quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

XX Onça do Pitangui 2014

Conheça um pouco da Nossa História
O Mountain Bike de Onça de Pitangui é uma das provas mais tradicionais de MTB no Brasil e em 2015 vai estar completando 20 anos.
Antes de entrar na história da prova, temos que contar o porquê do nome da cidade de Onça de Pitangui é assim: Na época da corrida do ouro no Século XVIII os bandeirantes chegaram ao alto da Serra de Santa Cruz (Morro das Antenas) e desbravaram suas trincheiras em busca de ouro. Em uma de suas expedições eles encontraram uma pepita de Ouro correspondente a Uma Onça (unidade de medida massas que corresponde a 28,35 gramas). Então os bandeirantes fincaram bandeira no local e mais pessoas chegaram em busca das riquezas naturais da região, assim começou a surgir o povoado de Onça de Pitangui que mais tarde tornou-se cidade. Antes a cidade pertencia ao município Pequi-MG e após sua emancipação política o nome de batismo foi “São João do Rio Acima” e em 1962 o nome foi mudado para Onça de Pitangui-MG com sua segunda emancipação política. “O nome Onça vem da medida de peso do Ouro, e não do animal Onça como muitos pensam”.
Sobre a prova:
Sua primeira edição foi realizada no dia 29 de Janeiro de 1995, por isso sua data é realizada sempre no último domingo do mês de janeiro a cada ano que se inicia.
A competição surgiu com o idealizador Marcelo de Oliveira e até hoje é organizada por ele. Tudo começou quando Marcelo, inspirado em ter competido no Iron Biker Brasil 1994 resolveu se reunir com seus amigos ciclistas para uma pedalada com cerca de 50 Quilômetros em estradas de terra e trilhas entre as cidades de Pará de Minas/MG e Onça de Pitangui/MG. Ao final do percurso eles se reuniriam em frente a Churrascaria Santa Cruz, tradicional restaurante na cidade onde todos almoçaram com direito ao melhor churrasco da região preparado especialmente para eles. Na primeira vez participaram aproximados 30 ciclistas, isso foi o começo de uma grande História de Tradição para uma competição de Mountain Bike.
No ano seguinte devido ao sucesso da primeira pedalada dos amigos, vieram participar cerca de 100 atletas vindos de várias cidades da região. A cada ano o número de participantes foi aumentando significativamente chegando ao sucesso que é hoje recebendo aproximadamente 500 ciclistas em média e um enorme público presente.
Grandes nomes do Mountain BIke já passaram ou passam por nossas trilhas, a atleta Jaqueline Mourão e Rubens Donizete são alguns deles. Esses dois nomes citados anteriormente representaram o Brasil em duas Edições Olímpicas no MTB. Destacamos também outros nomes como Erika Gramiscelli, Thiago Aroeira,Hugo Prado Neto, Uirá Ribeiro, Lucas Kauffman, Marcelo Cândido & Isabella Lacerda, temos muitos outros nomes que serão citados em um próximo levantamento.
A partir do ano de 2008 a corrida passou a ter sucessivos recordes de inscritos atraindo cada vez mais atletas amadores e profissionais. Em sua 17° Edição a prova trouxe o número absoluto de 420 atletas inscritos e um publico em cerca de 900 pessoas.
 
Todas as Informações: www.mtbonca.com.br