terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Romaria Ciclística da Paz - O início...

Vou buscar na memória, fatos do ano de 2000, para levar a todos os leitores como tudo realmente começou.
Naquele ano, mais precisamente na festa anual da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima (13/05), sentado ao lado do Padre Cristóvão, ciclista que defendia as cores da Amazonas Bike, pensamos em organizar um evento unindo nossa fé, com o esporte que amamos.

Já havia realizado inúmeros eventos de MTB à pedido do Padre, com maior incidência nos municípios de Cachoeiras de Macacu e Itaperuna, mas a nova idéia de cruzar 285 km, saindo de Niterói e aportando na Basílica de Nossa Senhora, se transformou no desafio mais desejado do nosso vasto cardápio de eventos.
O primeiro projeto levou 68 ciclistas ao Santuário. No segundo ano éramos 114 com uma estrutura gigante. Veio a terceira edição e registramos 179 ciclistas na Rodovia Nova Dutra.
O quarto ano foi um aprendizado intenso, levamos 314 ciclistas e descobri que era necessário impor um limite, a Nova Dutra não permitia mais a utilização da via, e trabalhamos dois anos para retornar com o evento.
À partir de 2007, trabalhamos sempre com o mínimo de 40 e o máximo de 50 inscritos, o que tem nos proporcionado extrema qualidade/excelência no atendimento aos romeiros de Nossa Senhora.
Chegamos ao ponto certo deste delicioso bolo que deve ser saboreado com extrema cautela e equilíbrio, afinal, cruzamos boa parte de uma rodovia recheada de caminhões, ônibus e veículos em alta velocidade.
Diário de Bordo...
Chegamos à Igreja Santa Rosa de Lima às 08:00hs, enquanto distribuíamos os kits, veio do Padre Cristóvão a primeira surpresa do dia. O Cardeal Dom Orani Tempesta, que celebra a Santa Missa de abertura, foi chamado ao Vaticano pelo Papa Francisco, para reunião do conselho, atendendo as necessidades da igreja.
Dom Orani imediatamente convocou o Bispo Dom Pedro, para celebração da Santa Missa, que foi seguida de sua bênção aos cinquenta ciclistas romeiros e suas bikes perfiladas.
Agradecemos de todo coração ao Bispo Dom Pedro, que em poucas horas, desenhou o verdadeiro significado de nossa romaria, arrancando lágrimas de centenas que ali estavam, jamais esqueceremos dos momentos mágicos que passamos, com a mensagem forte do Bispo na Casa de Nossa Senhora.
Ao final da Santa Missa, desfrutamos do tradicional café da manhã, oferecido pelos fiéis e amigos que nos acompanham.
Subimos em nossas bikes, pedalando até ao kilômetro zero da Rodovia, encontramos com nossos amigos da PRF, sempre muito bem comandados pelo Gilmar/Joel, e pedalamos forte até o nosso destino.
Chuva e sol fizeram parte desta viagem, com a benção de Dom Pedro, e a proteção de Nossa Senhora, seguimos em frente, totalizando três paradas para hidratação/alimentação do grupo de romeiros.
Pela primeira vez, sobrou até suplemento, uma fartura extrema de frutas, sanduíches, isotônicos, barras de proteína, cereais, malto dextrina e coca-cola gelada.
Mais de 400 litros de água foram consumidos em dois dias de pedal.
Chegamos ao Scala Residence Hotel pouco depois das 17:00hs, onde repousamos, relaxamos e jantamos na mais perfeita harmonia. Uma verdadeira confraternização entre a organização, PRF e grupo de ciclistas.
Levantamos com o brilho do sol no domingo, às 06:30hs, um café da manhã reforçado e delicioso. Às 07:30hs um briefing em frente ao hotel, com saída às 08:00hs, sempre contando com a segurança da PRF.
Nos chamou a atenção o número de veículos que nos acompanhava, outro ponto que merece destaque, foi o apoio que recebíamos dos veículos que cruzavam vagarosamente o nosso lado esquerdo, pois a via da direita era reservada aos ciclistas, escaleirados de dois em dois, com a utilização do acostamento apenas para abastecimento/hidratação.
Aplausos, fotos, filmagens e palavras de apoio, este foi o retrato da galera que cruzava com o nosso extenso pelotão.
Passamos na Canção Nova e seguimos até a Basílica com determinação, na chegada, muita festa, abraços e agradecimentos carinhosos, agora somos uma família de 65 romeiros, guerreiros incansáveis de Nossa Senhora.
Este ano fiz pouco mais de 60 km sem a minha bike, não foi possível uma preparação adequada, mas estou feliz por ter dado o meu melhor.
Para fechar com chave de ouro, Padre Cristóvão celebrou a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, sentados no altar central, nos emocionamos com cada segundo desta celebração. Descemos do altar para mais uma vez retornar com a imagem de nossa Mãezinha, este ano, coube ao Clemar a honra de carregá-la.
Obrigado a todos os amigos da PRF, Bispo, Padre, apoios e aos guerreiros que transformaram esta 13ª edição em um capítulo da história que será contada muitas e muitas vezes...
Obrigado à minha mãe protetora dos ciclistas, que mais uma vez estará ao nosso lado, abençoando as ações da FECIERJ, com o apoio de quem ama o ciclismo de verdade.
Desta vez finalizo registrando os nomes dos verdadeiros responsáveis por esta peregrinação de amor, fé, coragem e determinação...
Ivo Costa - Fernando Tibau - Marcelo Gomes - Rosenir de Souza - Ramon de Souza - Claudio Santos - Cristóvão Sopicski - Antônio Sérgio - Paulo André - Luan Gomes - Douglas Silva - Matheus Freire - Edson Teixeira - Diogo Couto - Anderson Daniel - Joab de Souza - Pedro Henrique - Leonardo de Oliveira - Claudio Pinto -  Gabriel Bernini -  Bartolomeu Bernini - Gelson Souza - João Francisco - Fidel Furtado - Claudio Seeberger - Nivan Manuel - Diogo Louzada - Alan Leite - Alex Augusto - Deibson de Paulo - Edinaldo do Nascimento - José Alexandre - Wanderson da Silva - Mauro Marques - Juliano Vasconcellos - José Carlos - Obedias de Alcântara - Ailton Estrela - José Guilherme - Jordan Barros - Luis Claudio - Francisco Carlos Pereira - Francisco Carlos Santana - Victor Santana - Mônica Espírito Santos - Carlos Frederico - Luiz Marcelo - Claudemir de Oliveira - Eduardo Ribeiro - José Ricardo - Fernando Carvalho - Paulo Roberto - Clemar Martins - Gilmar Baptista (PRF) - Joel de Souza (PRF) - Charles Batista (PRF) - Rafael Tadeu (PRF) - Eduardo Smith (PRF) - Sarita Raibert - Wanderson Chorão - Jadir Carvalho - Alexandre Sudract - Marcos (PRF) - André Felipe - Adriano Castro.