terça-feira, 29 de dezembro de 2015

DETRAN-PE inclui bicicleta nos exames práticos

Fonte e Foto: Paulo Maciel - Imprensa - DETRAN-PE
Texto: Jô Lima e Jéssica Lima
Pela primeira vez no Brasil, uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) incluirá em seus exames práticos um protótipo de bicicleta. O objetivo é orientar os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sobre o convívio saudável entre motoristas e ciclistas. Pernambuco resolveu inovar e já instalou hoje, no pátio de provas do Detran/PE, uma bicicleta estática com um boneco acoplado para simular a presença do ciclista no trânsito.
Dessa forma, os futuros condutores praticarão o que já está determinado pela Lei nº 9.503 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no artigo 201: o motorista deve manter a distância de um metro e meio de qualquer ciclista, podendo sofrer infração média (R$ 85,13), sob penalidade de multa nos casos de descumprimento.


Segundo Charles Ribeiro, diretor presidente do DETRAN-PE, além das regras da legislação de trânsito que são aplicados ao exame de direção veicular, os candidatos à CNHs, também serão avaliados em relação aos cuidados que deverão ter com o ciclista e o modal representado pela bicicleta estática. A exigência só começará a valer dia 1º de julho 2015. Ele informou ainda que o mesmo modelo de exame será, em breve, implantado em todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco e que, a partir do próximo dia 30 abril, 19 Ciretrans do Estado passarão a contar com bicicletas estáticas durante a avaliação dos candidatos à CNHs.