quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Tamanho ideal de quadro da mountain bike

Na hora de comprar uma bike, por vezes a preocupação é muito maior com a estética do que qualquer outra coisa. Independente da necessidade e do tipo de equipamento (suspensão, freio a disco,...) com o qual a bike foi montada, é de extrema importância, saber se ela está adequada ao tamanho do corpo.


Qual é o seu tipo de tronco? Basta dividir a sua estatura (altura dos pés a cabeça) e dividir pela entre-pernas. Se o resultado for inferior a 2,0, o seu tronco é do tipo curto; se for superior a 2,2 é do tipo longo; se estiver entre 2,0 e 2,2 é do tipo proporcional.    


Neste sentido, comprar um quadro compatível com a altura é fundamental. O tamanho do quadro da mountain bike, normalmente é em polegadas. Alguns podem ser em centímetros, outros fabricantes optam ainda por usar P, M e G. Esta medida corresponde à distância que vai da caixa de centro até o centro do tubo superior.

Como saber qual é o tamanho ideal?

Podemos utilizar uma tabela bem simples, que leva em consideração somente a altura da pessoa.



Tabela básica
Altura ciclista
 Tamanho Quadro MTB
 (em polegadas)
1,50 a 1,59
15
1,60 a 1,69
16 ou 17
1,70 a 1,79
18 a 20
1,80 a 1,89
20 a 22
        1,90
 22




Se você quiser ter uma medida mais precisa, a primeira coisa que você deve saber é a ALTURA DE ENTRE-PERNAS (altura entre a virilha e o chão). 


Para determiná-la: fique em pé, encostado de costas para uma parede, com os pés ligeiramente afastados. Coloque um esquadro ou um livro entre as pernas, o mais alto possível (o mais próximo a virilha), de modo que encoste na parede. Deixe a posição sem movê-lo, então meça a distância entre ele e o solo. Pronto! esta distância é a medida da altura de entre-pernas.      


Após verificar a media de entre-pernas (cavalo), ela deverá ser transformada em polegadas. Para isto, basta dividir a medida encontrada por 2,54 e na sequência subtrair 14.

Exemplo: Um ciclista com um entre-pernas (cavalo) igual a 85 cm.

 85  ÷  2,54  =  33,5 polegadas 

  33,5  –  14  =  19,5 polegadas 

Assim, a medida do tamanho do quadro mais ajustado é  19,5 


Fica valendo a seguinte dica: para maior segurança, opte por uma distância, entre o tubo superior e o chão, inferior a 10 cm da medida entre-pernas.