quinta-feira, 7 de abril de 2016

Brasileiros dominam pódio na abertura da Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul 2016

Chegada da 1ª etapa
Crédito: Luis Claudio/CBC
O percurso entre Novo Hamburgo e Farroupilha, dois grandes destinos turísticos do sul do Brasil, ficou mais agitado nesta quarta-feira (6). A Volta Ciclística Internacional do Rio Grande do Sul levou para a BR 116 e a RS 456 mais de cem ciclistas do Brasil e do exterior em uma disputa emocionante pelo título da terceira edição do evento, que tem status classe 2.2 da UCI. Para a alegria da torcida local, o destaque da primeira etapa ficou para os brasileiros, que pedalaram forte e dominaram um dos percursos mais técnicos e duros da competição. Murilo Affonso foi o grande campeão da etapa, seguido Kleber Ramos, segundo, e Alan Maniezzo, terceiro.

“Desde o início imaginávamos que a etapa seria duríssima devido as subidas. Com 80 km acabei saindo em uma fuga contra dois adversários, mas o meu técnico sempre acreditou e pediu para seguir em frente. Na metade da subida um deles acabou ficando e chegou o meu companheiro de equipe bozó. Seguimos firme e confiantes e acabamos conquistando uma dobradinha para a equipe. Agora é continuar o trabalho pensando nas próximas etapas”, declarou Murilo.
A prova começou bem disputada com vários ciclistas tentando abrir fuga durante os primeiros quilômetros. Conforme o tempo passava, as equipes foram acelerando cada vez mais em busca da vitória. No km 88, Maurício Knapp, Alan Maniezzo e Murilo Affonso se arriscaram e chegaram a colocar mais de um minuto de diferença para o pelotão principal, mas Maurício acabou não conseguiu manter o ritmo e Kleber Ramos acabou ocupando seu lugar entre os líderes. O novo trio seguiu embalado até a linha de chegada, que coroou uma dobradinha para a equipe Funvic/Soul Cycles através dos atletas Murilo Ferraz e Kleber Ramos, primeiro e segundo colocados, respectivamente. A dupla completou a prova em 3h39min19s. Com o resultado, Kleber Ramos assumiu a camiseta verde de classificação por pontos.
Alan Maniezzo terminou em terceiro e ainda venceu os dois prêmios de montanha do dia, ganhando o direito de vestir a blusa branca com bolinha vermelha na segunda etapa. O atleta da equipe São Francisco Saúde/Ribeirão Preto fez uma prova agressiva desde o início, mas acabou tendo problemas mecânicos no último quilômetro e perdeu a oportunidade de brigar pela vitória na etapa, mesmo terminando com o mesmo tempo do campeão. O atleta também foi penalizado com 1 minuto na classificação geral por ter recebido equipamento de uma equipe adversária para terminar o percurso.
"Foi uma etapa muito complicada, no primeiro dia todo mundo está bastante nervoso. Mas a estratégia era saltar nas fugas principais e acabou dando certo. Sai em uma fuga com atletas fortes e seguimos até o final. Apesar do problema mecânico no último quilômetro estou feliz por ter conquistando os dois prêmios de montanha e seguir na briga pelo título geral que é o nosso principal objetivo”, declarou Maniezzo.
Depois de um trajeto montanhoso, que exigiu muito fôlego dos ciclistas, a segunda etapa, que ocorre nesta quinta-feira (7) promete dar uma pequena folga aos atletas. O percurso relativamente plano de 161km, com largada e chegada em São Francisco de Paula e passagem por alguns canyons de Cambará do Sul, irá exigir muita concentração e velocidade dos atletas. 
A 3ª edição da Volta Ciclística do Rio Grande do Sul é uma organização e realização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Gaúcha de Ciclismo (FGC), com patrocínio da Caixa Econômica Federal, apoio da Policia Rodoviária Estadual, Prefeitura de São Francisco de Paula, Prefeitura de Novo Hamburgo e Prefeitura de Farroupilha.

Resultados completos da 1ª etapa: http://goo.gl/nRKzIV 

Programação:
1ª etapa - Quarta-feira (06/04)
Novo Hamburgo / São Francisco de Paula - 150km
2ª etapa - Quinta-feira (07/04)
São Francisco de Paula / Cambará do Sul / São Francisco de Paula - 161km
3ª etapa - Sexta-feira (08/04)
São Francisco de Paula / Campo Bom / São Francisco de Paula - 156km
4ª etapa - Sábado (09/04)
São Francisco de Paula / Farroupilha - 174km
5ª etapa - Domingo (10/04)
Farroupilha / Caxias do Sul / Portão / Farroupilha - 156km

Todos os detalhes da Volta Ciclística do RS 2016: http://cbc.esp.br/voltars2016/

Campeões de edições anteriores:
2015
Individual – Byron Guama (Equador)
Equipes - Team Ringeriks/Kraft

2014
Individual - José Luis Rodrigues (Chile)
Equipes - Funvic/BrasilInvest (Brasil)

ASSESSORIA DE IMPRENSA
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CICLISMO