sábado, 23 de janeiro de 2016

Pedro Leopoldo e sua história PRÊMIO MELHORES DO RANKING 2015 FMC

Um breve release sobre o que os atletas irão encontrar aqui em Pedro Leopoldo.
Venha conhecer Pedro Leopoldo e sua história.
Pedro Leopoldo Minas Gerais

Localizada a apenas 37 Km da capital mineira, e a 8 Km do aeroporto de Confins, Pedro Leopoldo faz parte de um dos maiores circuitos turísticos do Estado, o Circuito das Grutas.
Quem procura diversão e lazer, vai se encantar com suas belezas naturais, que incluem cachoeiras e grutas, e com seu patrimônio histórico e cultural. Seus dois principais roteiros turísticos estão relacionados aos seus filhos mais ilustres: Luzia (Caminhos da História à Pré-história) e Chico Xavier (Caminhos de Luz).

Ciclo Turismo, Mountain bike e Trekking DIney Félix 31 99200-6419
A Quinta do Sumidouro, no distrito de Fidalgo, é um tesouro ainda pouco explorado. Nos estratos temporais e culturais perceptíveis em sua paisagem, encontramos vestígios do povo de Luzia (aproximadamente 11.000 anos), dos índios (7.000 anos) e dos bandeirantes (mais de 300 anos). Pode-se visitar a Casa Fernão Dias e a Capela do Rosário – ambas do século XVII, e os exuberantes atrativos naturais do Parque Estadual do Sumidouro.
Francisco Cândido Xavier viveu em Pedro Leopoldo até seus 49 anos, e deixou muitas lembranças. Pode-se conhecer mais sobre a vida e obra do mineiro do século visitando a Casa de Chico Xavier, Mostra Permanente, Praça Francisco Cândido Xavier, Parque do Capão, entre outros locais.
O município orgulha-se de manter vivas suas tradições folclóricas, com destaque para as festas religiosas e o “Boi da Manta” que, todos os anos, antecede o carnaval atraindo multidões. O Aniversário do Poste, em abril, atrai os curiosos e anima seus já tradicionais participantes. Em junho o rodeio show agita a cidade com grandes atrações musicais.
Cidade de clima agradável Pedro Leopoldo está sempre de portas abertas para quem quer se deliciar com seus encantos ou se deixar seduzir pelo seu bem mais precioso: a hospitalidade de sua gente.

Principais Distâncias:
- Belo Horizonte/MG - 35 Km
- Brasília/DF - 680Km
- Goiânia/GO - 900Km
- Rio de Janeiro/RJ - 440Km
- São José do Rio Preto/SP - 720 Km
- São Paulo/SP - 596Km
- Divinopolis/MG - 150 Km
- Vitória/ES - 530 Km
- Sete Lagoas - 32 km
- Ouro Preto - 127 km
- Diamantina - 248 km
- Montes Claros - 379 km
- Ipatinga - 255 km

Como Chegar de Carro.
Se você estiver chegando de carro em Belo Horizonte, siga sentido Aeroporto Internacional,Obs. Av. Antônio Carlos ou Av. Critiano Machado, utilize a rodovia MG 424 ( Linha Verde) e siga as placas até chegar a cidade de Pedro Leopoldo.
Se você está vindo de Brasília, entre em Sete Lagoas e pegue a perimetral, depois siga a rodovia MG 424(no sentido Belo Horizonte) até chegar em Pedro Leopoldo.
Grande movimento de sitiantes e turistas aos fins de semana por se tratar de uma cidade bem atrativa com cachoeiras, lagoas, fazendas antigas, grutas e uma história fantástica.

Bancos: Banco do Brasil - Bradesco - Caixa - HSBC - Itaú - Mercantil do Brasil
ONDE FICAR:
Hotel Castilho
Endereço: Rua Comendador Antônio Alves, 390
Bairro: Centro
Telefone: (31) 3661-1149

Tupyguá Brasil Hotel
Bairro: Centro
Telefone: (31) 3663-3000

ONDE COMER:
Adelso Buffet – Churrascaria
Rua Dr. Rocha, 1.133
Telefone: (31) 3661-1337

Massas Torre
Rua Anélio Caldas, 608
Telefone: (31) 3662-2227

Restaurante Hachi Sushi
Rua Romero Carvalho, 40
Telefone: (31) 3665-0101

Restaurante Tio Orlando
Rua Dr. Neiva, 541
Telefone: (31) 3662-1457

Rogério’s Buffet
Rua Comendador Antônio Alves, 599
Telefone: (31) 3662-6015

Zé Wilson Buffet
Rua Comendador Antônio Alves, 1.009
Centro
Telefone: (31) 3661-1223

Móteis
Icarus
Rua Maria Lurdes Alves Andrade, 100. - 31 3662-2350
Corpo a corpo
Rua Salim Issa, 1130.
ATRATIVO TURÍSTICOS

Caminhos da História à Pré-história
A Quinta do Sumidouro, no distrito de Fidalgo, é um tesouro ainda poucoo explorado. Nos estratos temporais e culturais perceptíveis em sua paisagem, encontramos vestígios do povo de Luzia (aproximadamente 11.000 anos), dos índios (7.000 anos) e dos bandeirantes (mais de 300 anos). Entre os locais de visitação destacam-se:

Rio das Velhas
O Rio das Velhas foi o local de chegada, de embarques e desembarques dos bandeirantes. Há um deque de observação do qual se pode admirar o rio. Há um projeto de navegação turística no rio após sua regeneração, prevista para 2010.

