segunda-feira, 30 de agosto de 2010

7° Desafio Santana-Arapiraca poderá render participação no Selo Unicef

DESAFIO SOCIAL – INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE

 
As doze cidades que englobam o percurso das competições do 7° Desafio Santana-Arapiraca realizarão também sua competição local, de curta distância, chamada de Desafio Social, que mobilizará a população de cada município, trazendo principalmente a criança e o adolescente para a prática do ciclismo.
O Desafio Social é um evento totalmente realizado pelo departamento de esporte de cada município, com o apoio da ONG Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário (MPDC), com sede em Palmeira dos Índios e pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca.
Os objetivos do Desafio Social é contribuir para a inclusão social através do esporte das populações alcançadas pelo evento e também contribuir para que todos os municípios parceiros do evento alcance o Selo Unicef, tendo em vista que o esporte é um dos eixos avaliados para conquista do selo.
Arapiraca, Santana, Cacimbinhas, Olivença, Olho D´água das Flores, Jaramataia, Dois Riachos, Craíbas, Major Izidoro, Monteirópolis, Batalha e Jacaré dos Homens são as 12 cidades que englobam o circuito das competições.
A competição interna abre espaço para que crianças, adolescentes e até mesmo adultos possam desempenhar um importante papel para o ser humano: cidadania + esporte + saúde. A oportunidade também abre caminho para que Alagoas tenha, em um futuro próximo, ciclistas que representem o Estado em torneios no Brasil e no exterior.
No 7° Desafio Santana Arapiraca estarão presentes adolescentes de cidades atendidas pelo Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário (MPDC), através do Projeto “Inspiração Internacional”. Com isso, a competição ganha ainda mais responsabilidade social.
As cidades que estão no circuito do Desafio e que desempenharem um ótimo trabalho no desenvolvimento do esporte com os jovens durante o torneio, poderá utilizar os resultados do DESAFIO SOCIAL para alcançar o SELO UNICEF, uma vez que para participar do Desafio os municípios já têm desenvolvido varias atividades para garantia do direito ao esporte educacional de suas crianças e adolescentes.
Inspiração Internacional
O Programa Inspiração Internacional tem como objetivo transformar as vidas de crianças e adolescentes em todo o mundo, em escolas e comunidades, particularmente em países em desenvolvimento, através do poder da prática de educação física inclusiva, esporte e lazer. Trata-se de uma iniciativa do Governo Britânico, através do UK Sports, pelo Departamento de cultura, Mídia e Esportes (DCMS), e tem como parceiros o Conselho Britânico e o Unicef, entre outros. Em Alagoas a articuladora do Projeto é a ONG Movimento Pró-Desenvolvimento Comunitário (MPDC)
Para que a visão do programa seja alcançada, Inspiração Internacional trabalha em parceria com governos e ministérios para desenvolver estratégias para a provisão de educação física de qualidade, esporte e lazer para crianças e adolescentes. O programa trabalha com treinadores, professores, jovens e líderes comunitários, organizações e associações com o objetivo de fomentar parcerias, realizar formações e transformar atitudes que irão garantir este direito.
A Inspiração Internacional cria oportunidades para que crianças e adolescentes possam ter a oportunidade de praticar esportes e educação física, no intuito que esses processos possam, no longo prazo, transformar as vidas desses jovens em todo o mundo. Transformações que possam ir além dos Jogos Olímpicos e do próprio Inspiração Internacional.
O Desafio
O Desafio Santana-Arapiraca, que acontece nos dias 06 e 07 de novembro de 2010, é uma adaptação regional da clássica Paris-Roubaix, realizada na França, porém, com um trajeto muito mais arrojado - onde os ciclistas passarão por asfalto, paralelepípedo e terra batida, em 200 km, espalhada por 12 municípios alagoanos.
Para mais informações, acesse: www.desafiomtb.tv
EMAIL,IGOR CASTRO

Nenhum comentário: