sexta-feira, 8 de maio de 2015

Organizadores do Tour de France realizam prova no Brasil para 3.000 ciclistas

O L'Étape do Tour de France promoverá, pela primeira vez, um evento em solo brasileiro. No dia 25 de outubro deste ano, a cidade de Cunha (SP) será sede da primeira edição do "L'Étape Brasil by Le Tour de France". O evento faz parte de um plano cujo objetivo é proporcionar a ciclistas brasileiros amadores a experiência do Tour de France, por meio da realização de provas em outras regiões do Brasil nos próximos três anos.


O anúncio do evento foi feito na manhã desta quarta-feira (6/5) numa coletiva realizada num hotel da zona sul da capital paulista pelo CEO do Grupo Manga, Márcio Flores, organizador da prova. "Vamos realizar uma grande prova em Cunha com limite de 3 mil ciclistas. Queremos transformar o evento numa espécie de Lollapalooza do esporte, com um grande envolvimento da população da cidade e da região, e também queremos deixar um legado para Cunha, com benfeitorias de estrutura".

O executivo aproveitou o encontro para anunciar também a realização da segunda prova em solo brasileiro: em março, em Recife. "Estamos finalizando os detalhes mas podemos confirmar que faremos a prova no mês de aniversário da capital pernambucana", acrescentou.

Inscrições começam no dia 13 - A primeira edição do evento terá inscrições abertas no dia 13 deste mês pelo site oficial (www.letapebrasil.com.br) e o primeiro lote custará R$ 690,00 por participante. O percurso terá 112 km, com 2.790 metros de altimetria acumulada, com largada e chegada em Cunha. O local foi escolhido por causa da estrutura das estradas, totalmente asfaltadas, e pela paisagem da região, próxima à divisa do Rio de Janeiro e de Minas Gerais e onde estão as Serras do Mar, da Bocaína, da Mantiqueira e da Quebra-Cangalha.
Mais de 500 profissionais estarão envolvidos na organização do evento, que deve receber investimento de mais de 4 milhões de euros (quase R$ 14 milhões) nos próximos três anos. Os organizadores calculam que o "L'Étape Brasil by Le Tour de France" propicie um impacto econômico de aproximadamente R$ 4,8 milhões para a região de Cunha e planejam realizar palestras de capacitação em escolas, hotéis e restaurantes.

O L'Étape du Tour foi criado em 1993 para atender os ciclistas estrangeiros que costumavam viajar à França para competir no Tour de France. A crescente presença de brasileiros na competição francesa - mais de 450 por ano, segundo os organizadores - desencadeou a chegada do L'Étape du Tour ao País.

Trazido ao país pelo Grupo Manga, o evento é fruto de uma parceria inédita da empresa brasileira com a A.S.O (Amaury Sports Organisation), organizadora do evento desde o início, há 22 anos. Os franceses enxergaram no Brasil a oportunidade de expandir seus negócios, motivados pelo número crescente de ciclistas - principalmente amadores - no país.

Além do aumento de obras públicas voltadas à mobilidade urbana nos últimos anos, outro fator que atraiu os organizadores do L'Étape du Tour foram os grandes eventos esportivos realizados no Brasil: a Copa do Mundo, no ano passado, e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A busca dos brasileiros por hábitos mais saudáveis, evidenciada pelo crescimento de eventos como o Ironman, também foi decisiva.

"O Brasil tem sido um dos cinco países que mais leva ciclistas ao L'Etape na França e por isso sempre tivemos interesse em realizar provas aqui. Agora, com a parceria com o Grupo Manga, pudemos efetivar este objetivo", afirmou Arnaud Santin, gerente de novos negócios da A.S.O., que participou da coletiva. Na terça-feira (5), ele e Mathieu Boutroux, gerente de projetos da A.S.O., estiveram em Cunha e validaram o percurso.

Também participaram da coletiva o prefeito de Cunha, Osmar Felipe Junior, e o secretario de turismo, esporte e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras, além de outras autoridades de São Paulo, Cunha e Recife.

O "L'Étape Brasil by Le Tour de France" tem apoio da Prefeitura do Município de Cunha, do Departamento de Estradas de Rodagem, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Sobre o Tour de France - O Tour de France foi criado em 1903, e hoje é uma prova com a participação dos melhores ciclistas do mundo, que percorrem um total de 3.600 km pela França e países vizinhos. O evento se tornou referência no esporte mundial e objeto de desejo de muitos atletas e espectadores, já que todos os anos conta com a participação de ciclistas de diversos países e 12 milhões de pessoas ao longo das estradas para animar os competidores, com muita festa e música.
Sobre o Grupo Manga - O Grupo Manga desenvolve de forma integrada projetos de comunicação, esporte, saúde, entretenimento e ações de livre marketing. Seguindo seu principal pilar de sinergia com o business do cliente, o Grupo oferece projetos multiplataformas desenvolvidos de forma estratégica pelos boards especializados. Liderado pelo publicitário Marcio Flores, o grupo possui operações em São Paulo, Rio de Janeiro e Nordeste.
Sobre a A.S.O. - A Amaury Sport Organisation é uma empresa fiel aos valores do esporte que projeta e organiza grandes eventos esportivos internacionais, como o Le Tour de France e o Rali Dakar. Ao todo, são 40 eventos anuais, totalizando 220 dias de competição. A Amaury Sport Organisation é uma subsidiária da Editions Philippe Amaury (EPA), um grupo de imprensa que detém o jornal L'Equipe e Le Parisien / Aujourd'hui en France.
Mais informações:
Site: www.letapebrasil.com.br
Facebook: www.facebook.com/letapebrasil
Instagram: @letapebrasil