domingo, 19 de outubro de 2025

Sob temperatura amena e prova rápida, 1ª etapa da Brasil Ride Bahia inicia com vitória do espanhol David Serrano

 

A mineira Karen Olímpio foi a melhor da elite feminina, premiação acontece na Igreja de N. Sra. D’Ajuda





O start para a Ultramaratona aconteceu na manhã deste domingo, dia 19 / Crédito: Gabriela Almeida

A manhã deste domingo, dia 19 de outubro, foi de competição acirrada na Brasil Ride Bahia. Dividida em três baterias separadas por categorias, os competidores se jogaram em uma prova que contou com 60 km de distância e 801m de altimetria. Com a temperatura mais amena, por conta do céu nublado, os atletas aproveitaram para ganhar tempo, realizando uma prova mais rápida, o que não os impediu de saborear as paisagens durante o trajeto.


A primeira etapa teve pódio espanhol na elite masculina. Iniciante na Ultramaratona, o campeão olímpico espanhol David Serrano (BH Coloma Team) chegou com o tempo de 1h56m49.927s. Colado na sua roda, o brasileiro Gustavo Pereira (Specialized Racing BR) foi o segundo lugar com 1h56m51.180s, uma diferença de menos de dois segundos (00h00m01.253s) e com pouco mais de dois segundos de diferença da primeira colocação (00h00m02.500s; 1h56m52.427s), Tiago Ferreira (Vouzela BH TF) foi o terceiro lugar. 


“Foi um primeiro dia de muita tensão, não sabia como seria. Estou feliz com a vitória e mais ainda por estar aqui na Brasil Ride, participando e aproveitando a Ultramaratona. Já participei de outros eventos de Copa do Mundo, Jogos Olímpicos do Rio, mas a Brasil Ride é uma prova que queria muito fazer”, revelou o espanhol.

Entre paisagens e lugares pouco explorados, os atletas da Brasil Ride aproveitaram o clima ameno para realizar uma prova mais rápida / Crédito: Wladimir Togumi / Brasil Ride

Intensidade

Para Gustavo Pereira a etapa teve muito single track e a ponta do pelotão estava muito disputada. “O primeiro dia tem sempre uma intensidade muito alta. Todos os atletas ainda descansados  e com médias de capacidade mais altas. Consegui arriscar um pouco na frente do pelotão, fiz um ataque, abrimos um gap e finalizei em segundo. Nós três primeiros chegamos praticamente no sprint. Conquistei a jersey branca - a camisa de líder das Américas e amanhã a gente parte pra segunda etapa. Estou muito feliz com o resultado”, declarou.


O tricampeão da Brasil Ride, Tiago Pereira - terceiro lugar - pontuou que a etapa foi extremamente rápida desde o início. “Diferente do ano passado, o tempo seco fez com que todos fossem mais rápidos. O David manteve durante a prova toda, um ritmo muito alto. A primeira hora foi muito veloz, e na metade da prova, começou a seleção de grupos e forçamos na frente, até conseguir partir o grupo. No fim, eu ataquei  e sobramos eu, Gustavo e David. Foi especial ver meu amigo garantir a jersey branca. Foi um primeiro dia espetacular”, ressaltou. 

No pódio da elite masculina desse stage foram o espanhol David Serrano, o brasileiro Gustavo Pereira e o português Tiago Ferreira / Crédito: Gabriela Almeida / Brasil Ride

Feminino

Já o  local mais alto do pódio feminino foi verde e amarelo com a mineira Karen Olímpio (Soul Extreme Race) com 02h23m41.207s. O segundo lugar foi garantido pela colombiana Monica Cálderón (02h24m49.963s; 00h01m08.756s), enquanto a terceira colocação ficou com a italiana Costanza Fasolis (Cannondale ISB Sport) com 02h26m27.217s e diferença de  00h02m46.010s da primeira colocada.


A campeã do dia, Karen Olímpio, comemorou a vitória e disse que a preparação desse ano foi maior que a do ano passado, quando garantiu a terceira colocação feminina na Brasil Ride. “Eu estou muito contente com a primeira vitória no Ride Geral. No ano passado foi uma disputa bem dura, devido às muitas provas no meu calendário de XCO. Eu não consegui fazer uma boa preparação. Esse ano decidi que viria com uma estrutura melhor para aguentar os sete dias. A etapa de hoje foi rápida. Larguei e coloquei o ritmo. Consegui um gap já na primeira subida e vim administrando essa diferença até o final. Comecei com o pé direito”, argumentou a atleta que larga amanhã com a camisa laranja e espera entregar tudo na competição.


Monica Calderón garantiu o segundo lugar no feminino e comentou que, para ela, a primeira etapa é sempre muito difícil. “Sempre há novas atletas e nunca sabemos o nível de competição delas. A realidade é que a Brasil Ride é uma prova muito mental, temos que analisar o ritmo de todas e administrar a energia. E equilibrar o corpo e a mente, porque o dia mais longo é amanhã”, analisou. 


