Florianópolis - 12 de outubro de 2025 - A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 tem como grande campeão o colombiano Diego Camargo. Após cinco etapas, entre quarta-feira (8) até este domingo (12), o ciclista da equipe Team Medellin EPM terminou na liderança da classificação geral, com a somatória dos tempos da competição. A 26ª edição de uma das mais tradicionais competições da história do ciclismo brasileiro e sul-americano terminou neste domingo com uma grande festa do ciclismo, em Florianópolis, que fechou com chave de ouro a edição de retomada do evento, após quase uma década fora do calendário.
>> Informações sobre a etapa 5 da Volta Ciclística de Santa Catarina 2025
>> Fotos da etapa 5. Créditos: Lucas Hahn/Volta Ciclística SC
A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 começou na última quarta-feira (8), com a largada da etapa 1 em Nova Veneza, no sul do estado, e subiu o Planalto Serrano, com passagem pela icônica Serra do Rio do Rastro. Na quinta (9) e sexta-feira (10) as etapas foram realizadas na Serra Catarinense, com largadas em Lages e Urubici, e chegaram até a cidade mais alta do estado, Urupema. No sábado (11), a caravana foi do litoral, em Balneário Camboriú, até o coração do turismo religioso catarinense, o Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento. Neste domingo (12), foram 60 km na capital catarinense. A largada aconteceu na Ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais de Santa Catarina, e os ciclistas protagonizaram a última disputa na Beira-Mar Norte de Florianópolis. A etapa 5 teve como vencedor o uruguaio Leonel Rodríguez (Club Náutico Boca de Cufre), que venceu no sprint e marcou o tempo de 1h10m29 nos 60 km por Floripa. A etapa final ratificou Diego Camargo (Team Medellin EPM) como campeão na classificação geral do evento, acumulando 15h52m52 nos 584 quilômetros e 14 mil metros de altimetria acumulada nos cinco dias.
“Foi uma competição muito bonita todos os dias, com muitas paisagens. Dei o melhor que podia para vencê-la. A sensação de ser campeão é especial para mim, por conta do meu bom ano, com presença no pódio em diferentes competições. É muito satisfatório ser o campeão deste evento. Como equipe tivemos um balanço muito positivo, com presença nos pódios e vitórias em etapas”, disse Diego Camargo, da Team Medellin EPM, também campeã por equipes.
Camargo foi coroado neste domingo (12) na arena montada na Beira-Mar Norte. O local sediou espaços de convivência e bem-estar, atividades esportivas para toda a família, clínicas de ciclismo infantil e ações de sustentabilidade e inclusão. Além disso, foram realizadas provas amadoras. A prova para adultos abriu a programação do dia em Florianópolis. Depois da vitória de Leonel Rodríguez (Club Náutico Boca de Cufre), na etapa 5, foi a vez das crianças. A cerimônia de premiação, ao final da manhã dominical, encerrou a programação do evento. Além de ter Diego Camargo (Team Medellin EPM) no lugar mais alto do pódio, foram reconhecidos outros ciclistas destaques da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina.
A classificação por pontos (velocistas) terminou com a liderança do chileno Tomás Quiroz (Plus Performance Zeo Sport), que ficou com a camisa verde do evento. A camisa de bolinhas, da pontuação de montanhas, foi confirmada pelo colombiano Victor Ocampo (Team Medellin EPM). Na classificação dos ciclistas mais jovens, para atletas de até 23 anos, a ponta foi de Vinícius Santos (São José Ciclismo), que conquistou a camiseta branca do evento. O melhor catarinense foi Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax). Entre os destaques da Volta Ciclística de Santa Catarina, ele teve o desempenho premiado com a camiseta de líder da classificação dos ciclistas nascidos no estado. Gabriel ficou contente não apenas com sua participação, mas também com a retomada de uma das mais tradicionais competições da história do ciclismo brasileiro e sul-americano.
“A Volta Ciclística de Santa Catarina é uma prova de muita tradição. Ficou quase dez anos sem acontecer, e foi retomada quando eu estava competindo. Estou muito feliz de participar dela e, ainda, de coroar meu desempenho com a camisa de melhor catarinense. O evento teve uma organização impecável, ao nível dos grandes eventos de ciclismo mundial. Por isso, eu acredito que veio para ficar”, disse Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax).
Sobre a Volta Ciclística de Santa Catarina
Com a edição deste ano, a Volta Ciclística de Santa Catarina retomou seu brilho no calendário nacional e internacional. A 26ª edição do evento ratificou o status de uma das provas mais importantes do ciclismo brasileiro e sul-americano. Santa Catarina foi o centro das atenções do ciclismo mundial ao reunir 21 equipes de sete países. A competição teve cinco etapas, totalizando 584 quilômetros e 14 mil metros de altimetria acumulada. Com chancela da UCI America Tour, na categoria 2.2 internacional, o evento somou pontos para o ranking das Américas e confirmou o retorno do estado ao circuito global do ciclismo de estrada.
A edição 2025 contou com equipes de ponta da América do Sul e da Europa. Da Bolívia, participou o Pio Rico Cycling Team; do Chile, o Plus Performance Zeo Sport; da Colômbia, o prestigiado Team Medellín EPM; da França, o Eurocyclingtrips – CCN; do Paraguai, a Selección Nacional de Paraguay; e do Uruguai, o tradicional Club Náutico Boca de Cufré. O Brasil foi representado por equipes de todas as regiões, com Avaí F.C. – FME Florianópolis – APGF, Associação Pedala Itapema, Indaiatuba Cycling Team, Pindamonhangaba Cycling Team, Taubaté Cycling Team/Tarumã/Araújo Simão, Soul Extreme Racing, Swift Pro Cycling, ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax, AGI Cycling Team, São José Ciclismo, Secel Jaraguá do Sul, além das seleções Catarinense, Gaúcha e Paranaense.
O público acompanhou toda a emoção da competição ao vivo, com transmissões diárias e bastidores disponíveis em múltiplas plataformas. As provas tiveram cobertura em tempo real pelos canais oficiais: pelo site www.voltasc.com.br, pelo Instagram @voltaciclisticasc e pelo canal do YouTube youtube.com/@VoltaCiclisticaSC, que transmitiu todas as etapas, com conteúdo especializado.
A 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina foi uma realização da AACESC, da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Federação Catarinense de Ciclismo (FCC), com o apoio da Fesporte e do Governo do Estado de Santa Catarina, e integração direta com o calendário da UCI America Tour. Mais do que o retorno de uma competição histórica, o evento representou o reencontro de Santa Catarina com sua vocação para o esporte, o turismo e a hospitalidade.
A Volta Ciclística de Santa Catarina 2025 foi uma realização da AACESC, Grupo Corre Brasil, Fesporte, Governo de Santa Catarina, UCI America Tour, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Catarinense de Ciclismo. O evento contou com o patrocínio da Soul Cycles, RVB, Disauto, Garmin, AUNNA, Free Force, Shimano, Nathor Bicicletas, Powerade, Água Crystal, Monster Energy, Shokz, Mormaii, Santuá Cycling e VZAN.
Classificação final da 26ª Volta Ciclística de Santa Catarina
Classificação geral
1. Diego Camargo (Team Medellin EPM), 15:52:52
2. Walter Vargas (Team Medellin EPM), +1:16
3. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), +7:36
Classificação por pontos (velocistas)
1. Tomás Quiroz (Plus Performance Zeo Sport), 21 pts
2. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), 15 pts
3. Stefan Bennett (Eurocyclingtrips - CCN), 13 pts
Classificação de montanha
1. Victor Ocampo (Team Medellin EPM), 25 pts
2. Diego Camargo (Team Medellin EPM), 24 pts
3. Stefan Bennett (Eurocyclingtrips - CCN), 23 pts
Classificação por equipes
1. Team Medellin EPM, 47:47:20
2. São José Ciclismo, 48:22:47
3. Swift Pro Cycling, 48:33:19
Classificação sub-23
1. Vinícius Santos (São José Ciclismo), 16:04:01
2. Werik Kauã (Seleção Paranaense), 16:06:01
3. Gabriel Sousa (Swift Pro Cycling), 16:13:31
Classificação catarinense
1. Gabriel Metzger (ACRS Cycling Team/Royal Ciclo/Audax), 16:05:40
2. Fernando Nunes (Associação Pedala Itapema de Ciclismo), 16:10:15
3. Ricardo Pscheidt (Associação Pedala Itapema de Ciclismo), 16:18:40
Nenhum comentário:
Postar um comentário