Casa Fernão Dias
Situada na Quinta do Sumidouro. Há indícios de que tenha abrigado Fernão Dias Paes Leme, o caçador de Esmeraldas, durante sua estada em Minas. A casa é uma construção do século XVII e esta tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico Artístico de Minas Gerais. Há na Casa, atualmente, uma exposição de achados arqueológicos e uma pequena loja de artesanato.

Praça Fernão Dias, 10. Quinta do Sumidouro. Fidalgo. Funcionamento: seg-sex 07-11h; sab-dom 08-18h.
Capela do Rosário
A Capela foi construída ao longo do século XVII. Seu sino, última peça a ser colocada, data de 1.784. Em 1.976, a Capela Nossa Senhora do Rosário foi tombada pelo IEPHA e, em 1.994 a edificação estavas prestes a desabar devido ao adiantado estado de deterioração de sua estrutura. Com receio de perder seu grande patrimônio histórico-artístico-cultural, a comunidade local se uniu e fundou a Associação Comunitária Quinta do Sumidouro. Foram quase três anos de trabalho (concluído em 2004) para restaurar a edificação e recuperar as preciosas peças de seu altar, até então desaparecidas. A modesta igreja erguida pelas mãos dos escravos que trabalhavam com mineração aqui em Minas Gerais, é peça fundamental na formação da identidade religiosa, cultural e cidadania do povo da Quinta do Sumidouro.
Praça Fernão Dias, s/ nº. Quinta do Sumidouro. Fidalgo.

Lapa do Sumidouro
È uma região rica em achados arqueológicos, foi encontrado lá o crânio com 11.500 anos constatados através de estudos pesquisadores, pinturas rupestres, a lagoa da Quinta do Sumidouro tornou-se parque estadual e esta sobre fiscalização e sobre cuidados da gerencia do IEF, a água da lagoa infiltra nas paredes da lapa da lagoa, e reaparece a 5 km depois no rio das velhas.

Pinturas Rupestres
As pinturas rupestres podem ser vista na Lapa do Parque Estadual do Sumidouro e na Gruta do Baú, uma herança de milhares de anos deixada pelos índios que viveram nas Grutas da região da Quinta do Sumidouro.

Canoa
A Canoa foi encontrada no Rio das Velhas em 1997. Talhada no tronco de uma única arvore, possui cerca de 14 metros, e por suas características foi atribuída aos índios. Acredita-se que ela tenha sido usada pelos bandeirantes como meio de locomoção no Rio das Velhas. A canoa está guardada em um tanque com material especial para sua conservação, na Prefeitura Municipal. Existe um projeto de restauração para que a canoa possa ser exposta a seco.

Gruta do Baú
Apesar de não estar aberta a visitação, a Gruta pode ser contemplada da estrada Centro-Fidalgo. O nome foi dado devido ao formato de sua entrada principal, que lembra a fechadura de um baú.

Gruta da Lapa Vermelha
O sítio arqueológico da Lapa Vermelha revelou importantes fatos da nossa história geológica e tornou-se um marco para a História da Evolução Humana, nela foi encontrado o fóssil mais antigo das Américas, a Luzia.

Parque dos Primeiros Americanos
Concebido pelo arqueólogo da USP, Walter Neves, o museu-parque tem tudo para ser uma atração internacional: acervo arqueológico, paleontológico, Centro de Referência Arqueológica e belos jardins sob as passarelas suspensas projetadas por Vítor Moura. A
prefeitura já adquiriu o terreno (atrás da Casa Fernão Dias) e aprovou o projeto no 12º Fórum Estadual de Turismo. Para sua execução aguarda-se agora liberação de verba da câmara dos deputados.
Parque Estadual do Sumidouro
Criado em 1980, o Parque passa por uma redefinição de seus limites e ganhará agilidade agora que o vetor norte está em evidência. Com certeza a belíssima Lapa e Lagoa do Sumidouro estarão contempladas, além da Gruta da Lapinha, que já é estruturada para visitação, do Poço Azul e da Fazenda . A previsão é de abertura de trilhas e centro de visitantes até o final de 2008.
Luzia
Luzia, a mais antiga ossada humana das Américas, com datação confirmada, foi encontrada em Pedro Leopoldo. A reconstituição do seu crânio foi feita pelo Dr. Richard Neave. A ossada foi encontrada na Gruta da Lapa Vermelha, em 1.975, e possui cerca de 11.500 anos. A cópia da réplica original do crânio de Luzia foi cedida à Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo (MG) pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro (RJ) e se encontra exposta no Hall de entrada da Prefeitura – Rua Dr. Cristiano Otoni, 555, Centro.

