sábado, 16 de abril de 2022

Campeonato Paulista de MTB XCC/XCO apontará seus campeões de 2022 no fim de semana

As competições começam às 9h deste sábado, no Bikepark do Thor Bike Trail, em Araçoiaba da Serra, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook.

Campeonato Paulista de MTB XCC/XCO 2022
(Divulgação Thor BIke Trail)

São Paulo (SP) – A disputa pelos títulos do Campeonato Paulista de MTB XCC/XCO movimentarão o Bikepark do Thor Bike Trail, em Araçoiaba da Serra, na região de Sorocaba neste fim de semana. A programação oficial da etapa única começará às 9h, com a primeira das quatro baterias programadas para este sábado, sendo do XCO pela manhã e XCC de tarde. No domingo, também com início às 9h, serão mais três baterias de XCO. A competição ainda será válida pelas segunda e terceira etapa do Ranking Paulista 2022. Ao todo, 160 atletas participarão do evento, divididos em várias categorias.

A prova de XCO será realizada em um circuito de 4,6 km/volta de extensão, enquanto para o XCC será de 1,5 km/volta. O evento, uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, é aberta a ciclistas federados ou não. Serão 31 categorias para o XCO e seis para o XCC. Em caso de vitória de um ciclista não federado, o mesmo terá 15 dias após o evento para filiação e confirmação do título.

Uma das atrações deste ano é a bom número de atletas inscritos. Isso, certamente, proporcionará baterias ainda mais equilibradas e interessantes, exigindo habilidade e resistência de todos os competidores. As provas terão transmissão pelo canal do Youtube de FPCiclismo (FPCiclismo Paulista) e também pelo Facebook (Federação Paulista de Ciclismo).

O XCC possui provas rápidas, porém de alta intensidade. É disputado em grupo, onde os ciclistas largam juntos e em circuitos curtos, de até no máximo 2 km, o percurso pode contar com obstáculos naturais e/ou artificiais. Desse modo, em média, as baterias podem durar até meia hora e com seis a oito voltas.

Trata-se de uma disputa dinâmica, com muitas fugas e perseguições, onde melhor sempre fica reservado para a volta final. Além disso, o XCC serve de prova classificatória para a posição de largada do XCO, o que torna a disputa bastante emocionante.

Ja o Mountain Bike Cross Country Olímpico (XCO) possui o circuito variado e mais longo, em comparação a XCC, com distância de 4 a 10 quilômetros. A categoria possui maior dificuldade, e os atletas dependem da habilidade técnica sobre a bike e de um bom preparo físico para obterem bom resultados. Além disso, é uma prova de estratégia, em que um pequeno erro ou um ataque na hora errada podem definir o campeão. O percurso é geralmente formado por caminhos rochosos, obstáculos, descidas técnicas e até rampas, dependendo da competição.

A integração com público é muito intensa nesse tipo de prova, uma vez que os circuitos são projetados para que os apreciadores possam acompanhar bem de perto os atletas competindo.

O Campeonato Paulista de MTB 2022 – XCC/XCO é uma realização da Federação Paulista de Ciclismo, com apoio do Thor Bike Trail e Prefeitura de Araçoiaba da Serra.

Nenhum comentário: