Vencedores utilizaram a mesma estratégia para garantir a vitória diante de 10 mil pessoas no São José Bike Club, em Itaipava, na cidade de Petrópolis/RJ. Competição segue neste sábado e domingo (9 e 10), com as provas do XCO - Cross Country Olímpico
Largada da elite masculina (Crédito: Cesar Delong)
O primeiro dia de competições da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike colocou o publicou em êxtase com as disputas do Short Track (XCC), nas categorias elite masculino e feminino, no São José Bike Club, em Itaipava – Petrópolis/RJ. Mais de 10 mil pessoas assistiram e vibraram com as provas, que tiveram Pauline Prevot (FRA) e Alan Hatherly (RSA) como os vencedores do dia, assumindo a vitória apenas nos metros finais da volta decisiva. O petropolitano Henrique Avancini, que contou com um grandíssimo apoio do público presente, terminou a competição em 4º lugar. No feminino, a melhor brasileira foi Isabella Lacerda, que finalizou a prova na 33ª colocação.
A prova da elite masculina foi disputada em um ritmo alucinante, fato esse muito comentado pelos três primeiros colocados durante a cerimônia das flores, em que o top 3 do XCC foi premiado pela organização. Em todas as voltas, um ciclista diferente esteve na primeira colocação. Henrique Avancini, principal esperança do Brasil na disputa pela vitória, foi marcado pelos adversários a todo momento. Assim, o primeiro lugar ficou com seu companheiro de equipe, o sul-africano Alan Hatherly, que venceu a prova em 19min55, após assumir a liderança a poucos minutos do fim. O suíço Thomas Litscher e o francês Maxime Marotte completaram a corrida em 19min56 e 19min57 respectivamente. Henrique Avancini, em 19min57, e o suíço Nino Schurter, com o tempo de 20 minutos, completaram o top 5.
"Fiz a estratégia mais inteligente possível. Tentei não gastar muita energia durante as primeiras voltas, procurando sempre me posicionar bem no grupo da frente, para que se alguém tentasse atacar, eu estaria pronto para ir junto. Vi que a corrida se definiria na última subida da volta final e aconteceu exatamente como eu planejava. Fiz meu movimento correto, consegui a vitória e estou super feliz", comemorou Hatherly. "As condições aqui são parecidas com o local em que cresci. Alta umidade do ar, trilhas parecidas. Me senti em casa, até porque o Avancini nos fez sentir absolutamente em casa, mostrando as melhores linhas e os caminhos a seguir. O local é incrível para pedalar e o público é único", finalizou o campeão.
Vice-campeão do Short Track, Thomas Litscher repetiu a excelente performance de uma semana atrás, após ter obtido a vitória da disputa de pista curta na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike. Em todas as sete voltas, o atleta suíço esteve nas cinco primeiras colocações da disputa, mostrando que era realmente um dos favoritos ao triunfo. "Foi muito bom. Estou com uma forma excelente. A pista é incrível, assim como o público também. Estive muito próximo da vitória, mas o Alan foi realmente o melhor do dia, então estou de fato feliz com a segunda posição", comentou Litscher.
O francês Maxime Marotte, que por duas temporadas foi companheiro de Henrique Avancini na Cannondale Factory Racing, não poupou os elogios ao público e a organização da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike."Com certeza o melhor Short Track que já tivemos nesta competição em termos de espectadores, com ótimas trilhas e obstáculos. É uma pista excelente no seu formato curto, o que dá para o público um verdadeiro show. A torcida no Brasil é de outro planeta, estão um passo à frente dos demais fãs", avaliou Marotte. "Nós temos que voltar aqui todos os anos. É muito importante voltarmos aqui anualmente, porque é tão divertido. Temos que ir aonde os fãs estão e o Brasil é este lugar. Um país que merece receber a Copa do Mundo. Parabenizo a organização por fazer esse ótimo trabalho", finalizou.
Henrique Avancini é ovacionado pelo público após prova (Crédito: Marcelo Rypl)
Elite feminina
Na primeira disputa do dia, as mulheres deram um show para o público presente, com muita velocidade e emoção. A alternância de posições ditou o ritmo da disputa que, no fim, teve a francesa Pauline Prevot como vencedora, com o tempo de 19min55. Laura Stigger, da Áustria, e a britânica Evie Richards completaram o pódio (apenas um segundo atrás) com o mesmo tempo, 19min56, sendo definida as posições finais pelo photo finish (foto da chegada). Rebecca McConnell, da Austrália, e Loana Lecomte, da França, completaram as cinco primeiras posições, em 20min02 e 20min06, respectivamente.
“Minha corrida foi super veloz. Acabei me distanciando um pouco do pelotão da frente em determinado momento, mas consegui me recuperar e voltar. Depois disso, ataquei e conquistei a vitória", disse. Pauline também falou sobre o calor do público brasileiro, que lotou o circuito. "Foi incrível correr aqui com tantas pessoas empolgadas. Eu já estou ansiosa para o domingo. Agradeço aos fãs por todo o carinho. Estou muito feliz", completou.
Chegada da francesa Pauline Prevot (Crédito: Ney Evengelista)
O clima festivo e a empolgação do público também foram pontos destacados pela austríaca Laura Stigger, vice-campeã do Short Track. “Isso foi uma loucura! É tão incrível correr com esse público maravilhoso. A pista, o apoio dado por eles. Eu nem consigo descrever o quão legal foi tudo isso. Começar a temporada com o segundo lugar, não poderia me deixar mais feliz”, avaliou Stigger.
Atual campeã mundial no Cross Country Olímpico, Evie Richars elogiou os brasileiros e confirmou estar feliz com o seu resultado. "Correr aqui no Brasil está sendo muito especial. Nunca vi um lugar igual para correr como aqui. Os brasileiros são apaixonados. É tão divertido, porque eles gritam muito alto com seu entusiasmo. Gostaria que eles fossem para meu país comigo, para me incentivar com fazem aqui. Eles são muito legais, só tenho a agradecer", afirmou. "Fiquei super feliz com minhas sensações durante a corrida e também muito feliz com o resultado, espero ter um ótimo desempenho no domingo", concluiu.
Programação
No sábado, a programação do evento terá as corridas da Junior Series, com largadas masculina e feminina às 9h30 e 9h32, respectivamente. Para a sub-23, haverá a largada dos homens às 14h e a das mulheres às 15h45. Por fim, no domingo (10), as últimas duas provas da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike: elite feminina, às 11h20, e a elite masculina, às 14h35.
Transmissão das provas
No domingo, apenas a Red Bull TV transmitirá ao vivo a competição da elite feminina no XCO, às 11h. Já o XCO masculino terá transmissão de ambos os canais, às 14h15 (Red Bull TV) e 14h30 (SporTV 3). Na segunda-feira (11), a SporTV 3 transmite a reprise da elite feminina no XCO, às 10h.
Top 10 da elite masculina:
Top 10 da elite feminina:
https://www.redbullcontentpool
CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996.
Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagra
Facebook: http://www.facebook.
Mais informações sobre a Copa do Mundo Mercedes-Benz de MTB:
Site: http://www.mtbwc.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário