sábado, 24 de outubro de 2015

Reviravolta na Brasil Ride coloca Hans Becking e Jiri Novak próximos do bicampeonato

Hans e Jiri próximos do bicampeonato (Armin Kuestenbrueck / Brasil Ride)
A maré de azar dos austríacos Daniel Geismayr e Hermann Pernsteiner continuou na sexta etapa da Brasil Ride entre Rio de Contas e Mucugê, na Chapada Diamantina, na Bahia. Após ter três pneus furados na quinta disputa da competição, nesta sexta (23) o dia foi pior ainda para a dupla, que liderava a principal ultramaratona de MTB das Américas, e agora está fora da competição. Melhor para o holandês Hans Becking e o tcheco Jiri Novak, vencedores da prova. Eles têm agora 39min08 de vantagem para Hugo Prado Neto e Lukas Kaufmann. A decisão do título será neste sábado (24), com largada as 9h (10h de Brasília), em Mucugê, com percurso de 72,1 km.


Após garantirem o título em 2014 apenas na última etapa, Hans e Jiri mais uma vez tomaram a liderança no final da competição. "Foi uma corrida muito difícil para mim. Os dois austríacos estavam muito rápidos na primeira subida, mas Hans e eu nos mantivemos no pelotão. Após os dois pneus furados, conseguimos escapar e partir para a vitória. É curioso porque eles tiveram má sorte dois dias seguidos, enquanto nós não tivemos problemas dia nenhum. Não erramos e foi perfeito nosso desempenho", destacou Jiri Novak.

"Todos os dias procuramos manter nosso próprio ritmo. É muito raro não ter nenhum problema com pneus ou qualquer coisa mecânica na bike, mas nós temos experiências anteriores que nos ajudam demais nos resultados. Nos últimos 40 km forçamos muito o ritmo, porque sabíamos que era nossa chance de garantir a liderança. Vamos analisar nossa diferença para os rivais. É provável que não nos arrisquemos na final aqui em Mucugê", afirmou Hans Becking.

Os austríacos estavam entre os primeiros até o fim da primeira subida do percurso, na saída de Rio de Contas. Porém, no término do trecho seguinte, o do downhill, tiveram o primeiro problema mecânico, com pneu furado de Herman. Em seguida, na altura do km 60 de 143 da etapa, foi a vez de um dos pneus de Daniel ser danificado, só conseguindo consertá-lo no ponto de apoio com o Suporte Neutro Shimano. A 10 km do fim, um acidente entre os dois colocou fim no sonho do título inédito.

"Foi o pior dia pedalando em minha vida. Fisicamente nós éramos a melhor equipe. Viemos para o Brasil nos sentindo tão bem, mas uma série de pneus furados e agora esses problemas nos tiraram da competição. Após o segundo pneu furar, o Daniel pedalou 20 km apenas com o aro", contou Hermann Pernsteiner. "O acidente ocorreu quando pedalávamos a 50 km/h. O Daniel acertou minha roda quando trocaríamos de posição e sofreu uma duríssima queda. Tenho que esquecer esse dia. Tanta má sorte. Não consigo acreditar", lamentou Hermann.

A segunda colocação da etapa ficou com Hallyson Ferreira e Rafael Mesquita, o Catalão. Já o terceiro lugar no pódio foi definido em dois sprints de chegada. Na média dos tempos, Steffen Thum e Remi Laffont garantiram o terceiro lugar, com apenas três segundos de diferença na média para Henrique Avancini e Wolfgang Olsen. Vice-líderes da open, Hugo Prado Neto e Lukas Kaufmann terminaram na 14ª colocação.

Para Catalão, o resultado foi mais que especial, porque, segundo o ciclista, sua preparação anual é sempre feita pensando na ultramaratona. "Particularmente me preparo o ano inteiro para estar aqui. Abri mão de algumas provas e em outras fiquei longe do resultado desejado, porque um dia antes estava treinando para me preparar para estar na Brasil Ride. O trabalho é feito para chegar forte nessa competição. Não sou profissional do esporte e andar com esses caras é demais. Esse é meu sexto ano. Quando terminar amanhã (sábado) já vou pensar no ano que vem. Muito gratificante subir no pódio com essas feras. O Hallyson ajudou muito e definimos que era dia de estourar o champanhe", vibrou o ciclista mineiro.

Quarto colocados no geral, Steffen Thum e Remi Laffont também não esconderam a felicidade com o segundo pódio em seis provas da atual edição. Na sua primeira visita ao Brasil, Remi não poupou elogios à organização. "A corrida foi muito longa. Não era muito técnica, mas necessitava força para obter um bom resultado. Estou muito feliz, porque fizemos um excelente trabalho. Agora estamos na disputa pela terceira colocação geral", comemorou. "Achei a prova muito bonita, com pessoas ótimas e as coisas funcionando perfeitamente. O espírito da prova é muito legal. É muito difícil e com certeza é uma das mais complicadas", completou.

Fim da hegemonia entre as mulheres - Após Raiza Goulão e Viviane Favery vencerem as cinco primeiras etapas da Brasil Ride, nesta sexta foi a vez de Isabella Lacerda e Nina Baum sentirem o gosto da vitória. Após atacar no início da competição, a dupla conseguiu administrar a vitória até o fim. Mesmo assim, sobrou emoção, com Isabella indo às lágrimas. "Esse choro é um pouco de tudo. Vim arrastando a Nina desce o km 1. Quando a gente chegou no asfalto e informaram que as meninas (Raiza e Vivi) estavam chegando, não acreditei. Não sei de onde tirei forças. Eu queria muito, muito chegar e ia ficar decepcionada se não cruzasse a linha de chegada em primeiro, porque a força que fiz, nunca fiz na vida. A Nina não estava aguentando. Ela segurou no meu camelback em todas as subidas e eu pedi muito a Deus para me dar forças, porque vontade eu tinha demais. Estou muito feliz", disse.
Para as líderes Raiza e Vivi, o resultado não foi ruim. Elas chegaram a apenas 1min05 das vencedoras do dia e seguem com a mão na taça de 2015, com 3h41min42 à frente das concorrentes Isabella e Nina. "A gente veio junto até a primeira serra. Vi que elas (Isabella e Nina) estavam botando ritmo forte, mas eu a Raiza viemos tranquilas. Foi a estratégia da dupla, manter um passo e não sair dele. A gente está com uma vantagem boa, pois falta um dia de prova. Viemos se afobar e arriscar o equipamento. A Raiza está respeitando o meu ritmo e teve que ter muita paciência, porque, para ela, foi um passeio", completou. As italianas Annabella Stropparo e Elena Gaddoni abandonaram a disputa após Elena sofrer uma lesão no braço durante a quinta etapa.

Classificação da sexta etapa - Open
1-Hans Becking (BEL)/Jiri Novak (TCH) - Superior-Brentjens - 5h52min07
2-Halysson Ferreira (BRA)/Rafael Mesquita (BRA) - Oce Cannondale - 5h57min04
3-Remi Laffot (FRA) / Steffem Thum (GER) - Ulra Sports Rose - 6h08min15

Classificação da sexta etapa - Ladies
1- Isabela Lacerda (BRA)/Nina Baum (EUA) - LM Shimano - 7h48min45
2- Raiza Goulão (BRA)/ Vivi Favery (BRA)- Specialized Women - 7h49min50
3-Erika Gramiscelli (BRA)/Letícia Cândido (BRA) - LM Shimano - 9h13min48

*Confira os resultados oficiais no site da Brasil Ride (www.brasilride.com)

