segunda-feira, 4 de abril de 2022

Prova de Gravel conta com a força feminina no Banco Master Rocky Mountain Games

A embaixadora da modalidade do ciclismo que mescla estrada e terra, Helena Coelho, e a triatleta Xan Figueiredo dão dicas para ampliar a experiência feminina na competição deste final de semana, na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo.


Março, 2021 - Na tradução do inglês, gravel significa ''cascalho''. Uma bicicleta gravel pode ser considerada uma híbrida capaz de desenvolver velocidade no asfalto e encarar trilhas com desempenho similar a uma mountain bike. Essa característica faz dela um equipamento versátil, divertido e competitivo. O Banco Master Rocky Mountain Games faz do Gravel uma de suas modalidades na abertura do circuito 2022, no próximo sábado (2 de abril) e domingo (1), na Pedra Grande, em Atibaia, interior de São Paulo. A prova de 50km será no domingo, com largada às 7h.

Helena Coelho é adepta da modalidade, administra a página Mulheres de Gravel (@mulheresdegravel) no Instagram e é embaixadora do Banco Master Rocky Mountain Games. “Sou uma defensora de provas com várias modalidades, acredito que se queremos que a Gravel cresça enquanto categoria, ela precisa ter visibilidade e transitar entre outras modalidades. Por isso, provas como a Rocky Mountain são muito bem-vindas e, sem dúvida, a Gravel atrairá olhares de muitos curiosos com a "bicicleta de estrada na terra". Além disso, não custa dizer: o RMG é muito mais que uma prova, é um festival de esportes na montanha e isso tem muito a ver com o que vem sendo desenvolvido lá fora em provas de Gravel. Uma proposta que une performance, público e descontração.”



O perfil Mulheres de Gravel se aproxima dos 2.500 seguidores, e Helena aposta em expressiva participação feminina no Banco Master Rocky Mountain Games. “Tem sido incrível acompanhar de perto o crescimento feminino na modalidade Gravel no Brasil. É muito engrandecedor ver mulheres completando provas de ultra, de longa distância, pedalando por horas de noite, enfim, vencendo todo e qualquer tipo de barreira. Gosto muito de uma frase que diz que quando 'uma mulher vence no esporte, ela vence em muito mais coisas na vida'. E é por aí mesmo. Sempre que possível, por meio do Instagram, são realizados sorteios de inscrições para bikers. O diálogo entre organizadores e mulheres é fundamental para ampliar a presença feminina em provas”, afirma.

Especificamente sobre o Banco Master Rocky Mountain Games, Helena Coelho traz informações e dicas importantes. “A prova tem praticamente três subidas, que estão em "escadinha", sendo o principal pico o último "degrau", com trechos de inclinações maiores que 20%. Subir vai ser duro, mas nada muito diferente do que estou acostumada com Minas Gerais. Mas descer vai ser brutal, é uma descida longa e com trechos íngremes, eu particularmente não tenho freio hidráulico e meu pneu é 38, todo cuidado será pouco”, comenta, bem-humorada.

A embaixadora do RMG complementa. “Dicas para quem vai fazer a prova? Tubeless e uma calibragem mais baixa vai ajudar muito a subir e a descer! Se der tempo, vale investir em um protetor de aro para dar mais segurança nas descidas também, além de pneus mais largos como 42 e 45. Levem todas as ferramentas que puderem, incluindo chave de corrente, powerlink, câmara de ar extra, bomba, etc. Sempre pode ser necessário. E não esqueçam de revisar a bicicleta com antecedência! É seguir para a prova e ser feliz.”

Do triathlon para a Gravel - Xan Figueiredo é triatleta há mais de 10 anos. Tricampeã brasileira, tetracampeã paulista, participou de Mundial e já fez vários campeonatos. Confessa ter paixão pelo ciclismo, modalidade da qual é treinadora, e suas maiores experiências são com a Road e a Time Trial. Nos últimos tempos, tem começado a trilhar novos rumos. “No ano passado tentei me aventurar na MTB, pois tenho também uma grande afinidade com mato, terra e a natureza de forma geral. Mas confesso que tive um pouco de receio em algumas trilhas muito técnicas.  A ideia de experimentar o universo da Gravel surgiu com o convite da Rocky Mountain Games e me encantou logo de cara. Estou conseguindo unir as paixões pela bike e pela natureza, sem ter que encarar a  questão da  técnica que não possuo na MTB”, explica.


Aliar pedaladas na terra e no asfalto vai entrar de vez na vida da triatleta; “Em 2022 tenho  as etapas do Rocky Mountain Games no meu calendário, assim como algumas provas de ciclismo de estrada, travessias e triathlon. Mas esse é um ano em que quero me dedicar bastante à modalidade à qual estou sendo apresentada: Gravel”, que completa. “Se eu puder dar uma dica às mulheres que irão se aventurar nessa modalidade também, é a seguinte: curtam cada momento, cada gota de suor escorrida e cada paisagem maravilhosa que se apresentar aos nossos olhos. Somos pessoas privilegiadas por termos acesso ao esporte, por termos saúde para praticá-lo e por termos vontade. Sermos donas dessa vontade já nos coloca em uma posição muito privilegiada, o resto… corremos atrás, mas sem essa vontade, não se vai a lugar algum!”

Inscrições - O Banco Master Rocky Mountain Games é aberto a participantes acima de 14 anos de todos os níveis, e está com inscrições abertas para as modalidades Mountain Bike, Trail Run, Uphill, Downhill, Hike & Fly (combinação de trekking e parapente), gravel (ciclismo no asfalto e terra) e canicross (corrida com cachorro).

Para garantir presença na etapa de Pedra Grande, basta acessar o site oficial (https://rockymountaingames.com.br/) ou clicar diretamente no link
https://www.ticketagora.com.br/e/rocky-mountain-games-2022---etapa-pedra-grande-30701

O Banco Master Rocky Mountain Games é uma realização da Rocky Mountain Sports Content. O evento tem naming rights do Banco Master, com patrocínio da Legrand Pharma e apoios do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Sabesp, da Mynd, confecção de artigos esportivos, Cerveja Patagonia e da Prefeitura de Atibaia.
 
PROGRAMAÇÃO
SÁBADO (02 abril) - Largadas
7h- Trail Run 42km
7h15 -Canicross
8h30 - Trail Run 21km
9h - Trail Run 12km
9h30 - Trail Run 6km
14h - Premiação

DOMINGO (03 abril) - Largadas
7h - Gravel e MTB
8h - Warm Up Downhill
10h - Downhill
11h - Uphill e Hike & Fly
14h - Premiação

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
- BANDA FOLK NA KOMBI 
- 02 abril, às 15h30
- BANDA ROXY MUSIC - 03 abril às 15h30 
- CINEMA AO AR LIVRE - 02 e 03 abril, às 17h

Nenhum comentário: