terça-feira, 20 de outubro de 2015

Campeões brasileiros confirmam o favoritismo na etapa de Cross Country da Brasil Ride

As 60 melhores duplas da Brasil Ride após a etapa Rainha, com o temido trecho de 14 km do Vietnã, largaram primeiro na manhã desta terça-feira (20) para os 30,8 km do Cross Country em Rio de Contas, na região da Chapada Diamantina, Bahia. Nas duas principais categorias, open e ladies, os atuais campeões brasileiros de XCO (Cross Country Olímpico) confirmaram o favoritismo. Enquanto Henrique Avancini levou a melhor entre os homens, à frente de Hans Becking (HOL) e Daniel Geismayr (AUT), no feminino Raiza Goulão foi a única a não ser cortada na última volta.
Completaram o pódio da ladies Annabella Stropparo (ITA) e Isabella Lacerda.
Henrique Avancini ditou o ritmo da prova e esteve na frente durante as quatro voltas, cada uma com 7,7 km. Consciente de estar pedalando com um ciclista jovem e ainda em início de carreira, o fluminense Wolfgang Soares, Avancini revelou sua estratégia. "Estava focado em vencer essa etapa. Como estou com o parceiro da minha equipe de desenvolvimento, a ideia é correr curtindo um pouco mais a Brasil Ride. Mas eu queria andar 100% no Cross Country e foi bem legal. O circuito novo é bacana, mais difícil ainda que o anterior, e já ataquei na metade da primeira volta, impus meu ritmo. E só consegui fazer isso porque consegui dosar bem as forças na disputa do dia anterior e não terminei tão no limite. Essa é a diferença, porque se você sofre demais ou vai além do limite na prova rainha, fica difícil competir bem no outro dia, acaba ficando realmente difícil imprimir um ritmo muito forte".

Segundo colocado, o holandês Hans Becking avaliou seu desempenho e relembrou a temporada passada para manter-se confiante na briga pelo título. "Estou feliz, mesmo não conseguindo largar. Senti que os ciclistas atrás de mim viriam com tudo, então tive que manter um ritmo forte. Mesmo com um pneu furado na última volta, consegui garantir a posição", relatou Hans. "Já me sinto bem, mas sei que o Cross Country foi fácil perto do que teremos nos próximos dias. Em 2014 perdemos 14 minutos em relação aos líderes na segunda etapa e mesmo assim ganhamos no fim. Está indefinido. Tudo pode acontecer", completou.

Após abrir uma vantagem de 10 minutos na segunda etapa para os vice-campeões do dia anterior, Lukas Kaufmann e Hugo Prado Neto, a dupla austríaca formada por Daniel Geismayr e Hermann Pernsteiner não pensa em apenas administrar a vantagem. "Cross Country não é minha modalidade favorita. O percurso era bem complicado e na primeira volta não sabia que todos poderiam pedalar sem acompanhar as duplas, mas não perdi muito tempo e recuperei. Estamos satisfeitos com nosso desempenho e vamos para cima nas próximas etapas, fazer nosso máximo e tentar aumentar alguns minutos a nossa vantagem", definiu Daniel.

Única mulher a completar a prova - Pelo regulamento do Cross Country, terceira de sete etapas da Brasil Ride, assim que o campeão do dia cruzasse a linha de chegada após quatro voltas, nenhum outro poderia abrir uma nova volta. Entre todas as mulheres presentes na primeira largada, apenas Raiza Goulão conseguiu não ser cortada antes de Henrique Avancini levar a bandeirada, evitando tomar os 70 minutos de penalização por volta."Foi muito legal, minha estratégia foi manter o passo tranquilo na subida e me divertir na descida. Na primeira volta, vi que a italiana vinha forte na subida, mas na parte técnica ela estava apanhando muito. Consegui fazer a diferença na segunda volta e depois foi só manter um ritmo bem legal e me divertir."
Já a italiana Annabella Stropparo foi cortada por muito pouco. Nos 400 metros finais, ela foi ultrapassada por Henrique Avancini. "Me sentia bem na liderança, mas na segunda volta tive uma queda muito dura e pensei 'vou pegar leve e não me arriscar tanto, para não ter uma lesão. Todos os dias você gasta muita energia, então tem que ir com calma. Estou um pouco decepcionada porque foram nos metros finais que fui cortada. Ainda pedi por favor ao líder para não me ultrapassar, porque chegamos praticamente juntos. Infelizmente fomos penalizadas, Elena e eu. Sinceramente, para quem pedala, o tempo é muito grande. Quase impossível de recuperarmos", analisou Annabella.

O terceiro lugar deixou Isabella Lacerda feliz. "Pelo que sofri ontem (segunda-feira), estar entre as três melhores é muito gratificante. Mesmo sendo a etapa após o Vietnã, consegui andar bem no Cross Country. Na segunda etapa, passei mal porque algo que comi me deu indigestão. Fiquei muito ruim nos últimos 30km. Vomitei umas 30 vezes e pessoal da ambulância não queria nem me deixar terminar, mas eu queria muito chegar. Quando faltavam 8 km, me deram soro, consegui me recuperar um pouco e cruzar a linha de chegada. Depois, tomei mais soro, fiz massagem, tentei dormir o máximo para me recuperar. Ainda estou com o corpo todo dolorido, mas o Cross Country é minha especialidade e consigui me sobressair um pouco", completou.

Austríacos mantêm liderança geral - Após a realização da terceira etapa, os austríacos Daniel e Hermann, seguem com uma boa vantagem na liderança. São pouco mais de 19 minutos à frente dos campeões de 2014, Hans Becking e Jiri Novak, que somam 9h18min25. Henrique Avancini e Wolfgang Olsen estão em terceiro, com 9h27min30. No feminino, a distância da dupla líder, Raiza e Viviane, é ainda maior. Com 11h48min14, elas estão 1h04min a frente de Annabella e Elena. Isabella e Nina (EUA) aparecem em terceiro, com 14h08min12.
Classificação Individual do Cross Country - Open
1-Henrique Avancini - Cannondale/Ava Project - 1h34min40
2-Hans Becking - Superior-Brentjens - 1h38min15
3-Daniel Geismayr - Centurion Vaude - 1h39min14
4-Lukas Kaufmann - Oce Cannondale - 1h39min17
5-João Paulo Firmino - Scott / Pedal Pro - 1h41min36

Open - Média das melhores duplas do Cross Country
1- Daniel Geismayr(AUT)/ Hermann Pernsteneir (AUT) - Centurion Vaude - 1h41min09
2- Hans Becking (BEL)/Jiri Novak (TCH) - Superior-Brentjens - 1h42min20
3- Henrique Avancini (BRA)/Wolfgang Olsen (BRA) - Cannondale/Ava Project - 1h43min03

Classificação geral open - Após três etapas
1- Daniel Geismayr(AUT)/ Hermann Pernsteneir (AUT) - Centurion Vaude - 8h58min52
2- Hans Becking (BEL)/Jiri Novak (TCH) - Superior-Brentjens - 9h18min25
3- Henrique Avancini (BRA)/Wolfgang Olsen (BRA) - Cannondale / Ava Project - 9h27min30

Classificação Individual do Cross Country - Ladies
1-Raiza Goulão - Specialized Women - 2h03min23
2-Annabella Stropparo - Scapin Soudal - 2h44min50
3-Isabella Lacerda - LM Shimano - 2h47min48

Ladies - Média das melhores duplas do Cross Country
1-Raiza Goulão (BRA) / Viviane Favery (BRA) - Specialized Women - 2h30min49
2-Annabella Stropparo (ITA) / Elena Gaddoni (ITA) - Scapin Soudal - 2h52min05
3-Isabella Lacerda (BRA) / Nina Baum (EUA) - LM Shimano - 2h59min07

Classificação geral ladies - após três etapas
1-Raiza Goulão (BRA) / Viviane Favery (BRA) - Specialized Women - 11h48min14
2-Annabella Stropparo (ITA) / Elena Gaddoni (ITA) - Scapin Soudal - 12h52min15
3-Isabella Lacerda (BRA) / Nina Baum (EUA) - LM Shimano - 14h08min12