Segundo Constanza Fasolis  garantiu o trajeto e o piso são muito diferentes do que está acostumada em eventos europeus. “Para mim a parte mais difícil foi os últimos 12 km, quando estava sozinha. Mas a vontade de garantir o pódio foi maior. Fui o tempo todo concentrada para não perder a roda. É uma etapa muito dura e estou aprendendo com isso”, relatou. À noite estes atletas e os vencedores das demais categorias sobem ao pódio montado no Centro de Arraial d’Ajuda, em frente à igreja. 

No pódio feminino teve a mineira Karen Olímpio , a colombiana Monica Cálderón e a a italiana Costanza Fasolis / Crédito: Gabriela Almeida / Brasil Ride

Desafio

Um dos momentos mais esperados segunda etapa da Brasil Ride Bahia 2025 é uma das mais longas e desafiadoras. A largada será à beira-mar, em Arraial d’Ajuda, às 7h; e finalizando no pórtico da Vila Brasil Ride, entre as montanhas de Guaratinga. Serão 127 km e 1.938 m de altimetria, além de muito singletracks, downhills, asfalto e estrada. A previsão é de muita chuva e lama no trajeto: diversão para atletas que querem viver uma experiência raiz, com donw hills e single tracks a partir da segunda parte. Mas o trajeto também exige atenção no km 90, há o cruzamento na BR 101.


A Brasil Ride Bahia é apresentada pelo Banco Bradesco.

Para saber tudo o que rola na prova, siga nossos canais: 

YOUTUBE : www.youtube.com/@BrasilRideBR

SITE: www.brasilride.com.br

INSTAGRAM: www.instagram.com/brasilride

FACEBOOK: www.facebook.com/BRASILRIDE


Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida

O percurso da Etapa 1 contou com  60 km de distância e 801m de altimetria / Crédito: Ney Evangelista/ Brasil Ride

Box 1: Food station: 100% aprovado

Para a edição comemorativa de 15 anos da Brasil Ride Bahia, a organização inovou com a Food Station - um espaço para a alimentação dos atletas logo após a prova. A ideia agradou os atletas, como é o caso da atleta Mariana Souza.


“Achei super legal essa estratégia do food station para as provas. Porque aí a galera vem, compartilha, a gente consegue conectar com outros atletas, conversar sobre a prova, interagir com o público. Quando não existe esse tempo a galera se dispersa.E isso não seria possível se não tivesse esse momento. Acaba que a adrenalina baixa, todo mundo vai para a sua pousada e  mesmo que se reúna de novo, à noite todo mundo já está querendo descansar. Além disso, é melhor porque a gente já chega da prova e se alimenta imediatamente. Não tem que tomar banho e retardar a alimentação, o que acaba impactando no processo de recuperação também”, explicou. 


O portosegurense Josenildo Dantas, mais conhecido como Xiito concorda com o tempo de qualidade que a alimentação na Food Station proporciona. “É muito bacana, porque a gente chega, já se alimenta e consegue aproveitar mais. Não tem aquela responsabilidade de ter que chegar, subir, se ajeitar pra depois ir para o jantar. Depois está livre para ir descansar para no outro dia estar mais tranquilo e descansado para a Ultramaratona”, comentou.


Box 2: ETAPAS DA ULTRAMARATONA


2ª ETAPA | 20/10/2025 | Arraial d'Ajuda > Guaratinga

DISTÂNCIA: 127 km

ALTIMETRIA: 1.938 m


3ª ETAPA | 21/10/2025 | Guaratinga > Guaratinga

DISTÂNCIA: 78 km

ALTIMETRIA: 2.262 m


4ª ETAPA | ETAPA RAINHA | 22/10/2025 | Guaratinga > Guaratinga

DISTÂNCIA: 101 km

ALTIMETRIA: 2.400 m


5ª ETAPA | 23/10/2025 | Guaratinga - Arraial d'Ajuda

DISTÂNCIA: 130 km

ALTIMETRIA: 1.710 m


6ª ETAPA | CONTRARRELÓGIO | 24/10/2025 | Arraial d'Ajuda > Arraial d'Ajuda

DISTÂNCIA: 20,1 km

ALTIMETRIA: 263 m


7ª ETAPA | 25/10/2025 | Arraial d'Ajuda > Arraial d'Ajuda

DISTÂNCIA: 48,2 km

ALTIMETRIA: 560 m


BOX 2: CLASSIFICAÇÃO


ETAPA 1 – ARRAIAL - DIA 19/10/2025


SOLO ELITE MASCULINO

Elite Masculino

1º      David Serrano      ESP   01:56:49.927     

2º      Gustavo Pereira   BRA             01:56:51.180     00:00:01.253

3º      Tiago Ferreira     POR             01:56:52.427       00:00:02.500


SOLO ELITE FEMININO

1º      Karen Olímpio         BRA          02:23:41.207   

2º      Monica Cálderón   COL          02:24:49.963   00:01:08.756

3º      Costanza Fasolis   ITA             02:26:27.217   00:02:46.010

Nenhum comentário: