quinta-feira, 20 de julho de 2017

Viviane Favery disputa o Brasileiro de Cross Country Olímpico (XCO) no Espírito Santo

A ciclista Viviane Favery tem neste fim de semana um importante desafio na atual temporada. A paulistana radicada em Mogi das Cruzes disputará em Domingos Martins, no Espirito Santo, o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO 2017. Esta será a terceira vez que Vivi disputa a competição, após ter se profissionalizado no esporte em 2015, ano em que garantiu destaque no MTB nacional, com os títulos do Brasileiro de Maratona MTB e da ultramaratona Brasil Ride.


"Este será meu terceiro ano competindo o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike XCO. Em 2015, tive um resultado surpreendente, ficando em quarto lugar, sem ter experiência em XCO. Já no ano passado, na minha equipe ROSE Vaujany fueled by ultraSPORTS, disputei a competição após competir etapas da Copa do Mundo de XCO e Pan-Americano da modalidade. A expectativa era grande e fiquei muito nervosa e ansiosa, acabei com um desempenho abaixo do que eu queria, fora do pódio", relembra Viviane Favery.

"Neste ano, a princípio eu iria me preparar para a prova, porém, no começo de julho fiquei muito doente e tive que tirar o pé naqueles 15 dias que teria focada apenas na preparação para o Brasileiro de XCO. Estou indo sem expectativas de resultado, simplesmente para aproveitar a oportunidade de pedalar ao lado das principais mountain bikers do País, o que é um grande privilégio. Meu foco mesmo é o Brasileiro de Maratona MTB, logo em seguida, apesar de eu ter me especializado mais no XCO nos últimos três anos. Já fui campeã em 2015 de Maratona e quero ter a camisa de volta, porque é algo bem especial e uma honra muito grande", complementa Vivi.

Vivi chegou ao Espírito Santo nesta quarta-feira (19) e já teve a oportunidade de treinar no circuito em Domingos Martins. A pista capixaba foi montada com percurso de 4,4 quilômetros e irá contar com dois pontos de apoio mecânico e hidratação. A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), organizadora do evento ao lado da Federação Espirito Santense de Ciclismo (FESC), espera reunir cerca de 300 atletas, distribuídos em 19 categorias oficiais.

"O circuito tem obstáculos técnicos, além de trechos fechados e bem úmidos. Dei uma volta lá e achei legal que a pista é no centro da cidade, ou seja, vai ter bastante público. É basicamente uma subida bem grande técnica, com algumas variações de inclinação, e depois começa a descer e a descida tem subidas que exigem potência. Haverá trocas de marcha, curvas e a necessidade de fluidez. A previsão é de chuva. Se molhar, aí muda bastante", conta a ciclista.

"Fiz um set-up prévio na minha bike, com um pneu dianteiro com um pouco mais de aderência e vou de hard tail (bicicleta rígida), a minha Psycho Path da Rose Bikes. Bike super arisca e rápida. Me encaixei bem nela, com suspensão DT Swiss e relação SRAM de 12 velocidades. Estou mais animada ainda porque vou passar a semana com duas amigas, Raiza Goulão e Roberta Stopa. Concorrentes na pista, mas com amizade total fora", finaliza Vivi.