Desafio Oakley - Felipe Abreu Rodrigues, da equipe Savana Bikeshop, venceu o desafio Oakley na terceira etapa da Brasil Ride. Ele disputa a categoria Corporativa e recebeu um óculos da Oakley como prêmio por ser o primeiro biker a cruzar o pórtico da empresa durante o percurso.
Quarta etapa - Nesta quarta-feira (21), os atletas atingem o ponto mais alto da Brasil Ride, que é de 1.099 metros. Consequentemente, o que fica marcado para os atletas é downhill ‘casca grossa’ chamado kamikase. São 12km de single track ladeira abaixo. "É muito gostoso ver a satisfação dos atletas ao final da descida. Os depoimentos que já ouvimos é que foi a melhor trilha, o melhor downhill da vida deles. Ouvir isso de atletas com muita experiencia, que passaram por inúmeras provas pelo mundo, é muito gratificante", conta o diretor técnico Rafel Campos.
Após um downhill alucinante, a prova termina com uma subida para completar os 84,7 km e percurso em Rio de Contas. A largada está programada para as 8h e a previsão é de que os primeiros atletas cruzem a linha de chegada dentro do período de 4 horas, em média. Assim como a segunda etapa, do temido Vietnã, o quarto estágio da Brasil Ride também conta com tempo de corte. Os bikers têm 9 horas para cruzar a linha de chegada. "Porém, ao contrário do percurso entre Mucugê e Rio de Contas, que derruba muitas duplas em função das dificuldades da trilha do Vietnã, desta vez os atletas conseguem ficar dentro do tempo limite", completa Campos. Na segunda etapa, 23 duplas foram cortadas e deixaram a prova.

Brasil Ride na TV - O canal Esporte Interativo terá programas diários com a cobertura da Brasil Ride. Confira a grade de horários: Quarta (21/10) - 16h. Quinta (22/10) - 15h30. Sexta (23/10) - 15h. Sábado (24/10) - 14h. Domingo (25/10) - 10h30. Lembrando que para os estados que não adotam o Horário de Verão é preciso descontar uma hora desta grade.
Se você não tiver o Esporte Interativo na sua operadora ou parabólica veja os programas pelo site do canal, www.eiplus.com.br.

Vídeos diários - Diariamente a Brasil Ride está disponibilizando vídeos no facebook e no seu canal do youtube e por wetransfer. Assista e compartilhe:
Dia 1 - https://www.youtube.com/watch?v=OJB7qMKYRVE&feature=youtu.be
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/lKcQ2knZU3

Dia 2 - https://youtu.be/DDZLjdHUmFk
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/y0pOoMuIlq

Imagens diárias, via satélite, disponíveis para as tvs - A sexta edição da principal ultramaratona de MTB das Américas promete ultrapassar fronteiras. Diariamente, as equipes produtoras de vídeo da Brasil Ride terão suas imagens disponibilizadas em uma sintônia de Uplink. Sempre entre 9h e 9h45 (horário de Brasília), até o dia 25 de outubro, cerca de 20 minutos das melhores imagens do dia anterior e mais entrevistas estarão disponíveis no endereço: Satélite: NSS806
Transponder : 312.5E
Recepção: 3869-R
Sylbom Rate : 7200
Fec: 3/4
Modulação : DVB-S2 / 8PSK

Atenção : O crédito das imagens é obrigatórios para a Produtora Célula e Marcelo Machado, Cassio Zerbinato, Gabriel Coimbra and Gabriel Tarzo
Sobre a Brasil Ride - A sexta edição da Brasil Ride reunirá 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia. Após ter classificação S2 em 2014, neste ano a prova será S1, ou seja, ofertará aos campeões das elites 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Pontos preciosos para os brasileiros na busca por vaga na Olimpíada Rio 2016. Além da premiação em produtos por etapas, a edição terá recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.
Etapas da Brasil Ride 2015
4ª Etapa: 21 de outubro - 8h
84,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 2.156m acumulados de ascensão

5ª Etapa: 22 de outubro - 7h
94,7 km em Rio de Contas
Detalhe: 1.881m acumulados de ascensão

6ª Etapa: 23 de outubro - 6h
143,4 km entre Rio de Contas e Mucugê
Detalhe: 2.854m acumulados de ascensão

7ª Etapa: 24 de outubro - 9h
72,1 km em Mucugê
Detalhe: prova final definindo-se os campeões

A Brasil Ride 2015 é uma realização da SUDESB, Bahiatursa, Governo da Bahia e Ministério do Esporte
Patrocínio: Shimano, Trek e Caixa
Co-Patrocínio: Thule, Pearl Izumi e Oakley.
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, GU, Muc-Off, Prefeitura de Rio de Contas
Supervisão e homologação: União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Organização: REC, Roma Comunicação e Prefeitura de Mucugê.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site
: http://www.BRASILRIDE.COM
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE Twitter: @brasil_ride Instagram: @brasilride