuel Fumic (GER) - 8h05min17seg
3-Sebastian Fini (DIN) / Martins Blums (LAT) - 8h05min18seg
4-Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) - 8h08min28seg
5-Alexey Medvedev (RUS) / Francesco Failli (ITA) - 8h09min59seg

Feminino:
1-Jaqueline Mourão (BRA) / Cindy Montambault (CAN) - 10h25min02seg
2-Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) - 10h39min59seg
3-Sandra Santanyes (ESP) / Anna Ramirez (ESP) - 11h06min22
4-Paula Gallan (BRA) / Franciele Almeida (BRA) - 11h31min38seg
5-Cristiane Pereira (BRA) / Eliana Pinheiro (BRA) - 11h41min24seg

Líderes das demais categorias -
Américas Masculino - Lukas Kaufmann (BRA) / Sherman Trezza (BRA) - 8h08min28seg
Américas Feminino - Viviane Favery (BRA) / Marcella Toldi (BRA) - 10h39min59seg
Master - Bart Brentjens (BEL) / Ignace Spruyt (HOL) - 9h18min55seg
Dupla Mista - Celina Santos (POR) / José Silva (POR) - 10h05min20seg
Grand Master - Pablo Rodriguez (ARG) / Raul Navarro (VEN) 11h06min50seg
Nelore - Regivaldo Marques Moreira / Robson Mendes - 11h07min58
Corporativa - Enrico Sampaio Julio / Rodrigo Fuganti / Wagner Mendes - 9h32min39seg

A ultramaratona - Considerada a Giro d'Itália do MTB mundial, a prova marcada para os dias 21 a 27 de outubro, no Extremo Sul da Bahia, oferece um desafio e tanto para os 540 atletas do mundo inteiro. Durante sete dias, os participantes têm pela frente cerca de 600 km e quase 11.000 m de altimetria acumulada, entre trilhas e estradas de terra que ligam Arraial d'Ajuda, em Porto Seguro, a Vila Brasil Ride, construída em Guaratinga.

No sétimo e último dia da competição, o sábado (27), mais de 1.200 ciclistas de todo o País juntam-se às estrelas do mountain bike internacional, para a disputa da Maratona dos Descobrimentos. Uma oportunidade única de pedalar e ver de perto os melhores mountain bikers do mundo.

As etapas restantes da Brasil Ride 2018:

Etapa 4 - Guaratinga - 101 km e 2.665 m de altimetria
Etapa 5 - Guaratinga para Arraial d'Ajuda - 140 km e 2.336 m de altimetria
Etapa 6 - Arraial d'Ajuda - 32,4 km e 664 m de altimetria
Etapa 7 - Arraial d'Ajuda - 43,8 km e 497 m de altimetria

Programação ao vivo - A nona edição da Brasil Ride seguirá o padrão das duas últimas edições, com programação ao vivo durante oito dias, na fan page oficial: www.facebook.com/BRASILRIDE e no canal da Brasil Ride no youtube: https://www.youtube.com/channel/UChs8s1lM7eI4NsacdyxTx9Q?view_as=subscriber
Confira os dias e horários:

Quarta-feira - 24/10
 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h30; e Premiação, às 18h45.
Quinta-feira - 25/10 - Largada, às 7h40; Chegada, às 12h45; e Premiação, às 20h45.
Sexta-feira - 26/10 - Largada, às 9h40; Chegada, às 11h25; e Premiação, às 18h45.
Sábado - 27/10 - Largada, às 8h40; Chegada, às 12h00; e Premiação, às 20h45.

A nona edição da Brasil Ride tem Specialized, Shimano, Caixa e Unidas - Aluguel de Carros como patrocinadores. O Governo da Bahia, por meio da SUDESB (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e da Bahiatursa (Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia), também patrocina a ultramaratona, enquanto as Prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga estão entre as apoiadoras do evento.

Confira vídeos e slideshows no youtube e no wetransfer:

Prólogo:
Vídeo - https://youtu.be/CcduJ8RGGww
Slideshow - https://youtu.be/8lbrO1xTLMUWetransfer - https://we.tl/t-Iw19f3EIsL
Etapa 2: 
Vídeo - https://youtu.be/_oBSy4DLihUSlideshow - https://youtu.be/zMYfhZZr0F0Wetransfer - 
https://we.tl/t-mPQB6DVYV8
Resultados completos diários no site oficial: www.brasilride.com.br

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.


Mais informações:
Site: http://www.BRASILRIDE.COM.BRFacebook: www.facebook.com/BRASILRIDETwitter: @brasil_rideInstagram: @brasilride