Mucugê recebe mais 600 bikers na Maratona Brasil Ride - A Maratona Brasil Ride vai reunir 600 bikers de 14 estados brasileiros na manhã deste sábado, em Mucugê. A prova, que vale pontos para o circuito baiano, terá início minutos depois da largada da última etapa da ultramaratona e será disputada no mesmo percurso. A retirada dos kits começou na tarde desta sexta na Arena Brasil Ride, em Mucugê.
Brasil Ride na TV - O canal Esporte Interativo terá programas diários com a cobertura da Brasil Ride. Confira a grade de horários: Sábado (24/10) - 11h50. Domingo (25/10) - 12h20. Lembrando que para os estados que não adotam o Horário de Verão é preciso descontar uma hora desta grade.
Se você não tiver o Esporte Interativo na sua operadora ou parabólica veja os programas pelo site do canal, www.eiplus.com.br.

Vídeos diários - Diariamente a Brasil Ride está disponibilizando vídeos no facebook e no seu canal do youtube e por wetransfer. Assista e compartilhe:
Dia 1 - https://www.youtube.com/watch?v=OJB7qMKYRVE&feature=youtu.be
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/lKcQ2knZU3

Dia 2 - https://youtu.be/DDZLjdHUmFk
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/y0pOoMuIlq

Dia 3 - https://youtu.be/-Qa1BrwE9kc
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/sBM9OqJG2K

Dia 4 - https://youtu.be/xhcQe3ZCOiA
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/LfVZ7KnAs3

Dia 5 - https://youtu.be/_8OtXphnyRM
ou baixe pelo wetransfer : http://we.tl/u852xoAvVK


Programa 10 minutos (diário):
Dia 1
http://we.tl/wo3iu9w1V0
Dia 2
http://we.tl/VSBEXXqDnH
Dia 3
http://we.tl/34Yuf91sGU
Dia 4
http://we.tl/wmGCbVQuyA
Dia 5
http://we.tl/1BTT1C2xyU
Programas diários (10 minutos cada):

Programa 1 - preparativos do evento
https://youtu.be/4hoxUh3Swgo
Programa 2 - Prólogo
https://youtu.be/Ja_8xztgHHg
Programa 3 - Segunda etapa
https://youtu.be/PZHhduOS3zU
Programa 4 - Terceira etapa
https://www.youtube.com/watch?v=nXC1oe8l9vU
Programa 5 - Quarta etapa
https://youtu.be/HQTytPyxtyg

Depoimento de Avancini e Raiza Goulão sobre Terceira etapa:
http://we.tl/6sU8tuWQ4K
Youtube - Avancini fala sobre a terceira etapa
https://youtu.be/i5BsXuBuU70
Yotube - Raiza fala sobre a Terceira etapa
https://youtu.be/nzPfn4lvNEY
Sobre a Brasil Ride - A sexta edição da Brasil Ride reunirá 500 atletas de 23 países e 18 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 17 e 24 de outubro, na Chapada Diamantina, na Bahia. Após ter classificação S2 em 2014, neste ano a prova será S1, ou seja, ofertará aos campeões das elites 120 pontos nos rankings das UCI (União Ciclística Internacional). Pontos preciosos para os brasileiros na busca por vaga na Olimpíada Rio 2016. Além da premiação em produtos por etapas, a edição terá recorde em premiação em dinheiro da modalidade no País, com cerca de R$ 70 mil em prêmios gerais e por etapas.
A Brasil Ride 2015 é uma realização da SUDESB, Bahiatursa, Governo da Bahia e Ministério do Esporte
Patrocínio: Shimano, Trek e Caixa
Co-Patrocínio: Thule, Pearl Izumi e Oakley.
Apoios: Continental Pneus, Red Bull, GU, Muc-Off, Prefeitura de Rio de Contas
Supervisão e homologação: União Ciclística Internacional (UCI), Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Baiana de Ciclismo (FBC).
Organização: REC, Roma Comunicação e Prefeitura de Mucugê.

Brasil Ride: Mais que uma prova, uma etapa em sua vida.

Mais informações:
Site
: http://www.BRASILRIDE.COM
Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE Twitter: @brasil_ride Instagram: @brasilride