quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

CBC e COB iniciam trabalho de formação de técnicos do ciclismo em suas quatro disciplinas olímpicas

Curso de Treinadores de Ciclismo
Crédito: Divulgação

Trabalhando para fomentar e desenvolver a modalidade e já pensando nos próximos ciclos olímpicos, a Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) conquistou recentemente mais um importante espaço para alavancar a formação profissional de seus treinadores ao introduzir o ciclismo na Academia Brasileira de Treinadores (ABT), uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), viabilizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

A ABT tem o objetivo de complementar a qualificação de técnicos de alto rendimento por meio de experiência acadêmica e estágios nacionais e internacionais, contribuindo assim para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico. O ciclismo brasileiro foi pleiteado com 40 vagas - quatro para profissionais de educação física recém-formados e 36 para treinadores de alto rendimento. A confederação dividiu as vagas igualmente entre as quatro disciplinas olímpicas, cada uma com direito a dez representantes.

"É uma oportunidade importante de aprendizado e atualização para todos os técnicos do esporte nacional. Essa é mais uma ação que a Confederação tem muito orgulho de apoiar e incentivar. O ciclismo terá vários representantes e isso certamente irá contribuir muito para o crescimento da modalidade a curto e médio prazo", explica José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

Para ingressar na ABT, os treinadores passam por um processo seletivo rigoroso. O programa do curso está estruturado em três pilares: módulos presenciais, módulos a distância e módulos de estágios nacionais e internacionais. A duração do curso é de aproximadamente dois anos, distribuídos num total de 840 horas. O primeiro encontro presencial ocorreu nesta semana (23 à 28 de novembro) e a experiência foi bastante elogiada pelos representantes do ciclismo.

"Tivemos a oportunidade de encontrar todos os representantes do ciclismo que estão no curso e já deu pra perceber que promoveremos uma rica troca de informações, que será muito importante para o ciclismo brasileiro", destacou Cadu Polazzo, técnico da Seleção Brasileira de Mountain Bike. Para Guilherme Pussieldi, treinador da equipe brasileira de BMX, o curso é uma ótima chance de estimular as discussões sobre os processos de treinamento esportivo e ampliar o suporte técnico-científico para o dia-a-dia dos treinadores. "As abordagens foram feitas da melhor maneira didática, permitindo uma compreensão adequada do conteúdo. Todas as ferramentas apresentadas serão de grande valia para a elaboração de um planejamento de treino mais eficiente para os atletas", afirmou Pussieldi. Também participam do curso os técnicos Adir Romeo, da seleção brasileira de Ciclismo de Estrada, e Daniel Jorge, técnico da seleção de BMX.

O segundo módulo do curso tem início em janeiro e o próximo encontro presencial será no mês de março. A primeira turma da ABT formou 85 técnicos de atletismo, natação e ginástica artística. Em novembro 76 treinadores de judô, lutas e taekwondo receberam seus diplomas. A terceira turma da ABT, que contempla as modalidades de atletismo, ciclismo, remo e canoagem, tem formatura prevista para novembro de 2016.


ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO