quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Rubinho Valeriano é vice-campeão do MTB Short Track no Shimano Fest

Rubinho Valeriano na última volta (Fernando Siqueira / FS Fotografia)
Recordista em participações olímpicas pelo Brasil no mountain bike, ao disputar as edições de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, o mineiro Rubinho Valeriano garantiu neste domingo (25) o vice-campeonato do MTB Short Track, prova que fez parte da programação do Shimano Fest, no Jockey Club de São Paulo. Já Érick Bruske, Lucas Sírio, Bruna Elias e Larissa Brasa, também representaram marca no evento, com as sextas colocações para Érick e Bruna, o sétimo lugar de Larissa, e a 23ª posição de Lucas na eliminatória realizada na manhã do mesmo dia, que contou com 30 atletas.


Na prova masculina, disputada em um circuito de 1,1 km no entorno da arena do Shimano Fest, o mineiro Rubinho esteve na liderança em uma boa parte da corrida, com a definição do campeão reservada para a última curva. "Imaginei que seria bem equilibrado o MTB Short Track, porque é sempre uma prova rápida e que exige muita força do atleta. Larguei bem na final e fiquei entre os primeiros, sem queimar energia e me poupei. Observei os adversários e, antes do pelotão intermediário nos alcançar, acelerei e ditei o ritmo da prova", relembrou Rubinho.

"Ao colocar esse ritmo forte, consciente de que eu conseguiria chegar até o final, o pelotão se quebrou e ficou apenas eu e mais um atleta, que tem características de sprintista. Ou seja, não poderia deixar para decidir nos metros finais com ele. Na última volta fiz vários ataques, abri uma certa diferença mas não o suficiente. Na curva final ele entrou por dentro, batemos o guidão, o que me deslocou da linha certa e desta forma terminei com o vice-campeonato. Fiquei contente com meu resultado. Agora é pensar em Congonhas (MG), onde disputarei a final da CIMTB daqui um mês e meio", concluiu o ciclista.

Em seu primeiro ano competindo na super elite brasileira, o catarinense Érick Bruske obteve um resultado satisfatório, ao cruzar a linha de chegada na sexta colocação. "O fim de semana foi bom. O pódio passou perto, com uma disputa dura com os melhores ciclistas do Brasil. Abrimos em um grupo de seis ou sete atletas no começo e cheguei a liderar a prova, mas no fim acabei me distanciando nas duas últimas voltas, porque o ritmo estava um pouco mais intenso do que eu consegui impor. De qualquer forma, foi uma experiência muito boa e valeu demais disputar o Short Track do Shimano Fest 2016", destacou Bruske.

Já a gaúcha Bruna Elias, campeã brasileira de XCO Juvenil, teve no Shimano Fest a oportunidade de competir pela primeira vez em sua carreira com a elite feminina do País e comemorou o fato. "Estou muito feliz com meu desempenho e com a oportunidade de participar desse evento maravilhoso que é o Shimano Fest. Uma verdadeira festa do ciclismo brasileiro, que disputei pela primeira vez. Espero voltar nos próximos anos e alcançar resultados ainda melhores", contou Bruna, que classificou-se na quarta posição para a final, ficando atrás apenas das ciclistas de Elite.

Os equipamentos - Em comum aos cinco ciclistas, as melhores bicicletas para a prática do mountain bike. Eles competiram com as bikes full suspension S-Works Epic (masculina) e Era Expert Carbon (feminina) equipadas com o grupo Shimano XTR Di2 de troca de marchas eletrônica. Já Rubinho pedalou com sua Specialized Epic Hardtail Torch Edition. Os equipamentos utilizados por todos foram capacete S-Works Prevail, luvas XC Lite e sapatilhas S-Works XC MTB.
Sobre a Specialized Racing BR - Equipe de Mountain Bike de alto rendimento, criada para ser referência no desenvolvimento de atletas brasileiros e que conta com o apoio da Shimano, Honey Stinger e Free Force. A Specialized Racing BR tem entre seus integrantes Raiza Goulão (elite), Érick Bruske (sub-23), Lucas Sírio (júnior) e Bruna Elias (juvenil).
Sobre a Specialized - A Specialized foi fundada em 1974 por ciclistas, para ciclistas. Com base no norte da Califórnia, tem o foco nas necessidades dos praticantes, produzindo produtos funcionais e tecnicamente avançados, que fornecem um benefício de desempenho.
Mais informações:

Site: www.specialized.com
Facebook: www.facebook.com/specializedbr
Instagram: @specializedbr