domingo, 26 de fevereiro de 2017

Abertura da Copa São Paulo agitou o final de semana em Matão

A Copa São Paulo de Ciclismo teve início no último domingo, 12, na cidade de Matão (307 Km de São Paulo), que recebeu a caravana desse que é um dos principais campeonatos de ciclismo por etapas do país. Cerca de 180 ciclistas de todas as regiões do Estado e também de outras localidades do país estiveram presentes na cidade, colorindo as ruas com o visual alegre e típico do ciclismo.
CSPC Matão 2017 - Abertura largada Elite Masc.
Largada da categoria Elite (Foto: Moacir Chiquitelli Jr.)



Veja AQUI os resultados

 Foram 12 categorias oficiais disputadas, além de duas iniciantes extraoficiais (abertas apenas aos ciclistas iniciantes da cidade de Matão), divididas por idade e também por critério técnico, em uma prova disputada num domingo de sol forte e tempo abafado, com uma trégua das chuvas dos últimos dias. Os ciclistas em todas as categorias não mediram esforços para apresentar um ciclismo de elevado nível técnico, em um dos melhores circuitos de todo o interior paulista, a Via Milcíades Bottura, uma das entradas da cidade (pela Rodovia Faria Lima), com 3.700 metros de extensão por volta e misto de trechos planos, com subidas e descidas e um excelente asfalto. A prova foi um teste de preparo para os atletas, que nesse início de temporada se depararam com uma prova de elevada importância, que abriu oficialmente a temporada do ciclismo Paulista.

O evento teve a presença de atletas de seleção nacional, como Lauro César de Mouro Chaman, que esse ano passou a representar a equipe Continental Profissional Funvic/ Brasil Pro Cycling Team, de São José dos Campos. Lauro obteve duas medalhas nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro no ano passado e é o atual tetracampeão consecutivo da etapa de abertura da CSPC. O atleta, que possui uma deficiência na perna esquerda, compete também na categoria Elite Masculino, sendo um dos principais atletas do Paraciclismo mundial, e disputará em Março o campeonato mundial de paraciclismo de pista (velódromo), em Los Angeles – EUA.

A Prova teve ainda um destaque especial, com o público presente durante toda a manhã e início da tarde do domingo, torcendo juntamente com os familiares dos atletas, com a equipe de ciclismo da SMELT/ Ciclismo Matão, que esse ano vem representada com atletas de grande potencial e obtendo já excelentes resultados, como na categoria Sênior-A (30 a 39 anos), uma das mais disputadas da Copa, que teve a vitória do ciclista local João Henrique Marchetti, o “capoeira”, numa prova de 1h12m53s e 40,7 Km percorridos, vencida no disputado sprint final pelo atleta. A segunda colocação ficou com Eliezer da Silva, da equipe Prefeitura Municipal/ Unimed, de Ibitinga-SP, seguido de Silvio Mastrocesare, também de Ibitinga. Outros excelentes resultados dos atletas locais foram de Sérgio de Oliveira e Márcio Roberto Farinchon, também nessa categoria, com a 8ª e 9ª colocação na prova, e somando pontos para o ranking geral por equipes para Matão na Copa.

Mas na principal categoria da prova, a Elite Masculino, quem faturou pela quarta vez consecutiva a etapa de abertura da CSPC foi Lauro César de Mouro Chaman, da equipe Funvic/ Brasil Pro Cycling Team, de São José dos Campos, em uma prova de 1h21m55s e 55,5 Km percorridos, após uma fuga obtida ainda antes da metade da prova juntamente com Elton Pedrozo da Silva, da equipe Memorial/ Fupes/ Santos-SP, segundo colocado. A terceira colocação ficou com Felipe dos Santos Pacanaro, também da equipe santista. Já na categoria Elite Feminino, dobradinha das garotas da equipe da Fundesport/ Araraquara, com Lusuelen dos Santos e Jaqueline Mendonça, seguida pela terceira colocada, Mariana de Freitas Camargo (Avulsa), numa prova de 56m43s e 26 Km percorridos.

Na classificação geral por equipes, a equipe da SEME/ Santa Bárbara D`Oeste foi a grande campeã da etapa, seguida da equipe de Sertãozinho (SMEL/ Boi Gordo/ Barão Center/ ASC) e da Team 255, de Barra Bonita.

Cada campeão em Matão irá largar com a sua respectiva camisa de líder quadriculada vermelha e branca, tradicional da Copa São Paulo de Ciclismo na segunda etapa do Campeonato, prevista para o dia 12 de Março, com local a definir.

Para as categorias Elite Masculino e Sênior-A, os 10 primeiros colocados em cada etapa somam pontos para o ranking geral da CSPC e as demais categorias, os cinco primeiros colocados. As Provas da Copa São Paulo de Ciclismo são realizadas por tempo para cada categoria, no caso de provas de circuito, e também são realizadas provas de estrada.