Caminhos de Luz
(Roteiro Chico Xavier)

Trata-se dos locais por onde Francisco Cândido Xavier passou durante os 49 anos em que viveu no município. Caminhos de Luz é um roteiro criado em 2005 pela Fundação Cultural Chico Xavier com o intuito de preservar a memória e propagar a vida e a obra deste pedroleopoldense eleito mineiro do século. O roteiro conta com os seguintes pontos de visitação:
Casa de Chico Xavier – onde o médium morou por quase 10 anos. Abriga exemplares das 412 obras de sua autoria. Está aberta à visitação desde abril de 2006, e já recebeu mais de 25.000 visitantes.
Rua José Pedro da Silva, 77. Centro. Funcionamento: seg/sex 09-12/14-18.Sab/dom10-12/14-18
Mostra Permanente Chico Xavier – Localizada no prédio da Unimed (Praça Dr. Senra), a exposição conta com objetos pessoais, fotos e documentos.
Centro Espírita Luiz Gonzaga – Casa onde Chico nasceu. O centro espírita foi fundado por Chico em 1927. Possui livraria e sessões abertas ao público.
Centro Espírita Meimei – Fundado por Chico em 1952.
Fábrica de Tecidos – Primeiro local onde Chico trabalhou. Praça Dr. Senra.
Fazenda Modelo – lugar onde Chico trabalhou como inspetor agrícola por 28 anos e onde a Fundação está estruturando um Centro de Referência no local.
Escola Estadual São José – onde Chico adquiriu seus únicos 4 anos de instrução primária, por volta de 1920.
Praça Francisco Cândido Xavier – homenagem feita em 1980. Possui um busto esculpido em 2004. Recebeu em 2007 a Banca do livro espírita, que pertence à Aliança Espírita.
Açude do Capão – local onde Chico encontrava seu mentor espiritual, Emmanuel, e onde está prevista a implantação do Memorial Chico Xavier. O projeto foi aprovado pelo Ministério do Turismo.
Saiba mais sobre o roteiro e a Fundação pelo site www.chicoxavier.org.br ou visitando a sede na Rua Dr. Crsitiano Otoni, 275 - Sala 210.
Outros atrativos

Estação Ferroviária
A estação de Pedro Leopoldo foi inaugurada em 1.895 com o nome de Cachoeira Grande. Seu nome atual, dado em 1.901, foi uma homenagem a Pedro Leopoldo da Silveira, funcionário da Estação Ferroviária Central do Brasil falecido em 1.894.
Todo o complexo da Estação Ferroviária foi tombado municipalmente e hoje funciona nas dependências da antiga Estação a Secretaria Municipal de Educação, o Centro de Referência do Professor, a Restaurante Estação, o Almoxarifado Eventos e a Biblioteca Pública Municipal.

Kiki turismo
Lago para a atividade Pesque e Solte com uma represa limpa e água corrente para os turistas se banharem.
Vargem Alegre, s/n0. Contato: (31) 3661-1038 / 3661-1571

Cachoeira do Urubu
A cachoeira pode ser visitada mediante agendamento de grupos (3661-1026) ou em grupos menores durante os fins de semana. Possui estacionamento, restaurante e sanitários.
Estrada do Urubu. Funcionamento: Sábado, domingo e feriado, de 08:00 às 17:00 horas

Igrejinha dos Bexiguentos
Pedro Leopoldo guarda, entre suas tradições, o culto às almas dos “bexiguentos”: a crença no poder de cura de vitimas de varíola – doença também conhecida como “bexiga”. As almas desses doentes teriam, segundo fiéis, se elevado a um plano superior e, devido ao grande sofrimento em vida, adquirido o poder de interceder junto a Deus pelos que a eles pedem ajuda.
A estória contada ao longo dos anos diz que essas pessoas teriam sido enterradas semi-vivas, numa cova comunitária. O lugar no alto do morro ao lado da Igreja, ficou conhecido como Cemitério dos Bexiguentos. Uma senhora de família tradicional da cidade fez uma pedido às almas dos bexiguentos. Tendo sua graça alcançada, construiu a Capela em homenagem às almas na década de 1970.
As segundas-feiras, que é o dia das almas, os devotos visitam o local, acendem velas e rezam. Todos os anos, no dia de finados, uma missa é celebrada lá em intenção às almas.

Site http://www.pedroleopoldo.mg.gov.br/ - Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo