segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Thiago Menuci e Lívia Bustamante vencem o Fodaxman Extreme Triathlon 2019

Menuci quebrou recorde da prova em quase uma hora em dia de forte calor na Serra Catarinense - Fotos: Eduardo Duks/MoveOn Digital
O gaúcho Thiago Menuci e a carioca Lívia Bustamante são os campeões da 4ª edição do Fodaxman Extreme Triathlon, realizado neste sábado (14). Com largada em Siderópolis e chegada em Urubici o primeiro triathlon extremo das Américas fez jus a sua reputação e exigiu demais de todos os atletas que participaram do evento. Thiago voltou para buscar o título que escapou em 2018 e não só venceu a prova como estabeleceu novo recorde: 11h12, quase uma hora abaixo do antigo tempo (12h09). Já Livia completou o percurso em 14h23, mesma marca de 2017, sendo a única atleta bicampeã da prova.


Diferente de 2018, que teve muita variação de temperatura, a prova deste ano contou com calor do início ao fim, especialmente na parte da corrida. Encarar os trechos de pedal na Serra do Rio do Rastro e da Maratona na subida do Morro da Igreja foi uma árdua tarefa.



A prova:
Precisamente às 4h o Fodaxman teve início na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, para os 4 km de natação. Primeiro a sair da água, Thiago Menuci já dava indícios de que brigaria pelo título ao abrir boa vantagem para os demais concorrentes.No pedal, Thiago alternou a liderança com o britânico Mark Livesey e Erick Duarte e após os 172,5 km de ciclismo o trio saiu para correr bem próximo. Mais uma vez a decisão veio na corrida, com Menuci aproveitando seu conhecimento de percurso para encaixar um ritmo alucinante, vencer a prova e quebrar o recorde em quase uma hora.
“Vim mais preparado. Fiz treinos mais específicos e isso conta muito. Para uma prova desse nível tem que fazer volume. Foi o que fiz e deu muita diferença, pois consegui sair para correr mais inteiro”, falou o campeão. “Acho o Fodaxman sensacional, por mim viria todo ano. O astral e o espírito da prova são muito diferentes. Está no caminho certo, cada ano está melhor. A organização está de parabéns”, completa.
Vice-campeão, o britânico Mark Livesey chegou poucos minutos após e rasgou elogios ao Fodaxman. “Todo evento é diferente e esse é incrível! O motivo de eu ter vindo foi a corrida, vi no site e quando cheguei aqui me deparei com toda essa beleza (referindo-se a paisagem do Morro da Igreja). Parece que você está voando. Na Europa as montanhas não são assim e para mim é especial. É único. Como organizador e atleta eu olho coisas ao longo da prova, pois sei que posso ajudar. Sempre tem algo para aprimorar, mas aqui tem elementos especiais. A paisagem é uma delas, além das pessoas que estão aqui. Você já ouviu falar na expressão “pular da cama”? É isso que as pessoas farão, elas pularão da cama pra vir para cá”.

Entre as mulheres, Lívia dominou a prova durante todas as etapas e comemorou bastante o resultado apesar de alguns desconfortos. “Eu senti uma dor de estômago forte nos quilômetros finais, mas estou aqui. Completar essa prova é muito especial e fico feliz em mostrar que as mulheres são capazes. Temos mais meninas no Brasil que poderiam estar aqui e o objetivo deve ser esse”, comenta. A carioca foi a única mulher a completar a prova no topo do Morro da Igreja, enquanto Elizabeth Fernandes completou o pecurso na base sendo a vice-campeã da prova. No total, 32 atletas fecharam o percurso no Morro da Igreja e 17 na base, somando 51 finishers.

XTri World Tour:
O Fodaxman Extreme Triathlon chegou a sua quarta edição e neste ano fez parte do XTri World Tour como “prospect race”. Presente no evento, o escocês Stuart McInnes, CEO da entidade, elogiou bastante o evento. “Todos os elementos necessários para se fazer um grande evento estão reunidos aqui. Esse é o tipo de prova que procuramos. Especial, único, exclusivo, incrível, usando a natureza como parte do percurso. Sempre temos muito cuidado em escolher nossas prospects races e eu só vi coisas boas por aqui”, comenta Stuart.

Em 2019 o Fodaxman Extreme Triathlon entrou no rol de provas do XTri World Tour, que conta com doze eventos ao redor do mundo passando por Noruega, Suíça, Escócia, Eslováquia, Canadá, Suécia, Itália, Espanha, Chile, Montenegro, Ilhas de Man e Brasil. Todas as etapas serão classificatórias para o Mundial da categoria, que acontece em 2020, na Noruega.

Mais informações: http://xtriworldtour.com/

Todos os campeões do Fodaxman Extreme Triathlon:
2017 (1ª edição - janeiro)  - Luiz Inácio Silva – 12h46
2017 (2ª edição - dezembro) - Felipe Dayrell – 12h58 e Lívia Bustamante – 14h23
2018 (3ª edição - dezembro) - Jonathan da Silva - 12h09 e Luiza Tobar - 12h58 (recorde de prova)
2019 (4º edição - dezembro) - Thiago Menuci - 11h12 (recorde de prova) e Lívia Bustamante - 14h23

O Fodaxman Extreme Triathlon conta com o patrocínio da AR Sports Wear, Nissan Globo, Movin Indoor Training, Mother Nutrients e Sigvaris e apoio da Flows, Move On, Triathlon SC, Personal Fisio Fisioterapia Desportiva, Vivaquiro, Rumo Adventure Store, Plastkolor, CASAN e Parque Nacional de São Joaquim. O evento faz parte do XTri World Tour como "prospect race".










Nenhum comentário: